Escola Municipal IV Centenário, na Maré, ganha 1º lugar no Circuito Cine Curta

Data:

Levando a magia do cinema para milhares de alunos de escolas públicas, projeto chega a sua décima edição

Por Edu Carvalho em 24/11/2020 às 16h30
Editado por Daniele Moura

Tudo começou com a sugestão para que professoras dos 4°, 5° e 6° anos do Ensino Fundamental da Escola Municipal IV Centenário, na Maré, conhecessem o projeto ‘’Circuito Cine Curta’’, desenvolvido pela atriz e produtora cultural Juliana Teixeira, que assina a curadoria dos filmes juntamente com Alessandra Matos e pensassem no que poderiam sugerir para concorrer ao festival. Dali em diante, um manancial de possibilidades se abriu junto aos alunos, mandando suas colaborações feitas com o celular, diretamente de suas casas, com ajuda de familiares. Estava pronto. O que não esperavam, é que a ideia conquistaria o 1º lugar no concurso. 

‘’Durante todo o ano procuramos incentivar as crianças a fazerem vídeos e a mandarem áudios para desenvolver a linguagem oral. Mesmo com todas as adversidades, conseguimos criar momentos propícios a essas novas descobertas’’, diz Alessandra Aguiar, diretora da escola, que contou com a ajuda das professoras Daniella Salgado, Dione Brito, Elma Simões e Verônica dos Santos.

Com a pandemia, toda troca se deu por meio de plataformas digitais de ensino, o que de início complicou a vida de todo um mundo. Mas quem disse que não é possível vencer os desafios? ‘’Em alguns momentos, dificuldades são encontradas, mas resolvemos com material impresso e com atendimentos por telefone. O importante é estarmos juntos neste período tão difícil e diferente’, conta a diretora.  

O projeto “Circuito Cine Curta” completou dez anos em 2020, e esta foi a primeira vez onde sua realização aconteceu toda online. E justamente por ser remoto, o alcance está muito maior. Ao todo, foram contemplados 35 bairros, tendo 98 escolas participantes. 

Professores ao receberem as camisetas do concurso, no qual a escola foi vencedora
Foto: Divulgação

Com o objetivo de levar a magia do cinema para milhares de alunos de escolas públicas de 6 a 14 anos, temas como diversidade, inclusão, meio ambiente, saúde, qualidade de vida e respeito ganharam protagonismo. 
O tema explorado pela escola e que levou o 1º lugar é a história do filme Dela, de Bernard Attal. Para conferir o curta premiado, você pode clicar aqui.

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Mostra de Danças reúne produção de diferentes partes da cidade no Centro de Artes da Maré

A Mostra de Danças vai reunir durante três dias, de 25 a 27 de outubro, trechos de oito criações contemporâneas, algumas delas com grande sucesso de crítica e de público. “Noite das Estrelas”, trabalho do coletivo Entidade Maré de 2023, que foi indicado ao Prêmio Shell de Teatro deste ano.

Aldeia Maracanã sofre com a ameaça de remoção há mais de uma década

Sendo a única Aldeia Indígena do Rio de Janeiro que abriga mais de 15 etnias, o espaço está sob ordem de despejo. Nesta terça-feira (22), a FUNAI e a Comissão de Conflitos Fundiários do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), uma estrutura criada para tratar de questões relacionadas a disputas por terras, entraram no processo em apoio ao território. 

‘A neutralidade só serve a um grupo que é o grupo que se diz neutro’, afirma jornalista durante esquenta WOW

A segunda parte da programação do Esquenta WOW que acontece neste sábado (19), na Casa Voz, no Complexo do Aleão teve como destaque a mesa 'Por uma comunicação feminista e antirracista'