Ronda: Fim de Copa América no Maracanã terá 10% de público no estádio

Ronda: Fim de Copa América no Maracanã terá 10% de público no estádio

Por Edu Carvalho, em 09/07/2021 às 17

Prorrogando até o dia 26 de julho as medidas de restrição contra a Covid na cidade, o prefeito Eduardo Paes divulgou a autorização de 10% para assistir a final da Copa América, que ocorre neste sábado. A medida foi publicada na edição extra do Diário Oficial desta sexta-feira e comentada pelo secretário municipal de saúde, Daniel Soranz, na apresentação do 27º Boletim Epidemiológico de Covid-19. Com a decisão, cerca de 6.500 estarão aptos, a partir de testagem, a irem ao local. 

Também na coletiva, foi sinalizado o calendário de vacinação contra a covid-19 da próxima semana, que será realizado de maneira diferente das anteriores, sem a previsão de repescagem por idade. A mudança acontece após com objetivo de reduzir o comportamento de pessoas que tentam escolher, a partir da data, o imunizante. 

Quanto às medidas restritivas, nenhuma alteração em relação às últimas semanas: boates e pistas de dança seguem proibidas, bem como a realização de eventos que necessitem de autorização transitória, em áreas públicas e particulares. Já outras permanecem flexibilizadas, como a entrada de ônibus fretados para entrar na cidade.

Shopping centers, centros comerciais e galerias de lojas; museus e bibliotecas; cinemas e teatros; casas de festas; salões de jogos; circos; áreas de recreação infantil e parques de diversões, temáticos e aquáticos; atrações turísticas; Aquário e jardim zoológico; apresentações, drive-in, feiras, congressos e exposições podem receber pessoas, com capacidade máxima de público sentado sendo de 40% em locais fechados e 60% em locais abertos. Em relação à música nos bares e restaurantes, não há mais limite de horário; nesses locais, a distância entre as mesas deve ser de 1,5 metro.

Se continuar vacinando, pode ter Carnaval 

Em entrevista ao G1, o secretário municipal de saúde, Daniel Soranz, afirmou que não descarta o Carnaval 2022, mas que ele só deve acontecer caso 100% estejam vacinados. O chefe da pasta acredita que o objetivo traçado pelo município será atingido.

”A gente espera que as pessoas possam aproveitar de maneira segura o carnaval, mas isso só pode acontecer quando tiver uma boa cobertura vacinal, com 100% da nossa população vacinada, o que tudo indica que a gente vai conseguir atingir esse objetivo”, afirmou

Para ele, os indicadores de um possível festejo de Momo ou mesmo o Reveíllon, anterior à comemoração, será definido com baixos números de contaminação e população vacinada com as duas doses. .

Covid-19 na Maré

De acordo com o Painel Unificador COVID-19 Nas Favelas, o Conjunto de Favelas da Maré é o 1º lugar nos registros de óbitos e casos dentre as comunidades cariocas. Ao todo, são 6269 casos (aumento de 613 casos na última semana) e 292 mortes no território. Na lista, ainda permanecem em ordem como principais pontos de infecção e óbitos: Rocinha (3.406 casos/129 mortes), Fazenda Coqueiro (2.606 casos/210 mortes), Alemão (2.580/146 mortes), e Complexo da Penha (1.946 casos/103 mortes). 

Máscaras que salvam

Um estudo da Fundação Oswaldo Cruz, a Fiocruz, reforça as evidências sobre a eficácia de diferentes tipos de máscaras para conter a transmissão do novo coronavírus (Sars-CoV-2). Análises com esses itens de proteção usados por pessoas infectadas identificaram a presença do patógeno apenas na parte interna, sugerindo bloqueio da transmissão. O resultado foi verificado tanto nas máscaras cirúrgicas como nos modelos de pano com duas ou três camadas. Veja

A entidade também está desenvolvendo um kit de diagnóstico para detecção do novo coronavírus, que pode ser aplicado diretamente em unidades básicas de saúde, fornecendo o resultado em até 45 minutos, com baixo custo e alta precisão. A iniciativa também conta com a participação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), em parceria com a empresa SPK Solutions.

