UFRJ oferece cursos de idiomas de graça para moradores da Maré

Data:

Para se inscrever, é necessário que o candidato seja maior de 16 anos e possua número de CPF próprio

Estão abertas as inscrições para os Cursos de Línguas Abertos à Comunidade (Clac), projeto de extensão da Faculdade de Letras da UFRJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Inaugurada em 1988, a iniciativa promove cursos (presencia e remoto) de idiomas dados por alunos da universidade.

Os cursos – que são abertos a toda a sociedade com turmas de 20 a 25 estudantes – são de Francês, Inglês, Espanhol, Japonês, Árabe, Alemão, Chinês, Hebraico, russo, Grego, Italiano, Latim, Português para estrangeiros e Língua Brasileira de Sinais (Libras). Alguns idiomas tem aulas específicas de conversação e leitura. Além disso, o projeto oferece oficinas de redação e de Língua Portuguesa. As vagas serão sorteadas para candidatos interessados em começar no nível inicial. 

Leia mais:
https://mareonline.com.br/a-arte-de-educar/
https://mareonline.com.br/ampliando-vozes-e-transformando-narrativas/
https://mareonline.com.br/favela-champions-luta-pela-paz-promove-campeonato-de-artes-marciais-das-favelas/

As inscrições são para o primeiro semestre de 2024 e podem ser feitas pelo site https://sisclac.letras.ufrj.br/. Para se inscrever, é necessário que o candidato seja maior de 16 anos e possua número de CPF próprio − estrangeiros poderão utilizar o número do passaporte somente se não possuírem CPF. Os cursos contam com uma taxa de semestralidade única no valor de R$ 700,00, mas moradores da Maré são isentos do pagamento. Também é possível o pedido de isenção aos sorteados para as turmas de nível inicial.

Além disso, são isentos de pagamento: beneficiários do Cadastro Único; estudantes com bolsa integral (100%) Pronatec/Prouni; residentes de uma das comunidades do entorno da UFRJ −   campus Cidade Universitária (Vila Residencial ou Conjunto de Favelas da Maré); aluno ativo da graduação da UFRJ com Bolsa Auxílio Permanência, Bolsa Auxílio Moradia ou Bolsa Auxílio PCD; residentes do alojamento da Universidade; alunos da FL − somente para as oficinas de língua portuguesa e de redação; servidores e trabalhadores terceirizados da FL.

Para saber mais, acesse o edital neste link

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Por um Natal solidário na Maré

Instituições realizam as tradicionais campanhas de Natal. Uma das mais conhecidas no território é a da Associação Especiais da Maré, organização que atende 500 famílias cadastradas, contendo pessoas com deficiência (PcD)

A comunicação comunitária como ferramenta de desenvolvimento e mobilização

Das impressões de mimeógrafo aos grupos de WhatsApp a comunicação comunitária funciona como um importante registro das memórias coletivas das favelas

Baía de Guanabara sobrevive pela defesa de ativistas e ambientalistas

Quarenta anos após sua fundação, o Movimento Baía Viva ainda luta contra a privatização da água, na promoção da educação ambiental, no apoio às populações tradicionais, como pescadores e quilombolas.

Idosos procuram se exercitar em busca de saúde e qualidade de vida

A cidade do Rio de Janeiro tem à disposição alguns projetos com intuito de promover exercícios, como o Vida Ativa, Rio Em Forma, Esporte ao Ar Livre, Academia da Terceira Idade (ATI) e Programa Academia Carioca