Cerimônia de inauguração do Ginásio Experimental Tecnológico contou com a presença do secretário de educação
A rede municipal de ensino do Rio de Janeiro inaugurou, nesta quinta-feira (7), mais um Ginásio Experimental Tecnológico (GET). Desta vez, no Morro do Timbau, na Maré. A Escola Municipal IV Centenário é quem passa a garantir para os seus alunos mareenses um mundo de novas possibilidades tecnológicas para aprendizado e formação.
O GET é o modelo de escola baseada no método STEAM (sigla em inglês pra Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), que integra diferentes áreas do conhecimento, estimulando a criatividade, o pensamento crítico e a sensibilidade humana.
Na cerimônia de inauguração, a comunidade escolar organizou um evento que incluiu as apresentações artísticas “Uma Maré de Possibilidades” e um coral que interpretou a canção “Nunca Pare de Sonhar”, de Gonzaguinha.
“Estou muito animada e feliz, espero que dê tudo certo para esse novo momento da minha escola”, disse Letícia Vianna, de 11 anos. Além dela, Emilly Vitória, Anna Clara e Aléxia Pires, todas alunas do 5º ano compuseram a apresentação “Uma Maré de Possibilidades”.
| Já leu essas?
- Gênero, raça e inclusão ganham força na educação na Maré
- Reforma na Lei de Cotas é sancionada e impacta o SISU em 2024
- Menino da Maré com altas habilidades conclui curso em Harvard
A festividade contou com a presença do secretário de educação Renan Ferreirinha que discursou: “Muito feliz de estar aqui e de ver todos presentes porque não existe educação de qualidade sem a parceria da escola e da família. Esse é um momento histórico para a educação da Maré. Estamos lançando um modelo inovador de educação que é o GET, por isso que falamos que o futuro da educação é carioca”.
A Diretora da IV Centenário, Alessandra Aguiar, de 50 anos, fala com empolgação do novo modelo da escola que completou 65 anos em maio.
“A expectativa é a das melhores. As nossas crianças, os nossos responsáveis estão extremamente empolgados, é muito gostoso ter esse trabalho onde a criança pode e tem a oportunidade de ver o que ela está aprendendo. Ela não só lê, mas ela executa, então é muito importante ter esse espaço onde as crianças podem entender fazendo, e esse é o objetivo do Ginásio Experimental Tecnológico”.
De acordo com a prefeitura, serão 70 GETs até o final do ano e 200 até o fim da atual gestão municipal. Ainda de acordo com o órgão, “esse novo modelo de ensino oferece aos alunos a possibilidade de realizar projetos de forma interdisciplinar para além do livro didático. A ideia é criar condições para que o estudante consiga desenvolver projetos próprios e aprender colocando a mão na massa, ao mesmo tempo que impacta o entorno escolar”.