Prefeitura lança nova versão do Painel Rio Covid-19

Prefeitura lança nova versão do Painel Rio Covid-19

Por Redação, em 01/06/2021 às 11h15

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibilizou nesta segunda-feira (31) uma nova versão do Painel Rio Covid-19. Elaborada pelos técnicos do Centro de Operações de Emergência para Enfrentamento da COVID-19 (COE COVID-19), a atualização torna a página mais prática para o público, mantendo todos os dados epidemiológicos disponíveis, trazendo maior transparência nas informações relacionadas à vacinação e incluindo dados de testes diagnósticos da doença na capital. A visualização, antes dividida em abas, passa a ser exibida em uma única página, de modo mais intuitivo.

O superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Márcio Garcia, esclarece que todos os dados já contidos no painel serão mantidos: – As mudanças ocorrem em função principalmente da nova etapa da vacinação, sem excluir absolutamente nenhuma informação que existia anteriormente. Terá nova estrutura, novas informações e a ideia principal é dar mais ênfase à vacinação, já que estamos numa corrida para vacinarmos cada vez mais e assim mudar o cenário epidemiológico dessa doença na Cidade do Rio de Janeiro. Diminuímos os cliques, passando a trabalhar com a opção de rolagem para visualizar todas as informações. Os principais dados, indicadores e acompanhamento de metas de cobertura vacinal são apresentados.

Os dados da vacinação são agora mostrados com maior destaque e detalhamento, disponibilizando a cobertura vacinal da primeira e da segunda doses (D1 e D2) por cada faixa etária, além dos totais por público-alvo e áreas programáticas da cidade. Foram adicionadas ainda novas análises: o percentual da população total vacinada com a segunda dose e os percentuais da população-alvo com D1 e D2. Os principais números e taxas sobre a situação epidemiológica da doença no município foram detalhados entre os anos de 2020 e 2021, permitindo a comparação entre os dois períodos.

Pela primeira vez, estão disponíveis informações sobre a realização de testes diagnósticos para identificação da Covid-19 em habitantes da cidade, por meio de gráficos com números de testes realizados por semana epidemiológica segundo o tipo de exame e a positividade ao longo do tempo.

Desde a implementação do painel, em março de 2020, já foram realizados mais de 4 milhões e 630 mil acessos ao site, disponível ao público em coronavirus.rio/painel. O painel concentra as principais informações sobre a covid-19 no município diariamente atualizadas e de fácil acesso à população.

Edu Carvalho

Artigos relacionados

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *