Ronda: variante delta já chega a 96% dos infectados no Rio

Ronda: variante delta já chega a 96% dos infectados no Rio

Por Daniele Moura, em 03/09/2021 às 16h45

Um recorte nos dados de covid no município do Rio mostra que a variante delta já contamina 96% dos residentes infectados da capital. Até então, 86% das amostras coletadas na cidade de pacientes com coronavírus acusavam, na análise genética, a variante delta. Mas parte desses infectados não mora na capital. As análises foram realizadas pela equipe da pesquisadora Ana Tereza Vasconcelos, do Laboratório Nacional de Computação Científica, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)

A  variante delta tem altas taxas de transmissibilidade, mas encontrou um cenário ainda mais propício para a disseminação do vírus no momento em que as pessoas foram relaxando nos cuidados com o distanciamento social e o uso de máscara. Ela já está presente em 87 municípios do estado.

Na Maré, pelo Painel Rio Covid da Prefeitura, são 8.331 casos confirmados e 345 mortes. O Painel dos Invisíveis do Maré de Notícias mostra que 55,63% dos casos confirmados nas 16 favelas da Maré são de pessoas autodeclaradas pardas ou pretas. Nas 336 favelas cariocas monitoradas pelo Painel Unificador das Favelas são 90.891 casos (suspeitos e confirmados) e 6.624 mortes.

Pela primeira vez desde o início da produção no Brasil, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anunciou que vai ficar duas semanas sem entregar doses de AstraZeneca para o Ministério da Saúde, o que pode afetar a vacinação da segunda dose do imunizante. Houve atraso na entrega do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), que é o componente usado para fabricar a vacina. O composto é importado da China. A produção da vacina leva pelo menos três semanas. Mesmo assim, a Fiocruz garante que vai entregar ainda neste mês 15 milhões de doses.

Agenda Cultural

Estreia nesta sexta-feira (3) o filme “RIO de olhares únicos”, que mostra a beleza natural da cidade por meio da vida cotidiana de cinco pessoas com uma relação especial com a natureza. A produção será lançada às 19h, no festival de vida ao ar livre Rocky Spirit, e ficará disponível gratuitamente na plataforma por um mês. O projeto vai se desdobrar ainda em uma websérie, que será lançada no site oficial do projeto no dia 5 de outubro.

Um dos equipamentos de cultura mais relevantes para a arte carioca, o Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto, no Humaitá, promove uma feirinha com entrada gratuita e atrações ao ar livre no próximo sábado, dia 11, das 9h às 15h. A edição mensal do evento será animada por Arthur Valladao (MPB voz e violão), DJ Suzykill (música brasileira) e Chorinho da Pedra Preta, com Manoela Marinho no cavaquinho, Pedro Pamplona nos sopros, Pedro Mazzillo no violão e Ricardo Cotrim na percussão. A retirada de ingressos deve ser realizada pelo Sympla: http://bit.ly/fsergioporto.

A escritora e poeta Conceição Evaristo é a convidada do Roda Viva desta segunda-feira (6). Na bancada do programa, transmitido online pela TV Cultura, estarão nomes como a atriz Elisa Lucinda e o editor Paulo Werneck.

No feriado de 7 de setembro, o Museu do Ipiranga transmite um pocket show de João Bosco em homenagem a Aldir Blanc gravado no Edifício-Monumento em São Paulo.

Perdeu alguma coisa, o Maré de Notícias acha para você!

Sábado, 28/8
O capitalismo que adoece a alma, por Marcello Escorel em 28/08/2021

Segunda-feira, 30/08

MEIs podem contar com atendimento gratuito para regularizar dívidas, por Mariana Tokarnia – Agência Brasil

Instituição Cinema Nosso reúne jovens negras e empresas para viabilizar a inserção no mercado de trabalho, por Redação

Prefeitura do Rio lança o programa ‘Zonas de Cultura’, por Redação

Terça-feira, 31/08

Crônica: Os novos capitães da areia por Leonardo Nogueira

Prefeitura adia obrigatoriedade de comprovante de vacina para dia 15/9, por Edu Carvalho

Quarta-feira, 01/09

Governo do Rio lança edital ‘Cultura Presente Nas Redes 2’, por Redação

Calendário de vacinação contra a covid-19 no Rio é alterado, por Edu Carvalho

Estudo alerta para tendência de aumento da Covid-19 no município do Rio, por Camile Duque (Agência Fiocruz de Notícias)

Quinta-feira, 02/09

‘Observatório de Favelas cria oficina para ajudar criação de projetos culturais para edital da prefeitura do Rio’, por Observatório de Favelas

Prefeitura do Rio anuncia auxílio para mulheres em situação de violência doméstica, por Tamyres Matos 

Sexta-feira, 03/09

‘Gatos de luz’: uma realidade complexa nas periferias, por Tamyres Matos

Secretaria da Juventude tem inscrições abertas para workshop gratuito de Whatsapp Business, por Redação

Confira o nosso podcast da semana #15 – 23/08 a 03/09/2021

Se você encontrou um erro de ortografia, notifique-nos por favor, selecionando o texto e pressionar Ctrl + Enter.

Daniele Moura

Artigos relacionados

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Obrigado!

Nossos editores são notificados.