‘Corpo, Saúde e Cuidado’ na Maré: esquenta WOW aquece debate e celebra a luta feminina

Data:

Cinco edições acontecerão em 2024 ocupando diferentes espaços e cidades, propondo diversas atividades 

Amanda Célio

Ativando a contagem regressiva para o Festival Mulheres do Mundo (WOW) Rio 2025, a série de encontros “Esquenta WOW” inicia sua jornada com a temática “Corpo, Saúde e Cuiado. A primeira edição acontece neste sábado (6), ocupando diversos espaços dentro do conjunto de 16 favelas da Maré, território onde nasceu a Redes da Maré, curadora do festival.

O Festival Mulheres do Mundo (WOW), que é realizado a cada dois anos, se prepara para o evento principal com essa série de encontros, que é o Esquenta WOW! Serão cinco encontros, ocupando diferentes espaços e cidades, propondo diversas atividades nas quatro dimensões do Festival WOW Rio – Mulheres em Diálogos, Mulheres nas Artes e Cultura, Negócios Delas e Ativistas em Rede.

| Já leu essa?

Um dos destaques da programação é a exibição do filme “Levante”, que promove a importante discussão sobre a descriminalização do aborto no Brasil, seguido de uma mesa redonda com convidadas, aprofundando o debate sobre os desafios e conquistas da luta pelos direitos das mulheres. O debate após o filme é uma articulação com o projeto Onda Verde, da Casa das Mulheres da Maré. O Onda Verde vem desenvolvendo ações de mobilização territorial, serviços de acolhimento, pesquisa e incidência política para fortalecer as condições de acesso e efetividade à justiça reprodutiva e ao direito ao aborto previsto em lei.

A iniciativa dessa edição do “Esquenta WOW” se baseia na pesquisa “Saúde Sexual e Reprodutiva na Maré”, realizada pela Casa das Mulheres da Maré, equipamento da Redes da Maré inaugurado em 2016. A iniciativa visa produzir conhecimento sobre as principais demandas das mulheres na Maré, e a programação do evento se conecta a esse objetivo, promovendo diálogos e reflexões relevantes.

O Esquenta WOW “Mulheres e Direitos” é uma oportunidade imperdível para:

  • Celebrar a luta e resistência das mulheres.
  • Debater temas cruciais para a conquista da igualdade de gênero.
  • Fortalecer a rede de apoio e ativismo entre as mulheres.

“O Esquenta WOW ‘Corpo, Saúde e Cuidado’ é uma iniciativa vibrante que aquece o debate e celebra a luta feminina”, destaca a diretora da Redes da Maré, Eliana Sousa Silva: “Com uma programação diversa e abrangente, esta primeira edição de 2024 oferece uma plataforma para discutir temas essenciais para a saúde e os direitos das mulheres, com destaque para a saúde sexual e reprodutiva.”

Confira a programação completa aqui.

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

EDI na Maré se destaca por acolhimento na primeira infância

O Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) Profª Kelita Faria de Paula, localizado no Conjunto Bento Ribeiro Dantas se tornou uma referência ao falarmos de “lugar de escuta”