Fios de empoderamento: a empreendedora por trás da Bell Máx

Data:

Da ancestralidade à expressão pessoal, o caminho de uma visionária

“É necessário sempre acreditar que o sonho é possível, que o céu é o limite e você, truta, é imbatível” canta Racionais na música “A vida é um desafio” de 2002. Não desistir dos seus sonhos talvez seja o ingrediente principal para fazer os cremes e perfumes para cabelos crespos da Bell Máx: uma criação da petropolitana Rayane Carvalho, de 33 anos, moradora da Nova Holanda aqui na Maré. Fã de Racionais, a empreendedora busca, com seus produtos aumentar a autoestima, reforçar a beleza das crianças e o empoderamento de mulheres negras.

“Trabalhar a autoestima das crianças prepara elas para o mundo” afirma Rayane. Ela aprendeu a fazer seu produto com sua avó, e com o tempo entendeu os cuidados com o cabelo com as ligações com as raízes africanas e usando conhecimentos de ciência ancestral negra depois de vários testes feitos em casa, encontrou a fórmula certa para seus cremes. “Minha vó tinha misturas dela que faziam o cabelo ficar mais hidratado. Quando eu era criança eu sofria muito bullying por causa do meu cabelo, os meninos colocavam chiclete, faziam deboche e eu ficava triste pensando ‘por que meu cabelo é assim?’ “ relembra.

Apenas há alguns anos a empreendedora passou a reconhecer sua própria beleza. Seu empoderamento é fruto dos aprendizados em rodas de samba e grupos de estudo promovidos pela comunidade preta de estudos africanos, Kubata. Rayane também faz parte da roda “Samba de kubata”. “Imagina se a gente cria essas crianças assim, como elas vão ser quando crescer? É muito mais difícil alguém desanimar a gente quando sabemos do nosso valor”. No início, Rayane cuidava apenas do cabelo de parentes, depois passou a expandir seus atendimentos. 

Apesar do produto ser focado em cabelos cacheados e crespos, Rayane conta que ele pode ser usado em todos os tipos de cabelos. (Foto: Gabi Lino / Maré de Notícias)

Hoje, toda a renda da empresária é fruto dos cremes e perfumes de cabelo e os atendimentos. O valor mínimo do tratamento com os cremes da Bell Max é R$50, o perfume para os cabelos custa R$25. Rayane atende as clientes na laje do prédio onde mora, faz atendimentos também a domicílio e envia os produtos para todo o Brasil. 

Futuramente ela sonha em ter seu próprio salão e poder ensinar outras profissionais de beleza e com isso multiplicar os atendimentos gratuitos e o empoderamento das crianças negras. Além disso, quer poder ajudar sua família que mora em Petrópolis, mas com brilho no olhar conta do orgulho que sua mãe sente, aliás, uma curiosidade: O nome da marca é uma homenagem a sua mãe que se chama Izabel. 

Sobre a fórmula secreta, ela conta que está sendo ajudada para registrar sua marca. Levou seu trabalho para a Expo Favela, uma feira de empreendedorismo favelado que acontece em várias cidades no Brasil, através desta oportunidade fez parcerias e foi mostrar seu trabalho em outros lugares. Na Expo Favela, Rayane conheceu o rapper Edi Rock do Racionais, e mostrou sua marca: “ele falou para mim ‘não desiste não, parabéns negrona!’ realizei meu sonho! Agora só falta o Mano Brown “, finaliza. 

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

EDI na Maré se destaca por acolhimento na primeira infância

O Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) Profª Kelita Faria de Paula, localizado no Conjunto Bento Ribeiro Dantas se tornou uma referência ao falarmos de “lugar de escuta”

Clube de Futebol faz ‘vakinha’ para disputar torneio em São Paulo

No ano passado, com ajuda dos pais dos atletas, o clube disputou a Taça São Paulo na categoria sub 15, este ano o pensamento do clube é participar também na categorias sub 17