Ronda Maré de Notícias: Casos e internações por covid-19 voltam a subir no Rio de Janeiro

Em oposição aos números, secretário de Política Econômica afirma que possibilidade de segunda onda é baixa

Por Andressa Cabral Botelho, em 19/11/2020 às 19h20
Editado por Dani Moura

Contrariando alta de mortes em diversos estados, o secretário de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia Adolfo Sachsida afirmou nesta terça-feira (17) que a possibilidade de uma segunda onda de covid-19 no país é baixíssima. Segundo o secretário, a pasta acompanha os dados de casos e mortes da doença e faz esse acompanhamento para planejar ações para prorrogar o auxílio emergencial e para planejar a retomada econômica.

Os números, entretanto, mostram que a taxa de transmissão no Brasil saiu de 0,68 no dia 10 de novembro para 1,10 na última terça-feira (17), como aponta monitoramento do Imperial College de Londres, no Reino Unido. Isso significa que a cada 100 pessoas contaminadas, outras 110 pessoas são infectadas pelo vírus. Ou cada pessoa transmite para, no mínimo, uma outra. Mais do que isso, esses números reforçam a necessidade de ainda usar máscara e álcool gel na rua, manter a higiene e respeitar o distanciamento social sempre que possível. 

Analisando o painel com os dados da cidade do Rio de Janeiro, é possível notar que houve aumento no número diário de casos. No dia 18 de outubro, a cidade do Rio registrou 91 novos casos, enquanto no dia 18 de novembro, apresentou 913 novos casos, um aumento de 1.003% em um mês. Até o dia 19 de novembro, a capital do Rio tem 129.631 casos confirmados e 12.844 mortes confirmadas e nesta quarta-feira (18) voltou a apresentar alta na média móvel de mortes. Pelo Painel Rio COVID-19, a Maré registrou até o dia 19 de novembro 876 casos e 133 mortes confirmadas. Já no Painel Unificador Covid-19 nas Favelas, o conjunto de favelas tem 1.970 casos e 163 mortes, entre confirmadas e autodeclaradas.

Lockdown em São Gonçalo

Enquanto isso, em algumas cidades brasileiras, os governos já se preparam para evitar os estragos que a segunda onda de covid-19 pode trazer. A Prefeitura de São Gonçalo, na região metropolitana do Rio, decretou nesta quinta-feira (19) a medida de isolamento social total, incluindo fechamento de estabelecimentos até o dia 27 de novembro, como forma de prevenir o contágio da doença na cidade. O município é o terceiro no estado em número de casos e mortes com 15.422 casos e 807 mortes pelo novo coronavírus até 18 de novembro.

Discutindo psicologia na Maré

O projeto de extensão universitária Educação em Direitos Humanos, da Universidade Federal Fluminense (UFF) realizou na segunda-feira (16) a conferência on-line “PSI MARÉ – um projeto coletivo e plural de intervenção psicanalítica na favela”. Você pode assistir aqui.

Projeto Conectividade (Luta Pela Paz)

O programa Rumo ao ENEM, iniciativa da Unicef com ONG Luta pela Paz, está convocando adolescentes e jovens até 24 anos da Maré para fazer estudos preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio. Para participar, os interessados devem estar no ensino médio ou já ter concluído o ensino médio, ambos pela rede estadual de ensino e estar inscrito no ENEM. Os selecionados receberão um kit contendo celular, chip, cinco meses de crédito e material de estudos. Os candidatos devem preencher o formulário de inscrição. O preenchimento deste formulário não garante o recebimento do kit, pois os inscritos estarão sujeitos a análise.

Apresentação da Rede de Apoio às Mulheres da Maré (RAMM)

Na próxima terça-feira, dia 24 de novembro, às 10h, a Rede de Apoio às Mulheres da Maré (RAMM) fará a reapresentação do estudo Fluxo de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência da Maré, lançado em setembro deste ano. Para participar, basta mandar um e-mail para rederamm@gmail.com  e aguardar o link do Zoom, plataforma que será usada para a apresentação. O grupo de trabalho é formado pela Luta pela Paz, Centro de Referência de Mulheres da Maré (CRMM), Centro de Referência para Mulheres Suely Souza de Almeida (CRM), Redes da Maré, Observatório de Favelas, CAPS Magal e a CAP 3.1.

Curso on-line e gratuito sobre Direitos Humanos e Tecnologia

O Instituto Tecnologia e Sociedade (ITS) e a Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) promovem o curso Direitos Humanos e Tecnologia: desafios e perspectivas para a cidadania. A proposta é discutir sobre os possíveis usos da tecnologia como ferramenta para garantir direitos e promover cidadania. O curso é gratuito e on-line, e será dividido em cinco aulas, com a sua primeira aula no dia 30 de novembro. Para informações e inscrições, basta acessar o site da ITS

Edital para empreendedores negros na pós-pandemia

O Fundo Baobá para Equidade Racial, em parceria com Instituto Coca-Cola Brasil, Banco BV e Instituto Votorantimo, lançam o edital Programa de Recuperação Econômica de Pequenos Negócios de Empreendedores(as) Negros(as). O edital é voltado para apoiar pequenos empreendimentos de pessoas negras da periferia ou territórios em contexto de vulnerabilidade socioeconômica do país. 

