#CaiuNaRede: É falso que insetos no morango transmitem hepatite

Data:

Informação circula em vídeo que orienta a lavar frutas com vinagre; aprenda a higienizá-las

Thaís Cavalcante (Maré de Notícias, especial para a Lupa)

Circula nas redes sociais um vídeo que mostra bichinhos em morangos e afirma que eles transmitem as hepatites A e E. Outro trecho do vídeo orienta higienizar a fruta com vinagre e bactericida hidrosteril. O conteúdo foi verificado no Caiu na rede: é fake?. Confira:

“O morango, por exemplo, tem-se destacado como um dos transmissores dos vírus das hepatites A e E, que causam inflamação no fígado”

Trecho de texto que aparece no vídeo compartilhado em grupos de WhatsApp

FALSO

A informação é falsa. Os insetos que aparecem no vídeo não transmitem doenças aos humanos. De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), “há vídeos circulando na internet que apresentam uma larva deste circulando pela superfície da fruta. O inseto também não transmite nenhuma doença a seres humanos”.

Para a higienização de frutas e verduras, a Embrapa não recomenda o uso de vinagre, pois não tem efeito de matar vírus, bactérias e fungos. A orientação é preparar uma solução de água e detergente neutro e mergulhar os morangos com talos na solução. “Remexe-se nos morangos para que eles sejam limpos. Retira-se dessa solução e lava-se os morangos com água corrente potável. Depois disso faz-se a imersão dos morangos por 15 minutos em uma solução contendo 1 litro de água e uma colher de água sanitária, de procedência conhecida e confiável, com registro na Anvisa ou hidrosteril (na dosagem recomendada pelo fabricante). Passados os 15 minutos, retira-se os morangos da solução e se deve lavá-los em água corrente potável para remover o resíduo de cloro.”
Nota da redação: o projeto Caiu na rede: é fake? é uma parceria da Agência Lupa com Voz das Comunidades, Favela em Pauta e Maré de Notícias e conta com o apoio da Fundação Heinrich Böll Brasil. 


Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Por que a ADPF DAS favelas não pode acabar

A ADPF 635, em julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF), é um importante instrumento jurídico para garantir os direitos previstos na Constituição e tem como principal objetivo a redução da letalidade policial.

Redução da escala 6×1: um impacto social urgente nas Favelas

O debate sobre a escala 6x1 ganhou força nas redes sociais nas últimas semanas, impulsionado pela apresentação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) pela deputada Erika Hilton (PSOL-SP), que propõe a eliminação desse regime de trabalho.