Morre Tadeu Ribeiro, liderança comunitária do Parque União

Data:

Por Hélio Euclides, em 17/06/2022 às 18h. Editado por Edu Carvalho

Tadeu Ribeiro da Silva Neto nasceu em Fortaleza, no dia 02 de junho de 1953. Veio para o Rio de Janeiro, em 1966, aos 13 anos. Ao chegar no Rio de Janeiro, fixou residência no Parque União, lugar que amou. Lutou e defendeu a Maré, algo que aprendeu com sua mãe, Dona Mironeide Rezende Beleza, que em 1980 enviou uma carta ao presidente da época, João Batista Figueiredo, e conseguiu frear a remoção do Parque União.

Durante toda a vida levantou a bandeira da esquerda política, por meio de filiação ao Partido Democrático Trabalhista (PDT), sendo um dos aliados na Maré do ex-governador Leonel de Moura Brizola. Participou de algumas eleições, sendo a última em 2018, postulando uma vaga como vereador. Tadeu também teve momentos de descontração, como um dos organizadores da Olimpíada do Trabalhador da Maré, em 1993. Algo que o deixava feliz era falar da escola de samba Gato de Bonsucesso, onde foi responsável pela ala das crianças. No desfile deste ano, Tadeu não compareceu devido complicações de saúde. 

O morador e lider comunitário foi algumas vezes fonte e entrevistado do Maré de Notícias. Ele deixa uma filha e duas netas. Seu velório será amanhã (18/06), ao 12h, na capela 1 do Cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap. 

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Por um Natal solidário na Maré

Instituições realizam as tradicionais campanhas de Natal. Uma das mais conhecidas no território é a da Associação Especiais da Maré, organização que atende 500 famílias cadastradas, contendo pessoas com deficiência (PcD)

A comunicação comunitária como ferramenta de desenvolvimento e mobilização

Das impressões de mimeógrafo aos grupos de WhatsApp a comunicação comunitária funciona como um importante registro das memórias coletivas das favelas

Baía de Guanabara sobrevive pela defesa de ativistas e ambientalistas

Quarenta anos após sua fundação, o Movimento Baía Viva ainda luta contra a privatização da água, na promoção da educação ambiental, no apoio às populações tradicionais, como pescadores e quilombolas.

Idosos procuram se exercitar em busca de saúde e qualidade de vida

A cidade do Rio de Janeiro tem à disposição alguns projetos com intuito de promover exercícios, como o Vida Ativa, Rio Em Forma, Esporte ao Ar Livre, Academia da Terceira Idade (ATI) e Programa Academia Carioca