Os selecionados receberão uma mentoria virtual ao longo de seis meses, além da quantia de 30 mil por projeto. As inscrições acontecem de 11 de novembro a 20 de dezembro no site do Fundo Baobá e o programa terá início em 1 de março de 2021.

Wakanda Forever!

Muitos sentimentos tornam-se inspiração para artistas. Foi o que aconteceu com o designer e ilustrador Draco, que ao saber do falecimento Chadwick Boseman, ator que deu vida ao rei T’challa no filme Pantera Negra, decidiu criar e vender uma arte com o desenho da personagem. A ação cresceu e, em parceria com o Voz das Comunidades, ele decidiu que parte dos desenhos impressos será distribuído para crianças negras moradoras de favelas como Maré, Complexo do Alemão Cidade de Deus. 

Assim como o Draco, o Voz das Comunidades  está convidando crianças de 4 a 12 anos que morem nas favelas da Cidade de Deus, Complexo do Alemão, Complexo da Maré, Complexo da Penha, Santa Marta e Vila Kennedy para fazer um desenho ou pintura inspirada no filme “Pantera Negra” e enviar uma foto para o número de Whatsapp (21) 99893-4031 até o dia 22 de novembro. As imagens selecionadas farão parte de uma exposição virtual.

Podcast FavelaPOD

Está no ar o FavelaPOD #02, podcast do Observatório de Favelas! Em comemoração do Dia Nacional do Conselheiro Tutelar (18/11), o tema é a atuação dos Conselheiros Tutelares responsáveis pela região que abrange a Maré. O podcast faz parte do projeto CRIAndo Rede: proteção à vida de crianças e adolescentes na Maré e está disponível no Spotify e na Apple Podcast. Acesse a pesquisa e conheça mais sobre o projeto. 

Agenda cultural

Do dia 17 ao dia 30 de novembro, o cantor Leoni abre seu Instagram para influencers negros, como Rene Silva, Anielle Franco, Jessé Andarilho e Edu Carvalho, editor do Maré de Notícias, que vai ocupar o perfil do cantor no dia 20 de novembro. Ao longo do dia, ele vai contar um pouco da sua trajetória na comunicação. Vale a pena acompanhar também as outras personalidades que estarão por lá ao longo desses 14 dias e conhecer o trabalho de todos e todas.

O Espaço Cultural Márcio Conde, espaço de memória identidade e resistência da Zona Oeste localizado em Padre Miguel, vai realizar nesta sexta-feira (20) a roda de conversa Herança Africana, em comemoração do dia da consciência negra. O evento vai acontecer no canal do YouTube do espaço a partir das 19h e vai reunir pesquisadores e agitadores culturais, como Andressa Cabral Botelho, editora do Maré de Notícias.

A Cultne, em parceria com Open Society Foundations, Ford Foundation e Olabi realizam nesta sexta-feira (20) o Festival Ori, com uma programação on-line falando sobre tecnologia, inovação e cultura negra. O festival vai ser exibido no canal do YouTube da Cultne.

No sábado (21), a partir das 9h acontece a segunda edição do Festival WOW Rio 2020, organizado pelo Southbank Centre e Redes da Maré. Serão 12 horas seguidas de uma programação que conta com discussões, debates e abordagens profundas com espaço para música, intervenções artísticas e oficinas. Basta acessar o Youtube do Festival e acompanhar.

Perdeu as postagens do Maré de Notícias desta semana? A gente acha para você!

Segunda-feira (15/11)

  • Um escudo contra as doenças, por Hélio Euclides. Leia mais
  • Eduardo Paes e Marcelo Crivella disputam prefeitura em 2º turno; veja lista de vereadores eleitos, por Edu Carvalho e Thaís Cavalcante. Leia mais.

Terça-feira (17/11)

  • Para caminhar para frente, deve-se olhar para trás, por Andressa Cabral Botelho. Leia mais.

Quarta-feira (18/11)

  • Pelo direito à cidadania, por Thaís Cavalcante. Leia mais.
  • Moradores denunciam falta de água na Maré, por Thaís Cavalcante. Leia mais.

Quinta-feira (19/11)

  • Aumento dos casos de covid-19 no Rio chama atenção, por Edu Carvalho. Leia mais
  • Festival WOW Rio 2020 será on-line para debater desafios e conquistas das mulheres em tempos de pandemia, por Dani Moura. Leia mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui