Olabi lança cartilha com boas práticas  para incentivar diversidade em empresas

Foto: Safira Moreira/Olabi

Olabi lança cartilha com boas práticas para incentivar diversidade em empresas

Material traz dicas e orientações sobre como criar políticas de acolhimento e retenção de pessoas nas equipes, além de experiências e desafios de empresas que já trilham este caminho

Por Edu Carvalho, em 10/11/2021 às 07h.

Cada vez mais presente nas discussões que permeiam o mundo empresarial, o debate sobre diversidade nunca esteve tão “em alta”. Com uma riqueza de pessoas de diferentes características (sejam elas de gênero, raça e classe social), gerentes do setor de recursos humanos (RH) tiveram de se atentar ao compromisso de inclusão e busca por novos olhares e contribuições nos mais variados eixos de trabalho. Mudanças que acontecem diariamente em processo de formiguinha e que serão percebidas, com mais força, a médio e longo prazo.

Mas para aqueles lugares onde ainda há dificuldade de se pautar a questão – tão importante em um país como o Brasil – é preciso uma série de dicas e orientações que sintetizem todas as noções necessárias na hora de realizar um processo seletivo e, por sua vez, a contratação. Pensando nisso, o Olabi lança hoje uma série de materiais digitais que orientam e auxiliam CEOs, gestores, administradores e gerentes a adotarem, em suas empresas, políticas pautadas pelo diverso.

O material ficará disponível gratuitamente contendo podcasts, um vídeo manifesto (com versão em inglês) e o ebook Experiências de Diversidade & Inclusão. Os conteúdos serão hospedados no site do Olabi, sendo os podcasts publicados nas principais plataformas digitais.

“Estamos plantando uma semente. Queremos incentivar empresas a construir a diversidade em seus locais de trabalho, não como um discurso, mas como uma política permanente”, explica Sil Bahia, codiretora executiva do Olabi. “Ao mesmo tempo, estamos trazendo a público políticas internas e boas práticas de organizações que já estão trilhando este caminho no Brasil e no mundo”.

O Olabi conta com uma vasta experiência em consultorias e ações para criar ambientes mais diversos e inclusivos em empresas – sobretudo de tecnologia. Desta forma, buscou ouvir vivências de empresas do setor que atuam no Brasil e em outros países do mundo: Accenture, Google, Microsoft, Schneider Electric e ThoughtWorks (TW). Também foram ouvidas lideranças de consultorias que se dedicam a desenvolver iniciativas que ajudam empresas a construir equipes mais diversas e ambientes de trabalho mais preparados para recebê-las. São elas: Carambola, Indique Uma Preta e Instituto Identidades do Brasil (ID_BR).

“Longe de ser um guia conclusivo ou um manual, o material que cuidadosamente produzimos e disponibilizamos gratuitamente é um ponto de partida. Queremos abrir mais uma frente de discussão e ampliar o repertório dos profissionais que lidam com o tema, para pensarmos juntos em como avançar nesta questão que merece urgente atenção”, resume Gabriela Agustini, codiretora executiva do Olabi.

Sobre o Olabi

O Olabi é uma organização social que desde 2014 trabalha por ampliar a diversidade nas áreas de tecnologia e inovação. Desde 2017, a ONG mantém a Pretalab, uma iniciativa referência em inclusão e diversidade no País, focada no protagonismo das mulheres negras na construção do futuro. O Olabi assessora organizações em políticas e ações de diversidade e inclusão, tendo já realizado trabalhos para o Google Brasil, Aerolito, OLX, Instituto Update, entre outras.

Se você encontrou um erro de ortografia, notifique-nos por favor, selecionando o texto e pressionar Ctrl + Enter.

Edu Carvalho

Artigos relacionados

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Obrigado!

Nossos editores são notificados.