Bela Maré faz programação infantil gratuita no próximo sábado (28)

Data:

Atividades gratuitas celebram tradições afro-brasileiras

Arte, ancestralidade e brincadeiras serão o foco da programação infantil gratuita que vai acontecer na Maré no sábado, 28 de outubro, das 13h às 18h. Organizadas pelo Galpão Bela Maré em conjunto com o Solar dos Abacaxis, as atividades celebram as tradições afro-brasileiras. Serão realizadas oficinas, brincadeiras, salão de beleza, cinema, karaokê, além de distribuição de caruru e doces. Pela primeira vez, a artista Preta QueenB Rull, cria da Maré, vai apresentar um repertório para o público infantil.

A parceria entre as duas instituições artísticas começou no ano passado, também com atividades voltadas para o público infantil. Segundo a coordenadora do Galpão Bela Maré, Anna Luiza Oliveira, o sucesso foi absoluto. “Mais de 100 crianças passaram a tarde com a gente. O pensamento conceitual e a atuação política do Solar dos Abacaxis são muito alinhados aos do Galpão Bela Maré, e isso faz com que a gente se aproxime cada vez mais”.

Este ano, a programação, intitulada Onipé Ibeji, vai valorizar a cultura dos festejos em homenagem a Crispina e Crispiniana, orixás que, na umbanda, regem a alegria e a inocência das crianças. Além das oficinas artísticas e das atividades de lazer, serão oferecidos lanches, como pipocas, doces e balas que buscam alimentar não só corpo mas também a alma e a tradição oral.

Leia Mais:
https://mareonline.com.br/mayana-voz-mareense-que-inspira/
https://mareonline.com.br/arte-mareense-no-maior-festival-de-arte-do-mundo/
https://mareonline.com.br/orquestra-mare-do-amanha-volta-de-turne-internacional-e-inspira-novos-sonhos/

O Solar dos Abacaxis, no Centro, e o Galpão Bela Maré, que fica na favela da Nova Holanda, são apoiados pela Samambaia.org, instituição que financia projetos pelo fortalecimento da democracia e da liberdade artística.  Para Anna Luiza, esse apoio é fundamental para o projeto. “O principal é a proximidade: estar próximo, ouvindo e pensando o futuro do Galpão com a gente. É uma parceria que sonha conosco e ajuda a potencializar nossas propostas”.

Onipé Ibeji: confira a programação completa

13h – Distribuição do tradicional caruru de Ibejis
13h às 18h – Exposição FuzuErê – Solar dos Abacaxis + Bela Maré
13h às 18h – Bici Biblioteca no pátio do Galpão
13h às 17h – Salão 2000 com Janice Mascarenhas
13h às 14h – Bom Mesmo É Brincar (brincadeiras infantis)
13h às 16h – Karaokê com bolinhas
13h às 16h – Câmara de ventania com Anti Ribeiro
14h às 15h – Oficina Floresta Viva com Ana Bia Silva
16h – Cine Bela Sessão Especial – As aventuras de Pety + Iemanjá Yemojá: a Criação das Ondas + Tudo verdim, uma constelação de memórias inventadas
16h às 17h – Oficina de Jongo para crianças com Aline Valentim
17h – Show Festa de Preta QueenB Rull
18h – Distribuição do tradicional saquinho de doces

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Como se cadastrar no CadÚnico?

O Cadastro Único (CadÚnico) é um sistema do Governo Federal do Brasil que reúne informações socioeconômicas das famílias de baixa renda.

Orquestras da Maré transformam as vidas de jovens e adultos pela música

A musicalidade das favelas é geralmente conhecida pelo funk, samba e pagode, mas há outros ritmos que também tocam os corações mareenses.

Vale a pena ler de novo: 3 matérias sobre Funk

Dia 12 de julho, o Dia Nacional do Funk uma data dedicada a reconhecer e valorizar a importância cultural e social do funk no Brasil. O Vale a Pena Ver de Novo de hoje destaca três matérias produzidas pelo Maré de Notícias sobre o funk.