ENEM 2023: Provas acontecem neste domingo (5/11), tem aplicação de prova na Maré?

Data:

Locais de prova distantes de casa e últimos preparativos para a prova que abre portas para a universidade

O ENEM 2023 está chegando, as provas acontecem no próximo dia 5 e 12 de novembro. Na última semana os locais de realização do exame foram divulgados e para alguns alunos, o que deveria ser um facilitador no ingresso na universidade, se tornou um desafio.

Os estudantes da Maré que se inscreveram no ENEM terão que fazer a prova longe de onde moram. O único local de prova na Maré é a Escola Municipal Bahia, localizada na Av. Brasil, ao lado da passarela 7, apesar das 46 escolas da rede municipal de ensino, espaços potenciais para aplicação do exame nacional.

Para as recepcionistas Letícia Alexandre de 34 anos, e Melissa Cecília de 21, moradoras da Vila do Pinheiro, os locais de prova desanimam. “eu vou ter que saber como é que eu vou voltar, o principal é voltar, porque a gente mora em comunidade e o Uber não entra em comunidade, a gente não sabe que horas vai ter na volta. Não tem dinheiro pra pegar Uber e se acontecer alguma coisa no caminho que é longe e a gente acaba de noite, faz o quê?” desabafa Melissa que vai fazer o Enem em Cordovil.

Sonho custoso

Letícia vai fazer a prova no Méier e reclama “o local de prova desse ano é horrível, é super contramão, eu não sei onde fica, então isso vai atrapalhar um pouco, eu vou ter que sair de casa mais cedo, ou pegar um Uber para ir, um Uber para voltar, que vai me gerar custo, gastar dinheiro com isso.” ela conta que já fez a prova na Unisuam, faculdade em Bonsucesso, e mostra sua insatisfação. “Eu achei que seria num local mais próximo, de fácil acesso, já que tem locais disponíveis. Eu já fiz prova na UNISUAM, uma vez, e eu não gostei mesmo do local de prova desse ano. Não achei que é um lugar viável, mas eu vou fazer o que?”

A secretaria Municipal de Educação disse que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) foi responsável pela distribuição dos candidatos nos locais de prova. O INEP informou que o critério para escolha do local de realização do exame é ser na cidade em que o candidato reside e em um raio de 30 km. Nesta semana, o instituto também divulgou novas datas para alunos que fariam a prova em locais superiores a distância informada e queiram realizar o exame. A reaplicação da prova será nos dias 12 e 13 de dezembro.

Às vésperas do exame, o que fazer?

Tem pessoas que se prepararam o ano todo para a realização da prova que abre portas para ingressar no ensino superior. Agora a dica é relaxar. É o que afirma o professor de português e literatura Vitor Felix. “Acredito que é necessário começar a se preparar no dia anterior. Comer bem, dormir cedo, começar a usar menos o celular, já que nosso cérebro está acostumado a ficar muitas horas olhando a tela, e no ENEM é o contrário disso, muitas horas sem contato com a tela.” explica.

Outra dica do professor é usar o tempo ao seu favor “não ficar preso só em uma parte da prova, e fazer a redação com muita atenção. Ler o rascunho, corrigir os erros e aí sim passar o texto para a folha que vai ser entregue junto com o cartão resposta.”

Neste primeiro dia de ENEM será aplicada a redação e a prova tem duração de cinco horas e meia. Os portões abrem ao 12h e fecham pontualmente às 13h. Atenção ao local e horário para evitar atrasos! No dia da prova tente acordar cedo, se alimentar e organizar o material para levar: caneta preta transparente, documento oficial com foto, o cartão de confirmação e um lanche.

O professor Vitor completa: “Desejo uma boa prova a todos que sairão da Maré no domingo com o objetivo de fazer uma boa prova. Essa etapa é só mais um desafio em busca de um sonho maior, então acreditem no seu potencial! Boa prova!”

A equipe do Maré de Notícias também deseja uma boa prova a todas as pessoas que farão o ENEM.

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related