Ronda Coronavírus: decreto da Prefeitura restringe abertura de comércio nas favelas

Data:

Iniciativa que promove diálogo entre adultos, bebês e crianças terá conteúdo disponibilizado no Maré de Notícias

Nas últimas 24h, foram confirmadas no país 881 mortes em um novo recorde de óbitos. A Secretaria Municipal de Saúde informou no fim desta terça-feira, 12 de maio, que são 10.816 casos confirmados na cidade. As favelas da cidade reúnem 362 casos e 114 óbitos. Só a Rocinha, que tem a maior quantidade de casos em favelas do estado, tem mais mortes confirmadas por COVID-19 que 860 cidades do Brasil. A Maré tem 38 confirmados e 7 óbitos. Bonsucesso e Ramos, bairros vizinhos, têm juntos 164 confirmados, e 30 óbitos.

O prefeito Marcelo Crivella anunciou na última segunda-feira, dia 11 de maio, novas medidas para reforçar o distanciamento social na cidade. Dentre elas, o fechamento do comércio nas favelas do Rio. Com exceção de farmácias e mercados, fica proibido do dia 12 ao dia 18 de maio, o funcionamento de todo comércio nas favelas da cidade. Como já noticiado pelo Maré de Notícias, o comércio nas favelas da Maré são, de fato, agentes que favorecem a aglomeração no território. Também fazem parte do pacote de medidas anunciadas pelo prefeito o fechamento de bares em toda a cidade.

No entanto, nesta terça-feira, já com a medida da prefeitura em vigor, boa parte do comércio não essencial na Maré continuou funcionando normalmente. No Parque União, identificamos lojas com atendimento pelo lado externo, com a utilização de cordas para limitar a entrada das pessoas, e a obrigatoriedade do uso de máscaras no interior das farmácias. A loteria da Caixa, da Rua Teixeira Ribeiro, voltou a funcionar, e no momento da nossa ronda, a fila era bem grande. A prefeitura suspendeu por sete dias a realização de apostas nas casas lotéricas. Ao todo, a Maré tem 3.182 empreendimentos segundo o Censo da Maré. 

A prefeitura também divulgou nesta terça-feira (12) que câmeras da CET-Rio vão passar a monitorar distanciamento entre as pessoas nas ruas. As 489 câmeras que normalmente monitoram o trânsito da cidade, contarão com um detector de aglomerações e o Disk-Aglomeração da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) será acionado quando o software detectar aglomerações entre pessoas com 0,75m de distância entre si. O governador Wilson Witzel determinou que a Polícia Militar auxilie os municípios do Estado que decretarem o lockdown (ou confinamento obrigatório). A determinação foi feita em uma publicação do Twitter do governador. Um decreto deve ser publicado nos próximos dias.

A partir de hoje, 12 de maio, o conteúdo da iniciativa “Nenê do Zap” também estará na Ronda diária do Maré de Notícias. As dicas para as famílias sobre a primeira infância em época de pandemia também ganhará uma coluna mensal no jornal. Conheça o “Nenê do Zap”, um incentivador de conversas e interações entre pais, mães, familiares e cuidadores e crianças até os seis anos de idade na matéria de Jéssica Pires para o Maré de Notícias Online. E partir de amanhã, de segunda a sexta, teremos dicas para as mamães e papais lidarem com os pequenos de forma mais tranquila durante a pandemia. A equipe da Campanha Maré diz NÃO ao Coronavírus continuou nesta terça-feira o trabalho de entrega de álcool gel nas casas dos moradores da Nova Holanda, em conjunto com a Associação de Moradores local. Mais informações sobre a campanha podem ser conferidos no site: http://redesdamare.org.br/br/quemsomos/coronavirus

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Apesar de alegar ‘ação pontual’, operação da PM paralisa escolas e serviços essenciais na Maré

Nas primeiras horas da manhã da última quinta-feira (5), moradores da Nova Holanda e Parque Maré viveram momentos de tensão, medo e incertezas ao acordarem com sons de tiros na região.

Projeto Entre Lugares Maré apresenta dois espetáculos gratuitos

Fundado em 2012, o projeto Entre Lugares Maré apresenta desde então espetáculos proporcionando outra perspectiva de vida aos jovens.

Dezembro Vermelho: HIV não tem rosto

Um dia, Vitor Ramos, influenciador digital estava entre as milhares de pessoas que viviam com HIV, mas ainda não sabia disso. Por conta do diagnóstico tardio, ele sofreu sequelas, no entanto, com tratamento adequada tornou-se indetectável

A favela é um espaço de potência negra

As favelas do Rio de Janeiro - hoje espaços de resistência -, historicamente se formaram como reflexo de um processo de exclusão social e racial, que remonta ao período pós-abolição da escravidão no Brasil.