Vale a pena ler de novo: 3 matérias sobre Educação

Data:

No Dia da Educação, o Maré de Notícias (MN) celebra o poder transformador da aprendizagem e o papel fundamental da educação na construção de um futuro melhor para todos. Nesta data especial, destacamos três matérias que resgatam histórias inspiradoras, projetos inovadores e iniciativas que estão fazendo a diferença no Conjunto de Favelas da Maré e além. Acompanhe conosco essas narrativas que refletem o compromisso com a promoção do conhecimento e o acesso à educação de qualidade.

Menino da Maré com altas habilidades conclui curso em Harvard – Álvaro, diagnosticado com altas habilidades, concluiu um curso de Programação na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, com assistência financeira. Sua família investiu em seu aprendizado de inglês, e ele está determinado a buscar novas oportunidades para ampliar seus conhecimentos na área de computação.

Pensando a educação ambiental de maneira crítica – O projeto Muda Maré promove uma abordagem de Educação Ambiental crítica, adaptando-a à realidade das favelas como a Maré, abordando questões como racismo ambiental, soberania alimentar e déficit sanitário, e envolvendo moradores locais na construção de soluções para reduzir as desigualdades no bairro.

Para além da sala de aula: a arte como apoio da educação – Na Escola Municipal Escritor Lêdo Ivo, na Maré, o coral do Instituto Sabendo Mais proporciona educação musical para crianças de seis a dez anos, ampliando suas experiências além do currículo escolar. Com cerca de 30 estudantes, o coral oferece apresentações para os familiares, promovendo um ambiente de protagonismo e expectativa. O instituto também desenvolve projetos culturais, esportivos e educacionais em áreas de vulnerabilidade social, beneficiando mais de 10.000 pessoas na região da Maré e adjacências.

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Por um Natal solidário na Maré

Instituições realizam as tradicionais campanhas de Natal. Uma das mais conhecidas no território é a da Associação Especiais da Maré, organização que atende 500 famílias cadastradas, contendo pessoas com deficiência (PcD)

A comunicação comunitária como ferramenta de desenvolvimento e mobilização

Das impressões de mimeógrafo aos grupos de WhatsApp a comunicação comunitária funciona como um importante registro das memórias coletivas das favelas

Baía de Guanabara sobrevive pela defesa de ativistas e ambientalistas

Quarenta anos após sua fundação, o Movimento Baía Viva ainda luta contra a privatização da água, na promoção da educação ambiental, no apoio às populações tradicionais, como pescadores e quilombolas.

Idosos procuram se exercitar em busca de saúde e qualidade de vida

A cidade do Rio de Janeiro tem à disposição alguns projetos com intuito de promover exercícios, como o Vida Ativa, Rio Em Forma, Esporte ao Ar Livre, Academia da Terceira Idade (ATI) e Programa Academia Carioca