Projetos da Maré e Cidade de Deus recebem apoio da Fiocruz para enfrentamento à pandemia

Data:

‘Cozinha da Frente’ e ‘Cozinha Marginal’ foram aprovadas no edital de iniciativas para enfrentamento do coronavírus nas favelas 

Por Edu Carvalho, em 30/06/2021 às 10h48

Os projetos ‘Cozinha da Frente‘ e ‘Cozinha Marginal‘ foram aprovados no edital de apoio à iniciativas emergenciais de enfrentamento à covid-19 nas favelas do Rio de Janeiro, promovido pela Fundação Oswaldo Cruz, a Fiocruz, com recursos do Fundo Especial da Assembleia Legislativa do Rio, a ALERJ. Os dois projetos são frutos da parceria entre a Marginal, que atua na Cidade de Deus, e a Frente de Mobilização da Maré, no Conjunto de Favelas da Maré.

As cozinhas são apenas o início da conexão entre esses dois coletivos, que são de suma importância aos territórios.

A meta da Fiocruz é aprovar 140 projetos que poderão receber apoios no montante total de R$ 17 milhões que se espera investir. Inicialmente, no entanto, a Chamada Pública selecionou para financiamento imediato 41 projetos aprovados com o montante de R$ 4,5 milhões. 

Os recursos a serem investidos são provenientes da Lei Nº 8.972/20, do Fundo Especial da ALERJ à Fiocruz. Esses recursos são resultado de um esforço interinstitucional envolvendo UFRJ, UERJ, PUC-Rio, SBPC, ABRASCO, Fiocruz, sindicatos de profissionais das áreas de saúde e assistência social, bem como organizações baseadas em favelas. Juntas, essas entidades elaboraram o Plano de Ação para Enfrentamento da Covid-19 nas Favelas do Rio de Janeiro.


Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Por um Natal solidário na Maré

Instituições realizam as tradicionais campanhas de Natal. Uma das mais conhecidas no território é a da Associação Especiais da Maré, organização que atende 500 famílias cadastradas, contendo pessoas com deficiência (PcD)

A comunicação comunitária como ferramenta de desenvolvimento e mobilização

Das impressões de mimeógrafo aos grupos de WhatsApp a comunicação comunitária funciona como um importante registro das memórias coletivas das favelas

Baía de Guanabara sobrevive pela defesa de ativistas e ambientalistas

Quarenta anos após sua fundação, o Movimento Baía Viva ainda luta contra a privatização da água, na promoção da educação ambiental, no apoio às populações tradicionais, como pescadores e quilombolas.

Idosos procuram se exercitar em busca de saúde e qualidade de vida

A cidade do Rio de Janeiro tem à disposição alguns projetos com intuito de promover exercícios, como o Vida Ativa, Rio Em Forma, Esporte ao Ar Livre, Academia da Terceira Idade (ATI) e Programa Academia Carioca