Ronda Maré de Notícias: Um ano após o decreto da OMS, Brasil torna-se o epicentro da pandemia

Data:

País ultrapassa a marca de 2 mil mortos em 24h por dois dias seguidos

Por Andressa Cabral Botelho, em 12/03/2021 às 20h30

Um ano após a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarar que o mundo estava vivendo em uma pandemia, o Brasil tornou-se o seu epicentro. Na última quinta-feira (11) foram mais de 78 mil novos casos, totalizando em mais de 11,2 milhões de pessoas infectadas e mais de 273 mil vidas perdidas em decorrência do vírus. Em contrapartida, apenas 1,57% da população recebeu as duas doses da vacina, cerca de 3,3 milhões de pessoas.

Em mais uma semana de recordes de mortes em 24h, o Brasil superou a marca dos primeiros dias de março, onde o maior número de mortes em 24h no país era de 1.910 pessoas. Por dois dias consecutivos, 10 e 11 de março, registrou mais de 2 mil mortes a cada dia. No dia 10 foram 2.286 mortes e no dia 11 foram 2.233 pessoas que perderam as suas vidas em 24h, de acordo com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). 

Nesta sexta-feira (12), o país tem o total de 11,3 milhões de pessoas que já testaram positivo para a covid-19 e 275,1 mil pessoas que morreram. Nas últimas 24h foram registrados 85.663 novos casos e 2.216 novas mortes, de acordo com o Ministério da Saúde.

Covid-19 no Rio

A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) divulgou nesta sexta-feira (12) uma nota solicitando que os governantes avaliem a atual situação de seus municípios para adoção de medidas de restrição da circulação, isolamento social, e até mesmo a possibilidade de se fazer o lockdown. Na nota, a entidade afirma que as declarações do presidente Jair Bolsonaro “evidenciam a ineficaz coordenação nacional no enfrentamento à pandemia e ratificam a desconexão com a realidade, falta de compromisso com a Constituição Federal e com a vida”.

Diante o aumento dos casos, o prefeito Eduardo Paes estendeu as medidas de restrição até o dia 22 de março, alterando alguns dos horários instituídos no decreto anterior. Em caso de descumprimento das medidas, será cobrada multa que varia de R$562,42 (em caso de pessoas sem máscaras ou promovendo aglomerações) até R$56.242,92, além de apreensão de mercadorias e interdição de estabelecimentos. 

Na cidade do Rio são, até o momento, 212.332 casos confirmados e 19.334 mortes pela doença. Nesta sexta-feira (12), 1.090 pessoas estão internadas e 34 aguardam vaga para internação, de acordo com o Painel da Prefeitura. 

A Maré tem hoje 3.155 casos confirmados e 170 mortes, de acordo com o Painel Unificador COVID-19 nas Favelas do Rio. Ao todo, as favelas tem 32.597 casos confirmados e 3.501 mortes e hoje possui mais casos confirmados que 163 países do mundo. Nos últimos 14 dias a Maré registrou 54 novos casos de covid-19 através dos testes realizados pelo projeto Conexão Saúde. Não apenas o número de casos, mas o número de mortes da Maré é um sinal de alerta. “E, ainda mais preocupante, o crescimento do número de óbitos na Maré em janeiro e fevereiro em relação aos meses anteriores, quando este número vinha caindo”, destacou o infectologista e diretor do Dados do Bem, Fernando Bozza, na 29ª edição do Boletim Conexão Saúde – De Olho no Corona. O momento inspira cuidados para se evitar a contaminação.

Campanha do Maré de Notícias de incentivo ao uso à máscara

Vacina Sputinik V

Nesta sexta-feira (12) o Brasil assinou contrato para aquisição de 10 milhões de doses da vacina Sputinik V. De acordo com cronograma da União Química, laboratório que irá importar as doses da Rússia, a expectativa é que 400 mil doses sejam entregues ao Brasil até o final de abril, dois milhões em maio e 7,6 milhões em junho. Entretanto, o imunizante russo ainda não recebeu registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e nem tem  autorização de uso emergencial. 

De acordo com o cronograma de vacinação do Ministério da Saúde, a proposta atual é que cheguem de 22 a 25 milhões de doses em março, mas o cronograma tem sofrido constantes alterações quanto às doses previstas. A proposta inicial era de 46 milhões em março entre 16,9 milhões da Oxford/AstraZeneca e 18,1 milhões do Instituto Butantan. O restante das doses eram provenientes de outras três vacinas que ainda não foram liberadas pela Anvisa (Covax, Sputinik V e Covaxin).

Ocupação Carolina Maria de Jesus

No próximo domingo (14), é celebrado o aniversário da escritora Carolina Maria de Jesus (1914-1977). Em sua homenagem, o Instituto Moreira Salles publicará, ao longo de todo o dia, depoimentos gravados de escritoras e escritores negros contemporâneos. A partir deste ano, o evento comemorativo do aniversário da autora, que acontece desde 2014 no IMS, passará a se chamar Carolina Maria de Jesus, presente!. Confira os depoimentos no Instagram do IMS.

Apresentação e oficinais teatrais

O projeto “Senhores e Escravos – narrativas de poder em Machado de Assis” vai realizar ao longo do mês de março uma série de atividades culturais, como apresentações ao vivo, oficinas e debates, a partir das obras de Machado de Assis. As cidades de Niterói, Queimados, Itaguaí, Vassouras e Barra do Piraí serão contempladas com cinco eventos online, transmitidos pelas plataformas Zoom, Youtube, Instagram e Facebook. Confira mais informações sobre as datas das apresentações e oficinas nas redes sociais do projeto. 

Oportunidade de estágio na Globo

A Globo está com inscrições abertas para o programa de estágio. Estudantes universitários que tenham previsão de formatura entre dezembro/2021 até julho de 2023, estudantes que estão cursando o ensino médio ou já se formou, mas mantém o vínculo com a instituição de ensino têm até o dia 14 de março para se inscrever pelo link. Para mais informações, é só assistir a live que o time da Estagia fez no Instagram.

Mostra CineCidades

De 09 a 25 de março, a Mostra CineCidades irá exibir  uma série de documentários, entre curtas e longas, apresentando a pluralidade cultural da cidade do Rio. Além dos filmes fixos na grade de programação, outros documentários serão exibidos nesses dias, como o filme Fé e fúria, que aborda os crimes dos traficantes evangélicos contra o povo de axé nas comunidades do Rio de Janeiro. Para assistir, basta acessar o site onde a mostra está sendo exibida.

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Por um Natal solidário na Maré

Instituições realizam as tradicionais campanhas de Natal. Uma das mais conhecidas no território é a da Associação Especiais da Maré, organização que atende 500 famílias cadastradas, contendo pessoas com deficiência (PcD)

A comunicação comunitária como ferramenta de desenvolvimento e mobilização

Das impressões de mimeógrafo aos grupos de WhatsApp a comunicação comunitária funciona como um importante registro das memórias coletivas das favelas

Baía de Guanabara sobrevive pela defesa de ativistas e ambientalistas

Quarenta anos após sua fundação, o Movimento Baía Viva ainda luta contra a privatização da água, na promoção da educação ambiental, no apoio às populações tradicionais, como pescadores e quilombolas.

Idosos procuram se exercitar em busca de saúde e qualidade de vida

A cidade do Rio de Janeiro tem à disposição alguns projetos com intuito de promover exercícios, como o Vida Ativa, Rio Em Forma, Esporte ao Ar Livre, Academia da Terceira Idade (ATI) e Programa Academia Carioca