Pela segunda semana seguida, Polícia Militar realiza operação na Maré

Data:

Essa é a 13ª operação do ano no território. Ação se concentra Nova Holanda, Parque Maré, Rubens Vaz e Parque União

Nesta quarta-feira (15) mais uma operação policial marca as primeiras horas da manhã na Maré. Realizada pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) esta já é a 13ª operação no território em 2024. 

De acordo com relatos dos moradores, a ação dos agentes se concentra na Nova Holanda, Parque Maré, Rubens Vaz e Parque União com circulação de policiais a pé e em carros blindados. Mais uma vez, na parte da manhã cerca de 900 alunos de escolas estaduais ficaram sem aulas devido ao fechamento das unidades na região, segundo informações da Secretaria Estadual de Educação. Na rede municipal de ensino são 17 escolas fechadas, ainda não há uma estimativa de quantos alunos foram afetados. 

Duas unidades de saúde suspenderam o atendimento parcial ou totalmente: a CF Jeremias Moraes da Silva está fechada e o impacto recai em cerca de 250 atendimentos cancelados. A CF Diniz Batista dos Santos suspendeu visitas domiciliares. 

A 13ª operação policial acontece na segunda semana seguida no território. Na última, realizada quinta-feira (9), a ação deixou dois mortos.

Perguntamos a Polícia Militar sobre o encerramento da operação de hoje, mas não retornaram até o fechamento desta matéria.

Histórico do último mês

Ao menos quatro pessoas foram mortas na 9ª operação que aconteceu no dia 11 de abril, também realizada pela Polícia Militar.

Na 10ª operação que aconteceu no último dia 24, na Nova Holanda (N.H) os moradores denunciaram tortura por parte da Polícia Militar e invasão domiciliar. Menos de uma semana depois, na terça-feira (30), a Polícia Civil realizou operação no Parque União (P.U). Nesta última, moradores relataram correria pelas ruas e intenso tiroteio na região.

O Maré de Direitos, projeto do eixo Direito à Segurança Pública e Acesso à Justiça, da Redes da Maré, acolhe situações de violações de direitos no WhatsApp (21) 99924-6462. O Ministério Público (MP) realiza um plantão especial para atender a população. O atendimento gratuito é feito no telefone (21) 2215-7003, que  também é WhatsApp, ou no e-mail [email protected].

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Inscrições para o ProUni encerram nesta sexta-feira 

O Programa Universidade para Todos (Prouni) oferta neste segundo semestre cerca de 240 mil vagas em diferentes cursos por todo o país, divididas em bolsas que cobrem 100% e 50% do valor.

Areninha da Maré recebe espetáculo ‘Todos por um’

Obra convida o público a mergulhar na saga de Agenor, um homem negro nascido em 6023, que decide retornar ao seu planeta de origem

Salvador sediará 2° Conferência de Jornalismo de Favelas e Periferias em agosto

O Fala Roça, em parceria com o Consulado Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, realizará a 2° Conferência de Jornalismo de Favelas e Periferias nos dias 2 e 3 de agosto de 2024, em Salvador, Bahia

Completar o ensino básico ainda é um desafio para mulheres negras mães, revela estudo

Essa informação foi reforçada pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD contínua) realizada em 2023, que mostrou que mais de 9 milhões de jovens entre 15 e 29 anos não concluíram o ensino básico