Morre Tadeu Ribeiro, liderança comunitária do Parque União

Data:

Por Hélio Euclides, em 17/06/2022 às 18h. Editado por Edu Carvalho

Tadeu Ribeiro da Silva Neto nasceu em Fortaleza, no dia 02 de junho de 1953. Veio para o Rio de Janeiro, em 1966, aos 13 anos. Ao chegar no Rio de Janeiro, fixou residência no Parque União, lugar que amou. Lutou e defendeu a Maré, algo que aprendeu com sua mãe, Dona Mironeide Rezende Beleza, que em 1980 enviou uma carta ao presidente da época, João Batista Figueiredo, e conseguiu frear a remoção do Parque União.

Durante toda a vida levantou a bandeira da esquerda política, por meio de filiação ao Partido Democrático Trabalhista (PDT), sendo um dos aliados na Maré do ex-governador Leonel de Moura Brizola. Participou de algumas eleições, sendo a última em 2018, postulando uma vaga como vereador. Tadeu também teve momentos de descontração, como um dos organizadores da Olimpíada do Trabalhador da Maré, em 1993. Algo que o deixava feliz era falar da escola de samba Gato de Bonsucesso, onde foi responsável pela ala das crianças. No desfile deste ano, Tadeu não compareceu devido complicações de saúde. 

O morador e lider comunitário foi algumas vezes fonte e entrevistado do Maré de Notícias. Ele deixa uma filha e duas netas. Seu velório será amanhã (18/06), ao 12h, na capela 1 do Cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap. 

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Série “Amar É Para Os Fortes” será exibida gratuitamente na Maré

Série sobre violência das operações policiais em favelas será exibida na Maré nesta quarta (05)

Das pistas de atletismo da Maré para solo estadunidense

A trajetória do atleta mareense de 22 anos que, por meio da corrida, pôde voar.

Rene Silva e Flavia Oliveira são homenageados pela deputada Renata Souza

Renata Souza entrega Medalha Tiradentes a Rene Silva e...

Saiba quem são os ganhadores do Comida de Favela

Além dos ganhadores do Comida de Favela três comerciantes ganharam uma menção honrosa pelo trabalho que realizam em seus estabelecimentos