Ronda Maré de Notícias: 33 regiões administrativas do Rio apresentam alto risco de transmissão para covid-19

Data:

Maré figura como a primeira em ranking de casos e óbitos por coronavírus em painel

Por Edu Carvalho, em 21/05/2021 ás 18h12

Todas as 33 regiões administrativas do município do Rio de Janeiro apresentam risco alto para a transmissão da Covid-19, considerando as internações e óbitos. É o que aponta o  20º Boletim Epidemiológico do município, apresentado nesta sexta-feira (21).

Ao todo, a cidade contabiliza, até o fechamento desta publicação, mais de 310 mil casos de Covid-19 e 25.737 óbitos. Leia com atenção: registrados só em 2021 foram 107.554 casos e 7.217 mortes. Já a taxa de letalidade gira em torno de 6,7%, e a de mortalidade, em 108,3 a cada 100 mil habitantes.  No panorama nacional, o Brasil já ultrapassa de 15,9 milhões de casos e 444 mil mortes.

Na coletiva de hoje, foi noticiado que na última semana, 68 novos casos de variantes do vírus foram identificados na capital fluminense, sendo 41 moradores locais. Desde a identificação do primeiro caso de novas cepas, são 458 casos no município, sendo 373 residentes. São 363 casos da variante brasileira (P.1) e dez da britânica (B.1.1.7). Dos moradores infectados por essas cepas, 28 faleceram, 13 permanecem internados e 332 já são considerados curados. Dos não moradores do Rio infectados pelas variantes, 24 vieram de Manaus, sete de Rondônia e 54 de outros municípios.

Na tentativa de conter os avanços, a Prefeitura prorrogou até 31 de maio às medidas de proteção à vida,  determinando que bares, lanchonetes, restaurantes, quiosques da orla e congêneres funcionem apenas para o consumo com clientes sentados, mantendo distanciamento mínimo de dois metros entre cada conjunto composto por mesa e cadeiras, limitado a oito ocupantes, sendo admitida música ao vivo até as 23h. Já as academias de ginástica, piscinas, centros de treinamento e condicionamento físico podem ter aulas em grupos, com a ocupação dos ambientes limitada a um indivíduo a cada quatro metros quadrados. Para saber mais sobre o decreto, clique aqui

Covid na Maré

Segundo dados do 34º Boletim Conexão Saúde: De olho no corona, de 02/04/2021 até 17/05/2021, foram registrados 4.386 casos de infecção e 271 óbitos em todo o território mareense. Na análise, também foi apontado que a pandemia tem afetado cada vez mais os jovens, atingindo o patamar de 1.080% das mortes no Brasil, na faixa etária de 20 a 29 anos.  O Boletim completo está aqui.


Já o Painel Unificador Covid-19 nas Favelas a Maré segue com 4.418 casos, e 271 mortes. O Painel é uma inciativa que contempla casos suspeitos.

O alerta para quem têm essa idade já havia sido ligado a partir do Boletim do Observatório Covid-19, editado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e publicado no início do mês. 

De acordo com o Painel Unificador COVID-19 Nas Favelas, a Maré figura em 1º lugar nos registros de óbitos e casos, seguida de Rocinha, Alemão, Fazenda Coqueiro e Complexo do Lins. Acompanhe.

Brasil e nova variante

No Maranhão, a confirmação na última quinta-feira, 20, dos primeiros seis casos da B.1.617.2, variante indiana do Sars-Cov-2. Todos os infectados são tripulantes do navio de bandeira de Hong Kong Shandong da Zhi, fretado pela Vale para transportar minério de ferro do porto de São Luís. De acordo com o governo estadual, cerca de cem pessoas tiveram contato com os infectados, e estão sendo testadas e monitoradas. 

Com menor quantidade de IFA, Fiocruz diminui entrega de doses 

O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fundação Oswaldo Cruz (Bio-Manguinhos/Fiocruz) prevê receber nas próximas semanas quantidades da matéria-prima da vacina contra covid-19 menores que sua capacidade produtiva. Em uma reunião da Comissão de Enfrentamento à Covid-19 da Câmara dos Deputados realizada nesta quinta-feira (20), o vice-presidente de Produção e Inovação da fundação, Marco Krieger, avaliou que isso causará novas “pequenas interrupções” da produção como a ocorrida nesta semana. Na Agência Brasil.

Vacina pra quem precisa 

Na próxima segunda-feira, cinco categorias terão sua vacinação antecipada no Rio. Além dos profissionais de educação da rede pública e privada, pessoas com doenças crônicas neurológicas, população em situação de rua, população privada de liberdade e funcionários do sistema privado de liberdade. Com essa inclusão, o município contempla os 20 principais grupos indicados pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19.

Segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social, em relação à população em situação de rua, o processo de imunização será feito por meio das instituições de acolhimento, escritórios de rua e consultórios na rua da SMS. São 7.272 pessoas nessa situação, segundo o censo realizado em 2020. A iniciativa também acontece em capitais do Maranhão, Bahia, São Paulo e Espírito Santo.

Maré de cultura

Trazendo o samba no DNA, Nilcemar Nogueira, Geisa Keti, Vera de Jesus e Selma Candeia – que são, respectivamente, neta de Cartola, filha de Zé Keti, neta de Clementina de Jesus e filha de Candeia – estreiam o show Matriarcas do Sambas. No repertório, clássicos como A voz do morro, Alvorada, Preciso me encontrar e Não vadeia Clementina. E ainda sucessos de Zeca Pagodinho, Almir Guineto, Luiz Carlos da Vila e Xande de Pilares, entre outros compositores. O show acontece amanhã, sábado (22), às 19h, transmitido pelo canal Fita Amarela, no Youtube.  A apresentação contará com duas convidadas: Tia Surica da Portela e Cassiana Pérola Negra, filha da saudosa Jovelina Pérola Negra.

Na segunda (24), a intelectual e ativista do feminismo negro Sueli Carneiro conversa com a sua biógrafa, Bianca Santana, em live realizada pela recém-criada Casa Sueli Carneiro no Twitter. #DicadoMeio

Entre bordados e fotografias, o artista mineiro Rodrigo Mogiz tece novas narrativas LGBTQIA+ em Aqueles (In)visíveis, mostra da Casa Fiat de Cultura que pode ser vista online. #DicaDoMeio

Perdeu alguma matéria da semana do Maré de Notícias? A gente acha para você!  Veja os destaques da semana (17/5 a 21/5):

Segunda, 17/5:
De vassoura na mão, garis não deixam o lixo no chão, por Hélio Euclides 
Após Audiência Pública da ADPF das Favelas, Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) cria canal para receber denúncias de violências e abusos durante operações policiais no Rio, por Dani Moura
Coleta de resíduos sólidos é a chave do próximo Encontro de Saneamento da Maré, por Mariane Rodrigues

Terça, 18/5:
Com vila para prática de esportes, moradores da Maré se tornam ‘olímpicos’, por Hélio Euclides 
Ato na Lagoa lembra um ano do assassinato de João Pedro morto em operação policial, por redação
Rio de Janeiro regulariza aplicação da segunda dose da CoronaVac, por redação

Quarta,19/5:
O lixo é tema do 4º Encontro de Saneamento Básico da Maré, por Hélio Euclides 
Após 20 anos, CeSec retoma pesquisa ‘Elemento suspeito: racismo e abordagem policial no Rio de Janeiro’, por Redação
Dois homens são mortos a tiros na entrada da Cidade de Deus, por Voz das Comunidades
Após receber ex-ministro Ernesto Araújo, CPI da Covid terá presença de Eduardo Pazuello, ex-chefe da Saúde, nesta quarta-feira, por Edu Carvalho

Quinta 20/5:
Como prevenir a Doença Renal Crônica, uma das comorbidades para a covid-19, por Dani Moura
Edital ‘Cultura do carnaval carioca’ destina R$ 3 milhões para grupos representativos da folia de rua, por redação
Polícia Militar faz palestras de prevenção contra exploração sexual infantil em favelas, por redação
‘Onde Tem Vacina’: plataforma auxilia população na busca por postos de vacinação e informações sobre a covid-19 no Brasil, por Edu Carvalho
Feira Virtual oferece vagas de estágios e empregos presenciais e remotas, por Dani Moura
Especialistas apontam possível terceira onda de infecção por covid-19 no Brasil, por Edu Carvalho

Sexta: 21/5:
Em decisão, ministro do STF Edson Fachin vota para analisar descumprimento de ADPF que restringe operações policiais em favelas do Rio, por Edu Carvalho
Prefeitura do Rio divulga novo calendário de vacinação para profissionais de Educação por Edu Carvalho
Enem 2021:prazo para isenção da taxa de inscrição termina dia 28/5, por Dani Moura

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Por um Natal solidário na Maré

Instituições realizam as tradicionais campanhas de Natal. Uma das mais conhecidas no território é a da Associação Especiais da Maré, organização que atende 500 famílias cadastradas, contendo pessoas com deficiência (PcD)

A comunicação comunitária como ferramenta de desenvolvimento e mobilização

Das impressões de mimeógrafo aos grupos de WhatsApp a comunicação comunitária funciona como um importante registro das memórias coletivas das favelas

Baía de Guanabara sobrevive pela defesa de ativistas e ambientalistas

Quarenta anos após sua fundação, o Movimento Baía Viva ainda luta contra a privatização da água, na promoção da educação ambiental, no apoio às populações tradicionais, como pescadores e quilombolas.