Ronda Coronavírus: 30/04 Maré tem 27 casos confirmados de COVID-19, mas há o dobro de suspeitos

Maré chega a 27 casos confirmados e 6 óbitos, mas estudos revelam que o número real de casos é de pelo menos 10 vezes maior

Nesta terça o Ministério da Saúde afirmou que não há como saber exatamente quantas pessoas foram infectadas pelo novo coronavírus no país. Como não há testagem em massa, boa parte dos portadores assintomáticos ou com sintomas leves não chega a ser testada. As evidências indicam, no entanto, que até mesmo o número de mortes e casos graves de coronavírus é maior do que o confirmado oficialmente a cada dia pelo Ministério da Saúde e as secretarias estaduais. É o que mostram alguns dados no Rio, como aumento de 2500% em relação ao ano passado, do número de mortes por síndrome respiratória grave , uma das consequências da COVID-19 no corpo, e também o aumento 8533%  do número de mortes sem causa definida. Os dados são do Portal de Transparência dos cartórios.

O Brasil tem 5901 mortes  e 85.380 casos foram confirmados de Covid-19, ultrapassando a China. Pelo segundo dia consecutivo, o país teve o número mais alto de novos casos em 24h desde o início da pandemia.  A Imperial College de Londres, uma importante universidade inglesa, constatou, por um estudo que o Brasil  tem a maior taxa de transmissão da doença. Um brasileiro está transmitindo coronavírus para mais 3 brasileiros, o que deixa ainda mais importante a recomendação de FICAR EM CASA. 

Pela primeira vez, a Secretaria Estadual de Saúde  do Rio divulgou dados da rede particular: a taxa de ocupação passa de 65% nesta quinta-feira. Na rede pública passa dos 85%. São  mais de 9 mil casos confirmados no estado, e 854 mortes.  Já na cidade os casos chegam a 5903 e 535 mortes. Só de ontem pra hoje foram 39. Mais de mil pessoas aguardam vagas em hospitais no Rio. 

Hoje a movimentação de ambulâncias na  UPA da Maré foi grande.  E também nas ruas, a feira livre da Vila do João voltou a funcionar. Apesar de ter apenas metade dos feirantes, a movimentação de pessoas sem máscaras era preocupante. Nas 16 favelas da Maré  há 27 casos confirmados e 6 óbitos. Os bairros vizinhos, como Bonsucesso, tem 73 casos confirmados e 9 óbitos,  e Ramos 42 casos e 3 óbitos. Nas favelas do Rio são 24 mortes confirmadas por COVID-19. 

A Secretaria Municipal de Educação, lançou nesta quinta-feira,  um vídeo de agradecimento aos profissionais da Educação que estão empenhados em manter a rotina de estudo para os alunos durante a pandemia da COVID-19. Professores, responsáveis e alunos da Rede Municipal de Ensino gravaram, cada um de sua casa, vídeos para agradecer o esforço dos educadores que, mesmo afastados das unidades escolares, seguem fornecendo suporte para que os estudantes mantenham suas rotinas de estudos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui