Mutação do coronavírus é encontrada no Rio de Janeiro

Data:

Nova cepa derivou de uma linhagem já circulante no Brasil; o estudo não analisou sua capacidade de transmissão ou agressividade

Por Edu Carvalho, em 23/12/2020, às 15h

Editado por Andressa Cabral Botelho

Cientistas brasileiros descobriram uma nova linhagem do vírus da covid-19, derivada do coronavírus, no Estado do Rio de Janeiro. As amostras foram sequenciadas pelo Laboratório de Bioinformática do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), em Petrópolis, sob coordenação de Ana Tereza Vasconcelos.

O estudo contemplou 180 genomas do Sars-CoV-2 presentes no Rio. Do total, 38 tinham mutações que indicam se tratar de uma nova linhagem, explica Vasconcelos, e 60% dos genomas são do município do Rio de Janeiro. As informações são do Jornal O Globo. 

Os pesquisadores ainda investigam se a nova linhagem é mais transmissível. Se a forma identificada no Rio realmente se propagar com mais facilidade, poderia explicar parte do aumento de casos registrado no Estado desde novembro. Assim como a linhagem recém-descoberta no Reino Unido, 94% das amostras pertencentes a esta variante do Rio têm uma mutação chamada E484K, no gene da chamada proteína S.

Vacina de Oxford começa a ser entregue em fevereiro ao Ministério, diz presidente da Fiocruz

A partir do dia 08 de fevereiro, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) começará a entregar a vacina contra a covid-19 ao Ministério da Saúde, afirmou a presidente do instituto, Nísia Trindade. O anúncio foi feito durante uma audiência sobre o combate ao novo coronavírus realizada pela Comissão Externa da Câmara dos Deputados ontem, dia 22. 

A vacina de Oxford é desenvolvida pela farmacêutica AstraZeneca e pela Universidade de Oxford. No contrato firmado pelo governo federal, o Brasil receberá o chamado “ingrediente farmacêutico ativo” (IFA) para processamento e envase das doses na fábrica de vacinas Bio-Manguinhos, da Fiocruz.

De acordo com Nísia Trindade, serão entregues 1 milhão de doses de 08 a 12 de fevereiro ao Programa Nacional de Imunização (PNI) e mais 1 milhão na semana seguinte.

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Por um Natal solidário na Maré

Instituições realizam as tradicionais campanhas de Natal. Uma das mais conhecidas no território é a da Associação Especiais da Maré, organização que atende 500 famílias cadastradas, contendo pessoas com deficiência (PcD)

A comunicação comunitária como ferramenta de desenvolvimento e mobilização

Das impressões de mimeógrafo aos grupos de WhatsApp a comunicação comunitária funciona como um importante registro das memórias coletivas das favelas

Baía de Guanabara sobrevive pela defesa de ativistas e ambientalistas

Quarenta anos após sua fundação, o Movimento Baía Viva ainda luta contra a privatização da água, na promoção da educação ambiental, no apoio às populações tradicionais, como pescadores e quilombolas.

Idosos procuram se exercitar em busca de saúde e qualidade de vida

A cidade do Rio de Janeiro tem à disposição alguns projetos com intuito de promover exercícios, como o Vida Ativa, Rio Em Forma, Esporte ao Ar Livre, Academia da Terceira Idade (ATI) e Programa Academia Carioca