Ronda Maré de Notícias: Ocupação de leitos chega a 94% na rede SUS; governador descarta segunda onda

Data:

Taxa de contágio do Brasil é de 1,30, a maior desde maio, de acordo com monitoramento de Londres

Por Andressa Cabral Botelho, em 27/11/2020, às 18h55
Editado por Edu Carvalho

Nesta sexta-feira (27), o estado do Rio de Janeiro  chegou a 94% de ocupação dos leitos de UTI para covid-19 na rede SUS e mais de 90% na rede privada, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. Nesta manhã, a fila de pacientes com covid-19 – entre casos confirmados e suspeitos – chegou a 276 pessoas, com 123 em estado grave. Mesmo diante o aumento dos casos, o governador em exercício Claudio Castro descartou a possibilidade de segunda onda e a implementação de medidas restritivas no estado, como o lockdown

Por outro lado, ao perceber o aumento de casos e mortes de covid-19, o governador anunciou, durante coletiva no Palácio Guanabara, nesta semana que o estado pretende criar métodos de testagem em massa e intensificar fiscalizações em eventos. A taxa de transmissão no Brasil é a maior desde maio, com índice de 1,30, de acordo com o monitoramento do Imperial College, de Londres, Reino Unido. Isso significa que cada 100 pessoas contaminadas transmitem o vírus para outras 130. 

No estado do Rio são 346.024 pessoas confirmadas e 22.394 mortes por covid-19, de acordo com dados desta quinta-feira (26) da Secretaria de Estado de Saúde. Na cidade, são 134.674 pessoas confirmadas com a doença. Em equivalência, é como se quase todo o Conjunto de Favelas da Maré estivesse infectado. Além disso, 13.192 pessoas morreram na cidade do Rio em decorrência do novo coronavírus, segundo painel da prefeitura do Rio. Na Maré são 944 casos confirmados e 135 mortes até o momento. Segundo o boletim De Olho no Corona!, do dia 17 ao dia 23 de novembro foram 48 novos casos no território, número que vem crescendo desde a primeira semana de novembro.

Medidas na saúde

Em nota conjunta, a Superintendência Estadual do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro e as Secretarias Estadual e Municipal informam que, devido o aumento dos indicadores de saúde em relação ao Covid-19, foram tomadas algumas providências em relação à saúde com o objetivo de liberar o maior número de leitos para covid-19:

– Abertura de 214 leitos;
– A partir do dia 7 de dezembro de 2020, serão suspensas cirurgias eletivas nos hospitais de urgência e emergência da rede SUS no Rio de Janeiro;
– Manutenção de todas as cirurgias eletivas de alta complexidade, como oncológica, bariátrica, vasculares, ortopédicas e neurológicas. 

Cuidados contra a dengue

Anualmente, a população do Estado do Rio é acometida pela dengue. Até o momento, são 4.339 casos neste ano. Com a proximidade do verão é necessário ficar atento/a/e, pois é o período que tem mais proliferação do mosquito. Pensando nisso, a Secretaria Estadual de Saúde fez uma lista de cuidados que as pessoas devem seguir para evitar o aumento dos casos:

• Verifique e cubra caixa d’água, cisterna e reservatórios de água;
• Deixe as lixeiras bem tampadas;
• Coloque areia nos pratos de plantas;
• Recolha o lixo do quintal;
• Limpe as calhas;
• Cubra piscinas;
• Feche os ralos e deixe as tampas dos vasos sanitários abaixadas;
• Limpe e guarde as vasilhas dos bichos de estimação;
• Limpe a bandeja coletora de água do ar-condicionado.

Bolsas de estudos

O Programa Prosseguir está oferecendo 60 bolsas de estudos no valor de R$600 para estudantes universitário negros das regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Além da bolsa, os jovens de universidades públicas e privadas poderão participar também de um programa de fortalecimento e incentivo de liderança e preparação para o mercado de trabalho, além de oferecer também curso de inglês. Em sua terceira edição, o Programa Prosseguir vai ocorrer entre os meses de fevereiro e dezembro de 2021. As inscrições vão até 06 de dezembro e podem ser realizadas pelo site.

Comida artesanal no Natal

O projeto Maré de Sabores, da Redes da Maré, está recebendo encomendas para a temporada “Gostosuras de Natal Maré de Sabores”. As cozinheiras mareenses que fazem parte do projeto irão produzir pães, geleias, rabanadas e outros quitutes. A produção artesanal é feita por demanda e entregue na Maré e em outros bairros. Veja o cardápio completo pelo WhatsApp (21) 97016-6803 e faça o seu pedido.

Pesquisa: Qual é a sua Maré?

A Redes da Maré criou uma pesquisa para os moradores do território responderam sobre como eles veem a favela. A pesquisa tem por objetivo entender a Maré que queremos a partir das necessidades, desejos e direitos de seus moradores.  As informações que forem coletadas ficarão em sigilo. Para responder, acesse aqui.

Cocôzap mapeia saneamento na favela

O Cocôzap, projeto do data_labe, está convocando a participação dos moradores para fazer um mapeamento sobre saneamento básico na Maré, referente a questões da água, lixo ou esgoto das 16 favelas. A proposta do projeto é reunir dados, documentos e reportagens sobre o assunto. Ajude compartilhando fotos e informações sobre a atual situação da sua localidade pelo site do data_labe:

Maré em tempos de coronavírus

No 19° episódio do podcast Maré em tempos de coronavírus, Eliana Sousa fala sobre o medo da segunda onda da covid-19, que chegou a diversos países da Europa e que começa a se desenhar no país. Como se proteger nesse momento? Confira esse episódio e toda a série no perfil  no Spotify.

Abastecimento de água

Na última semana, moradores da Maré e de outras favelas da cidade reclamaram sobre o abastecimento de água. De acordo com a Cedae, a Elevatória do Lameirão, que abastece as cidades de Nilópolis e Rio de Janeiro, está operando em 75% de sua capacidade devido a reparos em motor da unidade. Em um prazo de 20 a 25 dias ela voltará a operar com 100% de sua capacidade. A Companhia reforça que clientes que possuam cisterna e/ou caixa d’água que utilizem a água armazenada somente para tarefas essenciais e pede para que todos economizem água. 

Raiva animal

A Prefeitura do Rio, por meio da Subsecretaria de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, realiza a campanha de vacinação antirrábica 2020. Na favela Rubens Vaz, na Maré, a campanha vai acontecer nos dias 04 e 05 de dezembro, na Associação de Moradores, que fica na Rua João Araújo, 117. A vacinação acontece das 8h às 16h. Não percam! Leve seus bichinhos de estimação. 

Saiba mais sobre o programa de vacinação “Se liga, bicho! Raiva é caso sério”, na matéria escrita pelo repórter Hélio Euclides:

Adote uma cartinha

Com a aproximação do Natal, o espírito natalino invade os nossos corações. Pensando nisso, os Correios contam com a ajuda de milhares de padrinhos e madrinhas dispostos a fazer a magia do Natal acontecer adotando uma cartinha e ser o Papai Noel de uma criança. Qualquer pessoa pode participar da campanha. Basta apenas escolher uma carta e atender o pedido escrito nela. A agência de Bonsucesso é uma das unidades participantes da campanha. Para mais informações, acesse o site dos Correios: http://apps2.correios.com.br/noel/app/adotarCarta/

Agenda Cultural

O cantor Otto retorna aos palcos em show a ser transmitido hoje, direto do Sesc Vila Mariana. Também hoje, a Orquestra Sinfônica Pop Arte Viva convida Mariana Aydar e Mestrinho para uma apresentação de forró orquestrado sob a regência de Amilson Godoy.

O Instituto Brincante completa 28 anos neste sábado (28), data celebrada com show de Antonio Nóbrega e sexteto. No mesmo dia, às 11h, entra no ar no YouTube do Instituto Inhotim uma apresentação gravada da Besta Fera de Jards Macalé.

Sob direção de Natacha Dias, a leitura dramática de As Aves da Noite, baseada no livro de Hilda Hilst, reúne nesta terça-feira (01/12) artistas de diferentes pontos do Brasil no Palco Virtual do Itaú Cultural. No mesmo dia, começa a edição online do Cena Contemporânea – Festival Internacional de Teatro de Brasília; veja a programação.

Na próxima terça-feira (01/12) começa o 10º Festival Novas Frequências, que nesta edição virtual homenageia a compositora Jocy de Oliveira e promove apresentações de Tantão e os Fita, Deafkids e Negro Leo, entre outros. O ‘’esquenta’’ do evento é na segunda, dia 30/11, às 20h, com Guilherme Werneck conduzindo uma conversa com Chico Dub, Pérola Mathias e Bruno Natal no canal da Bravo! no YouTube.

A edição digital da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty) começa na quinta, dia 03, com a mesa ‘’Diáspora’’, com participação da escritora britânica Bernardine Evaristo e da poeta e tradutora Stephanie Borges.

Perdeu as postagens do Maré de Notícias desta semana? A gente acha para você!

Segunda-feira (23/11)
Por uma reforma necessária na saúde, por Hélio Euclides. Leia mais.

Terça-feira (24/11)
Escola Municipal IV Centenário, na Maré, ganha 1º lugar no Circuito Cine Curta. Por Edu Carvalho. Leia mais

Quarta-feira (25/11)
Água não é mercadoria, por Breno Souza e Ruth Ozório. Leia mais.
O racismo velado na criminalização do funk, por Ingra Maciel, publicada originalmente no RioonWatch. Leia mais.
Um pacto entre as organizações do movimento negro brasileiro: a Coalizão Negra por direitos, por Tatiana Lima, publicada originalmente no RioonWatch. Leia mais.
O fenômeno do podcast alcança favelas e periferias pelo Whatsapp, por Thaís Cavalcante. Leia mais. 

Quinta-feira (26/11)
Da Maré à prefeitura, por Renata Souza. Leia mais.
Mortes em operações policiais voltam a subir no Rio; STF cobra medidas aprovadas na ADPF, por Edu Carvalho. Leia mais.

Sexta-Feira (27/11)
Saiba quais são as propostas de Paes e Crivella para as favelas do Rio, por Edu Carvalho. Leia mais.

#Caiu Na Rede é Fake?

Checagem 1: É verdadeiro que deixaram oferenda com dinheiro em cemitério no Rio. 
Checagem 2: É falsa mensagem sobre bolsa de estudo na área da saúde e segurança. 
Checagem 3: É verdadeiro vídeo de grande área com painéis de energia solar.

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Ministra da Saúde faz balanço sobre primeiro ano à frente da pasta e garante prioridade para reconstrução do SUS

Nísia não só resistiu à guerra das fake news – com amplo apoio da comunidade científica brasileira e internacional – como liderou um esforço de resistência (e ciência!) da Fiocruz para combater o coronavírus e salvar vidas na pandemia.

Justiça Itinerante anuncia calendário de 2024; confira datas e locais

O Programa divulgou as datas de atendimento ao público em todo o ano de 2024. Entre os serviços prestados pelo programa estão a retificação de registro civil e gratuidade para segunda via de identidade