Redes da Maré é premiada por trabalho inovador em saúde mental

Data:

Prêmio Nise da Silveira é referência no âmbito da saúde através do cuidado em liberdade

A Redes da Maré recebeu no dia 17 de junho o Prêmio Nise da Silveira na categoria Movimentos Sociais. A premiação, concedida pela Câmara Municipal do Rio, reconhece a atuação da instituição no campo da saúde mental, em especial no Espaço Normal.

O Espaço Normal, equipamento da Redes da Maré, oferece um modelo de cuidado inovador, inspirado nos trabalhos da psiquiatra Nise da Silveira. O espaço prioriza metodologias de cuidado e incidência em políticas públicas e acesso à direitos para pessoas em situação de rua e usuários de álcool e outras drogas, respeitando a liberdade e a autonomia dos usuários, oferecendo um ambiente acolhedor e atividades que promovem a saúde mental.

A coordenadora do Eixo Direito à Saúde da Redes da Maré, Luna Arouca, também celebrou a premiação:

Vanda também reforça a relevância do trabalho desenvolvido na Maré: ”o espaço normal coloca a pessoa no lugar onde ela realmente deve estar, onde ela está sendo cuidada em liberdade, está sendo vista enquanto pessoa. Onde lutamos pelo direito dessas pessoas que estão em situação de rua, que estão em questão de saúde mental. Assim como Nise da Silveira fez o seu trabalho há muito tempo atrás, o espaço normal segue a linha do cuidado e liberdade, deixando as pessoas sonharem e viverem da maneira com qual elas querem”, diz.

| Já leu essas?

Jornada de seis anos do Espaço Normal pela redução de danos na Maré
Redução de Danos, um olhar humanizado
Espaço de referência sobre drogas chega à Maré!

O prêmio reforça a importância da atuação da Redes da Maré em um momento em que o debate sobre a saúde mental está cada vez mais presente na sociedade. A honraria é um reconhecimento ao trabalho de humanização de todos os indivíduos do território, baseado na liberdade e na inclusão social. Além de fomentar a Redes da Maré e seus profissionais, a permanecerem na luta por um futuro onde a saúde mental seja um direito de todos.

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Mostra de Danças reúne produção de diferentes partes da cidade no Centro de Artes da Maré

A Mostra de Danças vai reunir durante três dias, de 25 a 27 de outubro, trechos de oito criações contemporâneas, algumas delas com grande sucesso de crítica e de público. “Noite das Estrelas”, trabalho do coletivo Entidade Maré de 2023, que foi indicado ao Prêmio Shell de Teatro deste ano.

Aldeia Maracanã sofre com a ameaça de remoção há mais de uma década

Sendo a única Aldeia Indígena do Rio de Janeiro que abriga mais de 15 etnias, o espaço está sob ordem de despejo. Nesta terça-feira (22), a FUNAI e a Comissão de Conflitos Fundiários do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), uma estrutura criada para tratar de questões relacionadas a disputas por terras, entraram no processo em apoio ao território. 

‘A neutralidade só serve a um grupo que é o grupo que se diz neutro’, afirma jornalista durante esquenta WOW

A segunda parte da programação do Esquenta WOW que acontece neste sábado (19), na Casa Voz, no Complexo do Aleão teve como destaque a mesa 'Por uma comunicação feminista e antirracista'