Ronda Coronavírus: Estado do Rio ultrapassa 19 mil mortes por covid-19

Segundo especialista, estado deveria ter saído de quarentena em julho, se o isolamento fosse mais rígido e possível a toda população

O estado do Rio ultrapassou nesta quinta-feira a marca de 19 mil vítimas fatais pela covid-19 e hoje já soma 19.222 pessoas mortas, além 282.080 pessoas diagnosticadas pela doença em todo o estado, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES). A capital segue sendo a cidade com os maiores números: são até o momento mais de 111 mil casos confirmados e 11,3 mil mortos. A Maré tem até hoje 1.838 casos e 156 mortes, entre confirmadas e suspeitas, de acordo com o Painel Unificador de Favelas. Já no painel da prefeitura, o conjunto de 16 favelas registra até o momento 701 casos confirmados e 123 mortes.

O infectologista Roberto Medronho, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), afirmou que se boa parte da população tivesse adotado e seguido o isolamento de forma mais rígida até julho, provavelmente teríamos um número menor de casos registrados diariamente. Tendo em vista que após quase sete meses desde o primeiro caso confirmado no estado, o Rio de Janeiro passou recentemente por um período de alta de média móvel de casos e mortes, quando deveria estar em queda. Entretanto, é preciso lembrar que para se cumprir o isolamento, era necessário uma série de fatores que permitissem que a população ficasse em casa, como moradias com boa circulação de ar e acesso à água para higienização, e que nem todos possuem essas estruturas mínimas.

Confronto armado na Maré

Moradores da Maré relataram que nesta sexta-feira (09), por volta das 5h30, iniciou um confronto na Divisa, com registros de tiros mais intensos a partir das 8h. Quatro viaturas foram vistas na entrada da Rua Teixeira Ribeiro (Parque Maré). Durante os disparos, o Mercado Vianense ficou com meia porta aberta e pessoas que estavam pela região se abrigaram no mercado. Também houve registro de tiros ao longo do dia e, segundo moradores, pelo menos duas pessoas foram baleadas.

#Colabora com essa Maré de Notícias

Em junho, o Projeto #Colabora e o Maré de Notícias convocaram jornalistas formados e em formação da Maré para se inscreverem no projeto, que além de oferecer uma bolsa, daria treinamento on-line na produção de textos. Após oficinas com jornalistas das organizações participantes, os bolsistas selecionados produziram textos sobre a realidade da Maré em meio à pandemia em diversos eixos: saúde, educação, economia e saúde mental. Confira nos sites do #Colabora e do Maré de Notícias os textos dos jovens jornalistas da Maré.

Longo e penoso caminho da educação à distância na Maré, por Elaine Lopes e Matheus Luiz Chagas;

Pandemia acentua dificuldades para mulheres negras da Maré, por Myllenne Fortunato;

Luta que vem de dentro, por Thaís Cavalcante;

Para ter saúde, a Maré só conta com ela mesma, por Ana Clara Alves e Jonatas Magno;

Onda de crises e uma Maré de oportunidades, por Luís Augusto de Souza Junior.

Bolsas de fotografia

O Instituto Moreira Salles (IMS) está com edital aberto até novembro para bolsas de fotografia pelos projetos Bolsa de Fotografia ZUM/IMS e Bolsa IMS de Pesquisa em Fotografia. A bolsa ZUM tem valor de R$65 mil e não tem restrição de tema, perfil ou suporte e os fotógrafos têm oito meses para entregar o resultado final do trabalho. Os interessados podem se inscrever no site da ZUM até 02 de novembro.

Já a segunda bolsa é de R$30 mil e é voltada para projetos de pesquisa sobre o lugar da fotografia na formação de representações históricas, sociais e culturais no Brasil, tendo como base imagens do acervo do IMS. Para concorrer a essa bolsa, os interessados devem possuir título de mestre. Estrangeiros também podem concorrer, bastando comprovar residência no Brasil por, no mínimo, um ano. Os interessados podem se inscrever para essa bolsa até o dia 22 de novembro através do site do edital. 

Exposição no IMS

A partir do próximo sábado (10), inaugura a Ocupação Eduardo Coutinho, no IMS Rio. No dia da abertura, vai acontecer uma live no canal do YouTube do IMS com Carlos Alberto Mattos, um dos curadores da exposição, João Moreira Salles, documentarista e produtor de Eduardo Coutinho, e Jordana Berg, editora, contando sobre o processo de produção e finalização do documentário Últimas conversas, de Coutinho. Para conferir a exposição, é necessário agendar a ida através do site, além de manter as medidas de cuidados e prevenção da covid-19.

Semana da criança com Vila Sésamo

Do dia 12 a 17 de outubro a Vila Sésamo vai realizar o projeto Vamos Brincar, iniciativa que vai incentivar hábitos saudáveis para famílias, principalmente as que têm crianças da primeira infância em casa. Alguns dos temas é a importância de uma boa alimentação, exercício físico, higienização pessoal, etc. Vejam release abaixo com mais informações. Além de atrações como, a live também conta com a presença de Elmo e Bel, personagens da Vila. As lives vão acontecer a partir das 10h no canal do YouTube da Vila Sésamo. 

Dia das crianças

Como sabemos, dia 12 de outubro comemora-se o dia das crianças e organizações da Maré pretendem realizar algumas ações para presentear os pequenos, que de acordo com o Censo Populacional da Maré (2019), uma a cada quatro pessoas da Maré são crianças, em um total de 34.034 pessoas de 0 a 14 anos.

O pré-vestibular Unifavela vai presentear 100 crianças com livros e brinquedos que exaltam a cultura afro-brasileira. A ação Brinque Leitura está precisando de doações até o dia 11 de outubro para a compra de bonecas e bonecos pretos da empresa Era Uma Vez o Mundo e compra de livros da livraria Nia Produções Literárias, especializada em literatura negra infantil. Participe aqui: https://eraumavezomundo.com.br/impacto-social/.

A Frente de Mobilização da Maré vai distribuir 500 kits lanches para as crianças, com biscoitos doces e salgados, iogurte, achocolatado, milho de pipoca e suco em caixa. Além de alimentos, também terá giz de cera e caderno de pintura. A ação está arrecadando doações até o dia 14 de outubro para a compra e preparação dos kits. Participe aqui: www.frentemare.com/comodoar.A página Divulga Maré está realizando uma ação de apoio ao grupo Especiais da Maré. O coletivo vai distribuir fraldas infantis e geriátricas e leite para crianças e adultos com deficiência. A ação precisa de doações até o dia 11 de outubro para a compra desses itens de higiene e de alimentação. Participe aqui: www.instagram.com/divulga.mare.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui