Projetos da Maré e Cidade de Deus recebem apoio da Fiocruz para enfrentamento à pandemia

Projetos da Maré e Cidade de Deus recebem apoio da Fiocruz para enfrentamento à pandemia

‘Cozinha da Frente’ e ‘Cozinha Marginal’ foram aprovadas no edital de iniciativas para enfrentamento do coronavírus nas favelas 

Por Edu Carvalho, em 30/06/2021 às 10h48

Os projetos ‘Cozinha da Frente‘ e ‘Cozinha Marginal‘ foram aprovados no edital de apoio à iniciativas emergenciais de enfrentamento à covid-19 nas favelas do Rio de Janeiro, promovido pela Fundação Oswaldo Cruz, a Fiocruz, com recursos do Fundo Especial da Assembleia Legislativa do Rio, a ALERJ. Os dois projetos são frutos da parceria entre a Marginal, que atua na Cidade de Deus, e a Frente de Mobilização da Maré, no Conjunto de Favelas da Maré.

As cozinhas são apenas o início da conexão entre esses dois coletivos, que são de suma importância aos territórios.

A meta da Fiocruz é aprovar 140 projetos que poderão receber apoios no montante total de R$ 17 milhões que se espera investir. Inicialmente, no entanto, a Chamada Pública selecionou para financiamento imediato 41 projetos aprovados com o montante de R$ 4,5 milhões. 

Os recursos a serem investidos são provenientes da Lei Nº 8.972/20, do Fundo Especial da ALERJ à Fiocruz. Esses recursos são resultado de um esforço interinstitucional envolvendo UFRJ, UERJ, PUC-Rio, SBPC, ABRASCO, Fiocruz, sindicatos de profissionais das áreas de saúde e assistência social, bem como organizações baseadas em favelas. Juntas, essas entidades elaboraram o Plano de Ação para Enfrentamento da Covid-19 nas Favelas do Rio de Janeiro.


Se você encontrou um erro de ortografia, notifique-nos por favor, selecionando o texto e pressionar Ctrl + Enter.

Edu Carvalho

Artigos relacionados

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Obrigado!

Nossos editores são notificados.