#CaiuNaRede: É verdade que ninguém pode ser obrigado a fazer intervenção cirúrgica

Data:

Afirmação em post no Instagram está no artigo 15 do Código Civil Brasileiro

Thaís Cavalcante (Maré de Notícias, especial para a Lupa)

Circula nas redes sociais uma imagem com um texto supostamente tirado do artigo 15 do Código Civil Brasileiro. O trecho afirma que “ninguém pode ser constrangido a submeter-se, com risco de vida, a tratamento médico ou a intervenção cirúrgica”. A publicação teria sido feito pela deputada federal Bia Kicis. O conteúdo foi verificado no Caiu na rede: é fake?. Confira:

“Ninguém pode ser constrangido a submeter-se, com risco de vida, a tratamento médico ou a intervenção cirúrgica

Trecho de post no Instagram que, até as 12h do dia 3 de dezembro de 2020, tinha mais de 33 mil curtidas

VERDADEIRO

A informação é verdadeira. A publicação, feita pela deputada federal Bia Kicis em seu perfil no Instagram em outubro, traz um trecho do Capítulo II do Código Civil Brasileiro. No artigo 15 diz: “ninguém pode ser constrangido a submeter-se, com risco de vida, a tratamento médico ou a intervenção cirúrgica”.

Nota da redação: o projeto Caiu na rede: é fake? é uma parceria da Agência Lupa com Voz das Comunidades, Favela em Pauta e Maré de Notícias e conta com o apoio da Fundação Heinrich Böll Brasil.  

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Maré recebe 1º Festival do Orgulho LGBTQIAPN+ das favelas

No mês nacional da Visibilidade de Transexuais e Travestis, a 15ª Parada LGBTI+ acontecerá entre os dias 24 a 26 de janeiro, na Maré. A edição deste ano traz uma novidade: a parada se transformou em um grande festival!

Janeiro Branco: saúde mental como resolução de Ano Novo

Há dois anos, através da Lei nº 14.556 de 25/04/2023, o Janeiro Branco foi oficializado como uma data importante no calendário nacional da saúde. O tema da campanha de 2025 é: O que fazer pela saúde mental agora e sempre?