Vacina de Oxford começa a ser enviada para municípios do Rio

Data:

Dois milhões de doses da vacina chegaram na última sexta, 22

Por Edu Carvalho, em 25/01/2021 às 11h

Começou na manhã desta segunda-feira, 25, a distribuição das mais de 176 mil doses da vacina de Oxford/AstraZeneca para os 92 municípios do estado do Rio de Janeiro. O plano logístico seguirá o mesmo feito com o envio da CoronaVac, na semana passada.

As doses do imunizante saem da Coordenação-Geral de Armazenagem (CGA) da Secretaria de Saúde, em Niterói, e partem para 88 cidades.
Já os municípios do Rio, Niterói, São Gonçalo e Maricá receberão a vacina por via terrestre. Os caminhões começaram a ser carregados a partir das 7h. 

As doses chegaram ao Brasil na noite de sexta-feira, 22, por volta das 22h da noite. Elas foram produzidas no Instituto Serum, na Índia. Durante a madrugada do dia 23, foram analisadas pela Fundação Oswaldo Cruz, a Fiocruz. Após o processo de validação, houve uma simbólica vacinação, onde o infectologista Estevão Portela, a pneumologista Margareth Dalcolmo e a médica de ascendência indiana, Sarah Ananda Gomes, receberam a dose. 

O Estado segue as orientações do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde e as vacinas serão destinadas ao público prioritário, conforme indicou o ministério nos informes técnicos recebidos pela SES. As recomendações para aplicação da vacina aos municípios, foram encaminhadas por meio de uma nota informativa da Subsecretaria de Vigilância em Saúde da SES que tinha recebido um informe técnico ontem (24).

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Por um Natal solidário na Maré

Instituições realizam as tradicionais campanhas de Natal. Uma das mais conhecidas no território é a da Associação Especiais da Maré, organização que atende 500 famílias cadastradas, contendo pessoas com deficiência (PcD)

A comunicação comunitária como ferramenta de desenvolvimento e mobilização

Das impressões de mimeógrafo aos grupos de WhatsApp a comunicação comunitária funciona como um importante registro das memórias coletivas das favelas

Baía de Guanabara sobrevive pela defesa de ativistas e ambientalistas

Quarenta anos após sua fundação, o Movimento Baía Viva ainda luta contra a privatização da água, na promoção da educação ambiental, no apoio às populações tradicionais, como pescadores e quilombolas.

Idosos procuram se exercitar em busca de saúde e qualidade de vida

A cidade do Rio de Janeiro tem à disposição alguns projetos com intuito de promover exercícios, como o Vida Ativa, Rio Em Forma, Esporte ao Ar Livre, Academia da Terceira Idade (ATI) e Programa Academia Carioca