Ronda: Rio adotará passaporte de vacinação para ambientes públicos

Data:

Por Edu Carvalho, em 27/08/2021 às 16h42

Quem acordou cedinho no Rio foi surpreendido com uma notícia: todas as pessoas que quiserem entrar em espaços públicos como estádios e ginásios, cinemas, teatros, museus, academias, convenções e conferências terão de apresentar a comprovação das vacinas contra a covid-19. A vacinação também será ponto obrigatório para a realização de cirurgias eletivas nas redes pública e privada; também será exigência para inclusão ou manutenção do acesso ao Programa Cartão Família Carioca.

A medida foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (27) e comentada durante a divulgação do tradicional Boletim Epidemiológico da Capital. ‘’Nosso objetivo é criar um ambiente difícil para aqueles que não querem se vacinar, que acham que vão se proteger sem a aplicação do imunizante e terão uma vida normal. Não terão. Vão ter dificuldades na hora de ter uma cirurgia eletiva, um programa de transferência de renda e estarão impossibilitadas de terem lazer e trabalho sem se vacinar’’, enfatizou o prefeito Eduardo Paes

O ‘’VacinaPass’’ da imunização poderá ser obtido por uma certificação digital na plataforma ConecteSUS ou mesmo com a apresentação do comprovante ou da caderneta de vacinação em papel no momento de ingresso aos locais. A quantidade de doses registradas deve seguir as recomendações do calendário vacinal da cidade do Rio de Janeiro. 

A cidade de São Paulo anunciou nesta semana que também adotará o esquema do passaporte. Mundo afora, cidades como Nova York e Paris possuem a mesma exigência. 

Falta combinar com o ministro

Cumprindo agenda na capital, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, foi duro em relação à adoção do passaporte vacinal. “Passaporte não ajuda, não ajuda em nada. Tudo que é imposição, que é lei… o Brasil já tem um regulamento sanitário que é um dos mais avançados do mundo. E essas matérias, elas são matérias administrativas. O certificado de vacinação está lá, qualquer um pode pegar. E você começar a restringir a liberdade das pessoas, exigir um passaporte, carimbo, querer impor por lei uso de máscaras pra tá multando as pessoas, indústria de multa, nós somos contra isso”, afirmou à imprensa. Aguardemos as cenas dos próximos capítulos. 

Ainda sobre números e pandemia…

A 34ª edição do Boletim indica o crescimento de contaminação do coronavírus nas últimas sete semanas, em grande parte pela circulação da variante Delta. Mas em relação às mortes, o Rio vive momento de queda sustentada, tendo como a imunização sua principal fonte de segurança, evitando casos graves e óbitos. 

Por causa da disseminação da variante Delta e do aumento do número de casos notificados, o panorama ainda mostra o mapa de risco da cidade em estágio de atenção. Todas as 33 regiões administrativas (RAs) do município estão classificadas com risco alto (laranja) para transmissão do coronavírus pela quarta semana seguida. As medidas de proteção à vida foram prorrogadas até 13 de setembro, mantendo o nível de alerta para risco alto.

Covid-19 na Maré

De acordo com o Painel Unificador COVID-19 Nas Favelas, o Conjunto de Favelas da Maré é o 1º lugar nos registros de óbitos e casos dentre as comunidades cariocas. Ao todo, são 8.179 casos confirmados e 345 mortes no território. Na lista, ainda permanecem em ordem como principais pontos de infecção e óbitos: Rocinha (3623 casos/138 mortes), Fazenda Coqueiro (3196 casos/230 mortes), Alemão (2898/161 mortes), e Complexo da Penha (2327 casos/116 mortes). 

Você está de olho nas Paralimpíadas?

Se as Olimpíadas nos fazem suspirar e vibrar de emoção, as Paralimpíadas são verdadeiras aulas de vida. E nós temos alguns personagens que estão lá! Até o momento, o Brasil já conseguiu 17 medalhas, chegando na sexta posição no ranking. Se você quiser saber mais sobre a movimentação por lá, conheça o site Surto Olímpico

Máscaras que salvam

Nós não deixaremos de falar: vacina boa é vacina no braço.

E lembre sempre: #UsaMáscaraMorador

Até o fechamento desta edição da Ronda, o país contabilizava mais de 577 mil óbitos e 20.675.343 casos, segundo o consórcio de veículos de imprensa (Globo, Jornal O Globo, Extra, Folha, Estado de São Paulo, G1 e UOL). Aos familiares, parentes e amigos das vítimas, nosso abraço. 

