Inscrições serão recebidas de 28 de junho a 9 de julho, na Página do Participante na Internet
Por Daniele Moura em 20/05/2021 às 13h50
O prazo para pedir isenção da taxa da prova no Enem 2021 termina no dia 28 de maio. Qualquer pessoa que já concluiu o Ensino Médio ou está concluindo a etapa pode fazer o Enem para acesso à universidade. A taxa é de R$ 85,00 e alunos de escolas públicas ou de baixa renda podem pedir a isenção na internet, no link: https://enem.inep.gov.br/participante/#!/. O procedimento é o mesmo no computador e em celulares Android e iPhone (iOS). Vale lembrar que solicitar a isenção não garante a inscrição no exame.
Quem poderá pedir a isenção?
- matriculados no último ano do ensino médio na rede pública em 2021;_
- alunos que cursaram o ensino médio inteiro em escolas públicas;
- bolsistas integrais de escolas particulares que tenham renda mensal familiar por pessoa menor que R$1.650,00;
- pessoas inscritas no CadÚnico.
O resultado da isenção será divulgado em 9 de junho, e caso o pedido seja negado, o candidato poderá recorrer entre 14 e 16 de junho. A resposta ao recurso será enviada em 25 de junho. Quem obteve a isenção no Enem 2020 e não compareceu à prova deve justificar a ausência também pela internet. https://enem.inep.gov.br/participante/#!/
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 serão realizadas de 28 de junho a 9 de julho na página do INEP.
Enem
Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi instituído em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. O exame aperfeiçoou sua metodologia e, em 2009, passou a ser utilizado como mecanismo de acesso à educação superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (ProUni) e de convênios com instituições portuguesas. Os participantes do Enem também podem pleitear financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados do Enem continuam possibilitando o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais.
Qualquer pessoa que já concluiu o ensino médio ou está concluindo a etapa pode fazer o Enem para acesso à educação superior. Os participantes que ainda não concluíram o ensino médio podem participar do Enem como “treineiros” e seus resultados no exame servem somente para autoavaliação de conhecimentos.
A aplicação do Enem ocorre em dois domingos. As datas ainda não foram divulgadas.
Os participantes fazem provas de quatro áreas de conhecimento:
a) linguagens, códigos e suas tecnologias;
b) ciências humanas e suas tecnologias;
c) ciências da natureza e suas tecnologias;
d) matemática e suas tecnologias, que somam 180 questões, ao todo.
Os participantes também são avaliados por meio de uma redação, que exige o desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema.