Seminário promove debate sobre participação feminina no esporte

Data:

Evento acontece no mês de abertura dos Jogos Olímpicos no próximo dia 11, na Casa G20, Rio de Janeiro

No mês em que se iniciam os Jogos Olímpicos, o III Seminário Mulheres no Esporte traz como tema desta edição “Mulheres da Luta” e visa ampliar o espaço de discussão e compartilhamento de experiências com foco na inclusão de meninas e mulheres no esporte.

“Se pensarmos nas lutas femininas travadas historicamente por direitos, concluímos que ser mulher é uma luta constante. No meio esportivo não é diferente. Como um espelho de nossa sociedade, a prática esportiva ainda é vista como atividade marcadamente masculina, onde as mulheres que se destacam superam muito mais do que os limites de seus corpos ou de adversárias, transpondo também barreiras em busca da igualdade de gênero. Por isso, no III Seminário Mulheres no Esporte, a Luta pela Paz irá lançar a campanha “Mulheres da Luta”, promovendo o protagonismo feminino em todos os setores do esporte, em todas as modalidades e funções”, relata Gabriela Peixinho, Diretora de Operações da Luta pela Paz.

O evento será realizado no dia 11 de julho, na Casa G20, e espera um público de 150 pessoas. Gestores públicos e de organizações sociais, atletas e especialistas vão discutir questões vitais relacionadas ao papel das mulheres no espaço esportivo.

A jornalista Carol Barcellos, co-fundadora do projeto Destemidas, que é realizado em parceria com a Luta Pela Paz, será a mestre de cerimônia do evento. Ao longo do dia serão promovidas mesas temáticas, espaços de vivências e discussão sobre a ampliação do acesso ao esporte por meninas e mulheres.

Entre as participantes confirmadas estão Fabi Alvim, ex-jogadora de voleibol brasileira, bicampeã olímpica; Raissa Machado, Atleta brasileira de atletismo, e Naiara Xavier, atleta brasileira de breaking, do Time Petrobras; Taciana Pinto, Supervisora de Desenvolvimento Esportivo e Mulher no Esporte Gerente do Comitê Olímpico Brasileiro e Isania Cruvinel Sanchez, Diretora de Programas e Políticas de Incentivo ao Esporte do Ministério dos Esportes.

A iniciativa é uma ação do projeto Maré Unida, realizado pela Luta pela Paz com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, através da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo do Rio de Janeiro, via Secretaria de Esporte e Lazer. O seminário conta também com apoio da Secretaria de Mulheres do Estado do Rio de Janeiro, da Casa G20 e Embaixada Cultural.

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Academia é inaugurada para aulas de Jiu-Jitsu no Conjunto Esperança

Na manhã do último sábado (13), foi inaugurada no Conjunto Esperança a Dream Maré Jiu-jitsu, com o professor Raphael Nóbrega.

Campanha ‘Somos da Maré e Temos Direitos’ mobiliza moradores sobre segurança pública

Campanha promovida pela Redes da Maré mobiliza sobre direitos dos moradores de favelas e o que pode ou não em abordagens policiais.

Vale a pena ler de novo: 3 matérias sobre o Vacina Maré

No 'Vale a Pena Ler de Novo' desta semana, o Maré de Notícias resgata três matérias sobre a campanha #VacinaMaré, que teve início no fim de julho de 2021 e foi um marco no combate à covid-19 no território