Dezembro inicia com intervenção da Polícia Federal na Maré

Dezembro inicia com intervenção da Polícia Federal na Maré

Por Redes da Maré, em 01/12/2021 às 16h10

Na manhã desta quarta-feira, 1º de dezembro, as regiões da Vila dos Pinheiros, Conjunto Pinheiros, Conjunto Bento Ribeiro Dantas e Vila do João, localizadas no Conjunto de Favelas da Maré, amanheceram com intenso tiroteio. Moradores relataram que por volta das cinco horas já havia policiais a pé e em carros blindados circulando pelo território. Na região conhecida como “Fogo Cruzado” os agentes entraram em diversas casas sem apresentação de mandado judicial.

A Secretaria de Polícia Militar informou à Redes da Maré que a operação policial foi uma ação coordenada entre a Polícia Militar e a Polícia Federal (Superintendências Regionais da Polícia Federal no Rio e no Acre), com o objetivo de desarticular uma rede de distribuição de drogas que se ramifica pelas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste do país. O Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) e policiais federais da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) fizeram buscas em Bento Ribeiro Dantas e Conjunto Pinheiros, onde três pessoas foram presas (dois homens e uma mulher, ambos com mandado de prisão). Segundo relato de moradores dessas regiões, a mulher foi conduzida à delegacia dentro do carro blindado (“caveirão”) com seus dois filhos, uma criança de 6 anos e uma de 9 anos de idade.

A Linha Amarela chegou a ficar interditada nos dois sentidos por alguns minutos durante a manhã, dificultando o trânsito na via. Os equipamentos públicos da Maré também foram impactados pela ação. Segundo a Secretaria de Educação, por razões de segurança, 37 unidades escolares na região da Maré não funcionaram e a Secretaria Municipal de Saúde informou que o Centro Municipal de Saúde (CMS) Vila do João e as Clínicas da Família (CFs) Adib Jatene e Augusto Boal acionaram o protocolo de acesso mais seguro e, para segurança de usuários e profissionais, não abriram no horário regular. Ao longo da manhã, com a situação mais tranquila no território, as unidades iniciaram o funcionamento.

A operação policial encerrou por volta das 8:30 da manhã e as ocorrências foram encaminhadas para registro na DRE.

Se você encontrou um erro de ortografia, notifique-nos por favor, selecionando o texto e pressionar Ctrl + Enter.

Edu Carvalho

Artigos relacionados

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Obrigado!

Nossos editores são notificados.