Pesquisa Vacina Maré promove campanha de vacinação para crianças e adolescentes

Data:

Visita à domicílios na Maré para mobilização de vacinação começa na próxima segunda-feira

Vamos colocar a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes da Maré em dia? Você sabia que doenças já erradicadas no Brasil, como a poliomielite e a rubéola, podem voltar a contaminar nossas crianças por causa da falta de vacinação infantil? Campanha de vacinação de crianças e adolescentes da Pesquisa Vacina Maré começa na próxima semana.

O sarampo já havia sumido do nosso mapa, mas voltou a contaminar em 2018. Outras doenças, em casos mais graves, podem ser fatais ou deixar sequelas para toda a vida – como é o caso da paralisia infantil.  

De acordo com o Ministério da Saúde, em 2021 a vacinação infantil chegou ao seu pior nível em três décadas e as taxas de cobertura voltaram aos patamares de 1987. Das 9 vacinas analisadas pelo DataSUS, a que sofreu maior queda é a BCG, com queda de 38,8% entre 2015 e 2021.

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) prevê a obrigatoriedade da vacinação infantil e a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda cobertura vacinal de pelo menos 95% da população infantil. De acordo com o Ministério da Saúde, a média de cobertura vacinal no Brasil caiu de 97%, em 2015, para 75% em 2020. 

Muitos pais ou responsáveis pelas crianças, por acharem que algumas doenças não existem mais, deixam de colocar a caderneta de vacinação de seus filhos em dia! Precisamos da sua ajuda para não deixar essas doenças voltarem!  

Bora vacinar?

A boa notícia é que a vacinação está disponível para todos, de forma gratuita, nas unidades de saúde. Aqui na Maré, é só levar seus filhos de 0 a 6 anos ou acima de 12 anos (no caso da vacina contra o HPV) a uma clínica da família para tomar as vacinas que faltam!

O que é a Campanha Vacina Maré – Crianças e adolescentes?

A Fiocruz e a Redes da Maré, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realiza nos próximos meses, na Maré, uma pesquisa para saber quantas crianças e adolescentes ainda precisam ser vacinados. 

A ação dá continuidade aos estudos da Pesquisa Vacina Maré, iniciada em 2021 a partir da campanha Vacina Maré de vacinação contra a Covid-19, que imunizou 96% da população adulta da Maré com a primeira dose da vacina. 

Esta etapa  tem o objetivo de apoiar a cobertura vacinal para imunizar e proteger nossas crianças contra doenças para as quais existem vacinas seguras e gratuitas. 

Passo a passo para participar da campanha de vacinação

– Receba os pesquisadores de campo da Vacina Maré

– Responda às perguntas do questionário

– Verifique se falta alguma vacina na caderneta do seu filho

– Vá até a unidade de saúde mais próxima da sua casa

– Leve a caderneta de vacinação do seu filho(a)

– Leve o documento com foto de um responsável pela criança ou adolescente

– Vacine seu filho (a) contra as doenças indicadas

– Pronto! Você exerceu o seu direito à saúde pública e gratuita oferecida pelo SUS!  

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Por um Natal solidário na Maré

Instituições realizam as tradicionais campanhas de Natal. Uma das mais conhecidas no território é a da Associação Especiais da Maré, organização que atende 500 famílias cadastradas, contendo pessoas com deficiência (PcD)

A comunicação comunitária como ferramenta de desenvolvimento e mobilização

Das impressões de mimeógrafo aos grupos de WhatsApp a comunicação comunitária funciona como um importante registro das memórias coletivas das favelas

Baía de Guanabara sobrevive pela defesa de ativistas e ambientalistas

Quarenta anos após sua fundação, o Movimento Baía Viva ainda luta contra a privatização da água, na promoção da educação ambiental, no apoio às populações tradicionais, como pescadores e quilombolas.

Idosos procuram se exercitar em busca de saúde e qualidade de vida

A cidade do Rio de Janeiro tem à disposição alguns projetos com intuito de promover exercícios, como o Vida Ativa, Rio Em Forma, Esporte ao Ar Livre, Academia da Terceira Idade (ATI) e Programa Academia Carioca