Projetos da Maré e Cidade de Deus recebem apoio da Fiocruz para enfrentamento à pandemia

Data:

‘Cozinha da Frente’ e ‘Cozinha Marginal’ foram aprovadas no edital de iniciativas para enfrentamento do coronavírus nas favelas 

Por Edu Carvalho, em 30/06/2021 às 10h48

Os projetos ‘Cozinha da Frente‘ e ‘Cozinha Marginal‘ foram aprovados no edital de apoio à iniciativas emergenciais de enfrentamento à covid-19 nas favelas do Rio de Janeiro, promovido pela Fundação Oswaldo Cruz, a Fiocruz, com recursos do Fundo Especial da Assembleia Legislativa do Rio, a ALERJ. Os dois projetos são frutos da parceria entre a Marginal, que atua na Cidade de Deus, e a Frente de Mobilização da Maré, no Conjunto de Favelas da Maré.

As cozinhas são apenas o início da conexão entre esses dois coletivos, que são de suma importância aos territórios.

A meta da Fiocruz é aprovar 140 projetos que poderão receber apoios no montante total de R$ 17 milhões que se espera investir. Inicialmente, no entanto, a Chamada Pública selecionou para financiamento imediato 41 projetos aprovados com o montante de R$ 4,5 milhões. 

Os recursos a serem investidos são provenientes da Lei Nº 8.972/20, do Fundo Especial da ALERJ à Fiocruz. Esses recursos são resultado de um esforço interinstitucional envolvendo UFRJ, UERJ, PUC-Rio, SBPC, ABRASCO, Fiocruz, sindicatos de profissionais das áreas de saúde e assistência social, bem como organizações baseadas em favelas. Juntas, essas entidades elaboraram o Plano de Ação para Enfrentamento da Covid-19 nas Favelas do Rio de Janeiro.


Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Apesar de alegar ‘ação pontual’, operação da PM paralisa escolas e serviços essenciais na Maré

Nas primeiras horas da manhã da última quinta-feira (5), moradores da Nova Holanda e Parque Maré viveram momentos de tensão, medo e incertezas ao acordarem com sons de tiros na região.

Projeto Entre Lugares Maré apresenta dois espetáculos gratuitos

Fundado em 2012, o projeto Entre Lugares Maré apresenta desde então espetáculos proporcionando outra perspectiva de vida aos jovens.

Dezembro Vermelho: HIV não tem rosto

Um dia, Vitor Ramos, influenciador digital estava entre as milhares de pessoas que viviam com HIV, mas ainda não sabia disso. Por conta do diagnóstico tardio, ele sofreu sequelas, no entanto, com tratamento adequada tornou-se indetectável

A favela é um espaço de potência negra

As favelas do Rio de Janeiro - hoje espaços de resistência -, historicamente se formaram como reflexo de um processo de exclusão social e racial, que remonta ao período pós-abolição da escravidão no Brasil.