Maré de Notícias participa de lançamento de prêmio Troféu ‘Mulher Imprensa’ por meio da AJOR

Data:

A programação aconteceu na última semana em São Paulo e a votação popular vai até 13 de julho

Por Jéssica Pires e Daniele Moura, em 22/06/2022 ao 12h. Editado por Edu Carvalho.

O Troféu Mulher IMPRENSA, uma iniciativa da Revista e Portal IMPRENSA, é o único prêmio do Brasil destinado a reconhecer o trabalho jornalístico das mulheres dentro e fora das redações brasileiras. A 16ª edição prestigiou, mediante votação popular, as jornalistas que se destacaram em suas áreas de atuação no biênio 2021/2022, além de fomentar a pauta dos direitos humanos e da diversidade por meio do tema “Pertencimento e inovação”.

O Maré de Notícias participou do lançamento da premiação por meio da Ajor – Associação de Jornalismo Digital. A organização, na qual o Maré de Notícias faz parte do Conselho Executivo, nasceu no Dia Internacional da Liberdade de Imprensa, em 2021, com 30 instituições associadas com o objetivo de fortalecer o jornalismo digital e promover o jornalismo de qualidade e de interesse público, a liberdade de expressão e de imprensa e a valorização da atividade jornalística digital.  Atualmente são mais de 80 organizações que fazem parte da Ajor.

O evento contou com três rodas de conversa, tendo participação efetiva sobre ”trabalho colaborativo na diversidade”, onde foi representado pela jornalista Dani Moura (Ajor/ Redes da Maré), Profa. Cicelia Pincer Batista (ESPM), Marcelle Chagas (Presidente da Rede de Jornalista Pretos – JP)  e Gabriela Augusto (ABERJE/ Transcendemos Consultoria).

O reconhecimento é um bom exemplo do resultado de um trabalho feito em rede, de acordo com Dani. “Foi importante debater sobre representatividade em espaços bem distantes da realidade periférica. A ESPM recebeu pela primeira vez jornalistas periféricos para a reflexão do jornalismo local, hiperlocal e periférico por meio da Ajor.” 

Moura também destacou a capilaridade que esse assunto vem ganhando em curto espaço de tempo. “Não é mais possível um jornalismo que não seja diverso e plural nos dias de hoje.” A premiação acontece por meio de indicação popular até o dia 13 de julho e mais informações podem ser conferidas aqui: https://portalimprensa.com.br/trofeumulherimprensa/16edicao/premio.asp

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Por um Natal solidário na Maré

Instituições realizam as tradicionais campanhas de Natal. Uma das mais conhecidas no território é a da Associação Especiais da Maré, organização que atende 500 famílias cadastradas, contendo pessoas com deficiência (PcD)

A comunicação comunitária como ferramenta de desenvolvimento e mobilização

Das impressões de mimeógrafo aos grupos de WhatsApp a comunicação comunitária funciona como um importante registro das memórias coletivas das favelas

Baía de Guanabara sobrevive pela defesa de ativistas e ambientalistas

Quarenta anos após sua fundação, o Movimento Baía Viva ainda luta contra a privatização da água, na promoção da educação ambiental, no apoio às populações tradicionais, como pescadores e quilombolas.

Idosos procuram se exercitar em busca de saúde e qualidade de vida

A cidade do Rio de Janeiro tem à disposição alguns projetos com intuito de promover exercícios, como o Vida Ativa, Rio Em Forma, Esporte ao Ar Livre, Academia da Terceira Idade (ATI) e Programa Academia Carioca