Morre Tadeu Ribeiro, liderança comunitária do Parque União

Data:

Por Hélio Euclides, em 17/06/2022 às 18h. Editado por Edu Carvalho

Tadeu Ribeiro da Silva Neto nasceu em Fortaleza, no dia 02 de junho de 1953. Veio para o Rio de Janeiro, em 1966, aos 13 anos. Ao chegar no Rio de Janeiro, fixou residência no Parque União, lugar que amou. Lutou e defendeu a Maré, algo que aprendeu com sua mãe, Dona Mironeide Rezende Beleza, que em 1980 enviou uma carta ao presidente da época, João Batista Figueiredo, e conseguiu frear a remoção do Parque União.

Durante toda a vida levantou a bandeira da esquerda política, por meio de filiação ao Partido Democrático Trabalhista (PDT), sendo um dos aliados na Maré do ex-governador Leonel de Moura Brizola. Participou de algumas eleições, sendo a última em 2018, postulando uma vaga como vereador. Tadeu também teve momentos de descontração, como um dos organizadores da Olimpíada do Trabalhador da Maré, em 1993. Algo que o deixava feliz era falar da escola de samba Gato de Bonsucesso, onde foi responsável pela ala das crianças. No desfile deste ano, Tadeu não compareceu devido complicações de saúde. 

O morador e lider comunitário foi algumas vezes fonte e entrevistado do Maré de Notícias. Ele deixa uma filha e duas netas. Seu velório será amanhã (18/06), ao 12h, na capela 1 do Cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap. 

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Mostra de Danças reúne produção de diferentes partes da cidade no Centro de Artes da Maré

A Mostra de Danças vai reunir durante três dias, de 25 a 27 de outubro, trechos de oito criações contemporâneas, algumas delas com grande sucesso de crítica e de público. “Noite das Estrelas”, trabalho do coletivo Entidade Maré de 2023, que foi indicado ao Prêmio Shell de Teatro deste ano.

Aldeia Maracanã sofre com a ameaça de remoção há mais de uma década

Sendo a única Aldeia Indígena do Rio de Janeiro que abriga mais de 15 etnias, o espaço está sob ordem de despejo. Nesta terça-feira (22), a FUNAI e a Comissão de Conflitos Fundiários do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), uma estrutura criada para tratar de questões relacionadas a disputas por terras, entraram no processo em apoio ao território. 

‘A neutralidade só serve a um grupo que é o grupo que se diz neutro’, afirma jornalista durante esquenta WOW

A segunda parte da programação do Esquenta WOW que acontece neste sábado (19), na Casa Voz, no Complexo do Aleão teve como destaque a mesa 'Por uma comunicação feminista e antirracista'