Maré de cultura

Morreu na última quinta-feira (24), em Londres, aos 80 anos, o baterista dos Rolling Stones, Charlie Watts. Vale escutar um bom rock

Neste sábado (28), ainda acontecem atividades no território das 16 favelas da Maré para a campanha #RemaMaré, a primeira semana de saúde mental do conjunto. Tem sessões da peça ‘Becos’ e mais! Para conferir os horários das ações, basta clicar aqui

Amanhã o grupo Nova Raiz do Samba convida a cantora Teresa Cristina para um encontro no canal Redes da Maré no YouTube. No repertório, clássicos de Dona Ivone Lara, Martinho da Vila e Leci Brandão. O show começa às 19h. Já se inscreva para não perder! Esse projeto é uma realização da Redes da Maré, contemplado pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Itaú e em parceria com Itaú Cultural.

Com foco em artistas negros, indígenas e LGBTQI+, a série de minidocumentários Artérias estreia hoje no SescTV, tanto na televisão como em streaming. Dividida em 26 episódios, a produção dirigida por Helena Bagnoli e Henk Nieman mergulha no universo criativo de nomes como Sonia Gomes, Rosana Paulino, Jaider Esbell, Emanoel Araújo e Lyz Parayzo, movida pelo “objetivo de contribuir para neutralizar abordagens etnocêntricas e estereotipadas”. #DicaDoMeioEdaBravo

O rapper Mano Brown lançou nesta semana o podcast de entrevistas Mano a Mano, que terá novos episódios novos às quintas no Spotify – a começar pela conversa de estreia, com Karol Conká. Entre os próximos convidados, estão confirmados nomes como o médico Drauzio Varella e o pastor Henrique Vieira. #DicaDoMeioEdaBravo

No próximo domingo, dia 29 de agosto, Dia da Visibilidade Lésbica, acontece a segunda edição da mostra Corpos Visíveis, protagonizado por produção feminina, e que, desde a primeira edição, tem como premissa debater feminismo e diversidade. O evento, desta vez online, destaca e reflete sobre a presença de mulheres nas artes, do backstage ao palco. A exibição da nova edição vai acontecer no canal do Youtube da ColetivA DELAS, a partir das 19h.

Já conferiu a programação de oficinas remotas e presenciais da Lona da Maré? Tem atividade rolando de segunda a sexta, com aulas gratuitas e abertas, online pelas redes sociais Facebook: @LonaCulturaldaMaré e instagram: @lonadamaré e presenciais na Lona da Maré. 

Perdeu nossos conteúdos da semana? Veja o resumão! 

Sábado 21/08
Quem recebe os refugiados afegãos? Por Alexandre dos Santos

Segunda-feira (23/8)
Violência afeta saúde mental de 1/3 dos moradores da Maré, revela estudo, por Edu Carvalho
Prefeitura divulga calendário de vacinação para adolescentes com deficiência, por Redação
Podcast Ronda Maré de Notícias #14 – 17/08 a 23/08/2021
‘Pesquisa sobre saúde mental na Maré é estudo de caso para o mundo’, por Tamyres Matos

Terça-feira (24/8)
Secretaria Estadual de Trabalho e Renda do Rio divulga 874 oportunidades de emprego, por Redação
Vacina Covid-19 Fiocruz é efetiva contra a variante Delta, por Agência Fiocruz
Pedacinho do Nordeste na Maré, por Hélio Euclides 

Quarta (25/8)
#RemaMaré: Confira programação da 1ª Semana de Saúde Mental da Maré, por Edu Carvalho
‘Cria cria’: evento online reúne criativos da Baixada Fluminense para troca de conhecimentos, por Site da Baixada
Ministério da Saúde divulga 3ª dose de vacinas contra covid; Rio começa reforço para pessoas em instituições de longa permanência, por Edu Carvalho
Município do Rio reinicia vacinação de mais jovens; veja calendário, por Redação

Quinta-feira (26/8)
‘Precisamos de todos os recursos para pensar a saúde mental’, diz Paul Heritage, diretor da People’s Palace Projects, por Tamyres Matos 
Prefeitura anuncia adiamento do plano de flexibilização das restrições no combate à covid-19, por Tamyres Matos

Sexta-feira (27/8)
#RemaMaré: peça ‘Becos’ aborda tema da saúde mental a partir da realidade favelada, por Edu Carvalho
Corpos Visíveis debate feminismo e diversidades, por Redação

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Por que a ADPF DAS favelas não pode acabar

A ADPF 635, em julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF), é um importante instrumento jurídico para garantir os direitos previstos na Constituição e tem como principal objetivo a redução da letalidade policial.

Redução da escala 6×1: um impacto social urgente nas Favelas

O debate sobre a escala 6x1 ganhou força nas redes sociais nas últimas semanas, impulsionado pela apresentação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) pela deputada Erika Hilton (PSOL-SP), que propõe a eliminação desse regime de trabalho.