‘Corpo, Saúde e Cuidado’ na Maré: esquenta WOW aquece debate e celebra a luta feminina

Data:

Cinco edições acontecerão em 2024 ocupando diferentes espaços e cidades, propondo diversas atividades 

Amanda Célio

Ativando a contagem regressiva para o Festival Mulheres do Mundo (WOW) Rio 2025, a série de encontros “Esquenta WOW” inicia sua jornada com a temática “Corpo, Saúde e Cuiado. A primeira edição acontece neste sábado (6), ocupando diversos espaços dentro do conjunto de 16 favelas da Maré, território onde nasceu a Redes da Maré, curadora do festival.

O Festival Mulheres do Mundo (WOW), que é realizado a cada dois anos, se prepara para o evento principal com essa série de encontros, que é o Esquenta WOW! Serão cinco encontros, ocupando diferentes espaços e cidades, propondo diversas atividades nas quatro dimensões do Festival WOW Rio – Mulheres em Diálogos, Mulheres nas Artes e Cultura, Negócios Delas e Ativistas em Rede.

| Já leu essa?

Um dos destaques da programação é a exibição do filme “Levante”, que promove a importante discussão sobre a descriminalização do aborto no Brasil, seguido de uma mesa redonda com convidadas, aprofundando o debate sobre os desafios e conquistas da luta pelos direitos das mulheres. O debate após o filme é uma articulação com o projeto Onda Verde, da Casa das Mulheres da Maré. O Onda Verde vem desenvolvendo ações de mobilização territorial, serviços de acolhimento, pesquisa e incidência política para fortalecer as condições de acesso e efetividade à justiça reprodutiva e ao direito ao aborto previsto em lei.

A iniciativa dessa edição do “Esquenta WOW” se baseia na pesquisa “Saúde Sexual e Reprodutiva na Maré”, realizada pela Casa das Mulheres da Maré, equipamento da Redes da Maré inaugurado em 2016. A iniciativa visa produzir conhecimento sobre as principais demandas das mulheres na Maré, e a programação do evento se conecta a esse objetivo, promovendo diálogos e reflexões relevantes.

O Esquenta WOW “Mulheres e Direitos” é uma oportunidade imperdível para:

  • Celebrar a luta e resistência das mulheres.
  • Debater temas cruciais para a conquista da igualdade de gênero.
  • Fortalecer a rede de apoio e ativismo entre as mulheres.

“O Esquenta WOW ‘Corpo, Saúde e Cuidado’ é uma iniciativa vibrante que aquece o debate e celebra a luta feminina”, destaca a diretora da Redes da Maré, Eliana Sousa Silva: “Com uma programação diversa e abrangente, esta primeira edição de 2024 oferece uma plataforma para discutir temas essenciais para a saúde e os direitos das mulheres, com destaque para a saúde sexual e reprodutiva.”

Confira a programação completa aqui.

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

EDI na Maré se destaca por acolhimento na primeira infância

O Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) Profª Kelita Faria de Paula, localizado no Conjunto Bento Ribeiro Dantas se tornou uma referência ao falarmos de “lugar de escuta”

Clube de Futebol faz ‘vakinha’ para disputar torneio em São Paulo

No ano passado, com ajuda dos pais dos atletas, o clube disputou a Taça São Paulo na categoria sub 15, este ano o pensamento do clube é participar também na categorias sub 17