Ronda: Maré vacinada; Rio com risco moderado para covid

Ronda: Maré vacinada; Rio com risco moderado para covid

Por Edu Carvalho, em 22/10/2021 às 17h

A tradicional coletiva onde são divulgados os números da covid-19 na cidade do Rio de Janeiro foi cancelada. Esta é a segunda vez que a live não acontece. Mas a Prefeitura não deixou de publicar o panorama do coronavírus no município, e aqui vão eles: até o momento, o mapa de risco indica todas as 33 regiões administrativas do Rio para o estágio de atenção em risco moderado – cor amarela.

Há também uma queda sustentada para casos notificados por Covid-19 e os atendimentos na rede de urgência e emergência por síndrome gripal e síndrome respiratória aguda grave na capital. A fila por leitos referenciados para a doença também está zerada.

De acordo com o 42º Boletim Epidemiológico, o Rio contabiliza mais de 488 mil casos de covid-19, com 34.734 óbitos. Só em 2021, foram mais de  271 mil casos e 15.660 mortes.

Postos de saúde continuam campanha #VacinaMaré – 2ª Dose no território da Maré 

A vacinação para a segunda dose contra a covid-19 segue a pleno vapor em todas as unidades de saúde da Maré, dando continuidade a campanha de imunização em massa #VacinaMaré – 2ª Dose, que atuou nas 16 favelas nos dias 14, 15 e 16 de outubro. Cerca de 15 mil pessoas foram vacinadas com a segunda dose do imunizante. 

Todos os moradores acima de 18 anos que ainda não se vacinaram com a primeira ou segunda dose podem se dirigir aos postos de vacinação, assim como adolescentes a partir de 12 anos que ainda não tomaram a primeira dose.

A campanha #VacinaMaré faz parte de um estudo da Fundação Oswaldo Cruz, em parceria com Ministério da Saúde, Redes da Maré, Secretaria Municipal de Saúde, SAS Brasil, Conexão Saúde e PUC-Rio. Para mais informações, acesse: https://www.vacinamare.org.br/

Ele apareceu, mas já já escapa….

Parece que não, mas o Sol habita entre nós – no Rio de Janeiro. Nessa sexta, 22, um dia solar. Há quem se animou e correu para pegar um cadinho de vitamina D. E fez bem, antes que ele desapareça novamente. É que a próxima semana tende a ter dias nublados e com chuva. Quem informa é o ClimaTempo. Procure se esquentar!

Máscaras que salvam

Nós não deixaremos de falar: vacina boa é vacina no braço.

E lembre sempre: #UsaMáscaraMorador

Até o fechamento desta edição da Ronda, o país contabilizava mais de 604.764 óbitos e 21.696.575 casos, segundo o consórcio de veículos de imprensa (Globo, Jornal O Globo, Extra, Folha, Estado de São Paulo, G1 e UOL). Aos familiares, parentes e amigos das vítimas, nosso abraço. 

Maré de cultura

Nesta semana, a Natura Musical, apoiando coletivos, lançou o CIRCUITO ARTI (Autonomia, Restituição, Transformação e Interação), com cursos de formação e qualificação profissional nas áreas de gestão e empreendedorismo cultural, produção musical e direção artística, além de podcasts, festival híbrido e demais atividades em uma programação online que irá até o fim do ano. Promovendo conexão entre Bahia e São Paulo, os coletivos Afrobapho e MARSHA! anunciaram a ação, que acontece de 8 e 25 de novembro, com 11 aulas online e gratuitas para todo o país, ministradas por personalidades da música e cultura brasileira como Jup do Bairro, Badsista, Ciça Pereira, Dandara Pagu, Gabriela Chaves, da NoFront, Felipa Damasco e outras mais. 

Os alunos ainda poderão concorrer a vagas de estágio no Festival ARTI que acontecerá em dezembro. O público alvo são pessoas negras e LGBTQIA+, sendo 40% das vagas destinadas para transexuais e travestis. Para se inscrever, clique aqui

A Mostra Internacional de Cinema de São Paulo entra hoje no seu segundo dia e segue em formato híbrido, com sessões presenciais e virtuais, disponíveis nas plataformas Mostra Play, Sesc Digital e Itaú Cultural Play. Programe-se. #DicaDoMeioEdaBravo

O Inhotim exibe amanhã um show da jovem cantora baiana Agnes Nunes gravado na Galeria Rivane Neuenschwander do instituto. Na quarta, Ná Ozzetti, Patrícia Bastos e Socorro Lira abrem a rodada de shows da mostra feminista Elas em Cena, hospedada pelo Centro Cultural São Paulo. #DicaDoMeioEdaBravo 

Perdeu nossos conteúdos da semana? Veja o resumão! 

Sábado (16/10)
Teatro das Oprimidas realiza maratona cultura do Piscinão, por Redação

Segunda-feira (18/10)
Prefeitura reinaugur CineCarioca Nova Brasília, primeiro cinema instalado em comunidade no Rio, por Redação
#VacinaMaré – 2a Dose: campanha de vacinação continuará durante a semana, por Edu Carvalho e Dani Moura

Terça-feira (19/10)
Justiça determina afastamento de dois policiais acusados de mortes no Jacarezinho,Por Edu Carvalho

Quarta-feira (20/10)
Cartórios do Rio de Janeiro registram quase 800 órfãos de Covid até seis anos de idade, por Redação
Alunos da rede estadual voltam às aulas 100% presenciais na próxima segunda, 25; por Redação
Jovem é encontrado morto com facadas na Nova Holanda; equipe Maré de Direitos e Centro de Cidadania LGBTQUIA+ auxilia moradores no caso; por Eixo de Segurança 

Quinta-feira (21/10)
Dose de reforço para idosos volta a ser aplicada nos postos de vacinação da cidade, por Redação
Mulheres Protagonistas: Projeto vai mapear mães trabalhadoras das artes, por Observatório de Favelas

Sexta-feira (22/10)
De uma forma criativa, moradores mostram Maré na internet, por Hélio Euclides
Curso promove capacitação de mulheres trans para trilharem caminho como empreendedoras, por Redação
Detran-RJ faz mutirão com mais de 7 mil vagas nesse sábado, 23; por Redação

Se você encontrou um erro de ortografia, notifique-nos por favor, selecionando o texto e pressionar Ctrl + Enter.

Edu Carvalho

Artigos relacionados

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Obrigado!

Nossos editores são notificados.