E pela primeira vez em 2021, nenhum estado apresentou alta nas taxas de incidência e mortalidade devido à Covid-19. A notícia consta no mais recente Boletim divulgado pelo instituto que contabiliza o cenário referente ao período entre 20 de junho e 3 de julho.

Apesar da queda no número de casos e de mortes, os pesquisadores da Fundação alertam que os índices das Síndromes Respiratória Agudas Graves (SRAG), que incluem a Covid-19 e a gripe, ainda são bastante altos em vários estados do país.

Até o fechamento desta edição da Ronda, o país contabilizava 530.344 óbitos e 18.962.786 casos, segundo o consórcio de veículos de imprensa (Globo, Jornal O Globo, Extra, Folha, Estado de São Paulo, G1 e UOL). Aos familiares, parentes e amigos das vítimas, nosso abraço. 

Nós não deixaremos de falar: vacina boa é vacina no braço.
E lembre sempre: #UsaMáscaraMorador

Maré de cultura

De 4 de julho a 29 de agosto, o YouTube do Itaú Cultural (IC) exibe a websérie Olho mágico, voltada para o público infantil, com episódios lançados semanalmente, nos domingos 4, 11, 18 e 25 de julho. Nesta série da Companhia Delas, Aline está vivendo a quarentena sozinha, em casa. Ela não sabe o que fazer para se livrar do tédio – já maratonou todas as séries, assistiu às lives de seus artistas favoritos e tentou de tudo para se distrair. 

A Companhia Ensaio Aberto está com as inscrições abertas para a oficina para atores O Teatro de AgitProp: 1917- 1928 -1933 do Projeto O Breve Século XX: As Vanguardas Históricas. A oficina é gratuita e acontecerá em plataforma digital, nos dias 16, 17 e 19 de julho. Serão oferecidas 20 vagas para atores, atrizes e estudantes de artes cênicas. As inscrições estão abertas até o dia 11 de julho. Para mais informações e inscrições, clique aqui

O Trio Porto Alegre estreia hoje uma obra de Ernst Mahle dedicada ao grupo em recital na Sala Cecília Meireles. No domingo, a Jazz Sinfônica recebe a cantora Vanessa Moreno na Sala São Paulo para um concerto com canções de Chico Buarque e Edu Lobo, entre outros. #DicaDoMeio

A cantora Alessandra Leão apresenta hoje o show Macumbas e Catimbós direto do Sesc Pinheiros. No sábado e no domingo, Margareth Menezes e o bloco Olodum são destaques no Festival Afropop. #DicaDoMeio

Veja o que foi destaque nesta semana no Maré de Notícias! 

Segunda-feira (05/6)

Secretaria de Saúde do Rio investiga suspeita de aplicação de vacinas fora da validade; até o momento, nenhuma unidade aplicou doses vencidas, Edu Carvalho

Alunos e professores mobilizam-se para retorno de CIEP na Vila dos Pinheiros, por Hélio Euclides 

Maré de Notícias #126

Podcast Ronda Maré de Notícias #07 – 28/06 a 04/07/21

Terça-feira (06/6)

Não é hora de escolher vacina, por Edu Carvalho

Covid-19: semana terá repescagem para quem perdeu a data de vacinação por idade, por Redação

Um adeus à Seu Amaro, por Hélio Euclides

Governo Federal anuncia renovação de Auxílio Emergencial, por Edu Carvalho 

Quarta (07/6)

Se as favelas e periferias do Brasil ‘descerem o morro’, Bolsonaro cai?, por Edu Carvalho

Campanha de vacinação contra a gripe é ampliada para atender o público em geral; confira o calendário, por Redação

Quinta-feira (08/7)Novo relatório aponta piora da fome e insegurança alimentar no Brasil durante a pandemia, por Amanda Pinheiro

Se você encontrou um erro de ortografia, notifique-nos por favor, selecionando o texto e pressionar Ctrl + Enter.

Edu Carvalho

Artigos relacionados

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Obrigado!

Nossos editores são notificados.