Ronda Maré de Notícias: Transmissão comunitária ainda acontece no país

Aumento de novos casos em diversos países do mundo é um alerta para não flexibilizar nos cuidados

Mesmo com a sensação de normalidade e de que a pandemia está mais branda graças à reabertura dos serviços, a transmissão continua acontecendo. Nesse momento é reforçada a necessidade do uso da máscara e dos hábitos de higiene, ficando alerta para não afrouxar na hora do distanciamento. É o que aponta o pesquisador da Fiocruz Fernando Bozza. Como forma de controle da transmissão comunitária, é preciso identificar os casos sintomáticos, realizar a testagem e promover o isolamento dos que foram diagnosticados com a covid-19.

Os números mundo afora mostram que a pandemia ainda é vigente e que qualquer relaxamento pode ser crítico. Na Europa, por exemplo, diversos países que já passaram pela primeira onda retomaram suas medidas de isolamento. Na França, a cada 15 minutos uma pessoa é hospitalizada pelo coronavírus, segundo o ministério da saúde do país. O Reino Unido superou 50 mil mortes na última quarta-feira (11) e é o país mais afetado do continente. Nos Estados Unidos, o número de pessoas hospitalizadas no momento é o mais elevado desde o início da pandemia, ultrapassando a marca de 65 mil pessoas, de acordo com o Covid Tracking Project

Na Maré, são 1.960 casos e 163 mortes acumuladas até o momento, de acordo com o Painel Unificador Covid-19 nas favelas. Já pelo painel da prefeitura, são 833 mareenses confirmados com o novo coronavírus e 133 morreram em decorrência da doença. De acordo com o Boletim De Olho no Corona! divulgado nesta semana, é preciso estar atento ao sair de casa pois ainda vivemos um cenário de incertezas. Os novos casos na cidade do Rio e na Maré oscilaram nos últimos meses, registrando queda em setembro e rápida elevação em outubro. Em 2 de outubro, a cidade do Rio registrou 3.177 novos casos, um recorde ao longo de toda a pandemia, onde o pico de casos foi registrado no final de abril e início de maio. 

Observatório de Favelas lança Cartilha “Como se proteger do Coronavírus?”

Pensando no aumento da transmissão e de uma possível segunda onda no município, o Observatório de Favelas lançou uma cartilha explicativa para moradores de favelas e periferias com todas as informações relacionadas ao novo coronavírus. O material foi feito com o apoio da Fiocruz e tem parceria com Projeto de Extensão da UFRJ e Madre Produtora. Leia aqui: https://bit.ly/3eQjTpp

Volta às aulas da Rede Municipal de Ensino

Mesmo com esse cenário, alunos do Ensino Fundamental do 9º ano, do último ano do Programa de Educação de Jovens e Adultos e do Carioca 2 (projeto de correção de fluxo) nas escolas públicas municipais cariocas voltarão às aulas presenciais a partir do dia 17 de novembro. Ao todo, são 61 mil alunos, divididos em 427 unidades escolares, de acordo com a Secretaria Municipal de Educação. Professores, coordenadores, diretores e demais integrantes da comunidade escolar estão passando pelo processo de reorganização para a retomada. 

Serão três horas de aula em dois dias da semana – às terças e quintas-feiras – com divisão das turmas entre os turnos da manhã e tarde para evitar aglomeração. No período da noite as escolas receberão alunos do PEJA. 

Chamada para documentário “Novo Rio”

Atenção moradores e moradoras da Maré! A TV Coragem está em busca de pessoas do território para participarem do documentário “Novo Rio”, falando sobre sua migração da região nordeste até a chegada no conjunto de favelas da Maré nos anos 80. A produção é uma parceria entre o Observatório de Favelas e o fomento do Boöell Stiftung e Fábrica de Imagens. O objetivo é contar memórias, experiências dessas viagens e também os desafios enfrentados durante o período. Interessados devem entrar em contato com a TV Coragem por e-mail: coragem.tv.web@gmail.com

Tem mareense na TV!

No último domingo (08) estreou o programa RioLiveFilme, mostrando a atuação e depoimentos de figuras relevantes do audiovisual carioca. O segundo programa, que será exibido no dia 15 de novembro, tem como entrevistado o músico Bhega Silva (15/11), responsável pelo projeto “Cineminha no Beco”, que leva a magia do cinema aos moradores da Maré. O programa é uma parceria entre a Prefeitura do Rio, a MultiRio e a RioFilme e vai ser transmitida nos canais 26 e 526 da Net.

Cocôzap lança⁣ Plano de Monitoramento Popular

A equipe do Cocôzap, projeto que atua na Maré recebendo relatos sobre o saneamento básico no território, produziu o Plano de Monitoramento Popular, com o objetivo de garantir que os direitos do relacionados ao saneamento básico sejam garantidos. O levantamento reúne dados oficiais, além de análises feitas por especialistas, contando com resgate histórico do problema na Maré. Leia aqui: https://bit.ly/36oT0Fg

Light monta esquema especial para as eleições no Rio

Pensando na boa realização das eleições, a Light montou um esquema especial para este domingo, dia 15, e domingo, dia 29 – caso haja segundo turno. Serão cerca de 700 profissionais envolvidos em todo o atendimento ao longo do dia. Técnicos estarão de plantão em toda a área de concessão da empresa, concentrados nas principais zonas eleitorais. Equipes de emergência da empresa ficarão de prontidão próximos a sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

A concessionária estará disponível aos clientes nos canais de atendimento abaixo:

– Disque-Light Emergência: (0800 021 0196);

– Para informar falta de luz, “Light já” – envie o Código da Instalação por SMS para o nº 54448; ou pelo Twitter, enviando por DM (mensagem direta) para o @lightclientes #luz número da instalação;

– Aplicativo Light Clientes para iPhone, Windows Phone e Android (gratuito na App Store, Windows Marketplace e Google Play);

– Redes Sociais (twitter/lightclientes e facebook/lightclientes).

Prêmio Innovare divulga finalistas de sua 17ª edição

O Eixo Direito à Segurança Pública e Acesso à Justiça, da Redes da Maré, sob o tema “Defesa da Liberdade” é um dos finalistas da categoria Destaque do Prêmio Innovare, que está em sua 17ª edição. A premiação destaca as boas iniciativas da área jurídica, idealizadas e/ou colocadas em prática por advogados, defensores, promotores, magistrados e por profissionais interessados em aprimorar a Justiça brasileira, facilitando o acesso da população ao atendimento. O resultado será divulgado na cerimônia que acontece no dia 1º de dezembro.

Agenda Cultural

Até domingo a Mostra Nicho Novembro exibe quatro longas e 12 curtas de países como Angola, Ruanda e Estados Unidos, além do Brasil. A iniciativa é do Instituto Nicho 54, que trabalha para a formação de jovens profissionais negros no audiovisual.

A partir de quarta-feira acontece o  1º Festival Internacional do Audiovisual Negro do Brasil (FIANb) na plataforma TodesPlay com filmes selecionados por curadores de todas as regiões do país.

Na próxima quinta-feira, dia 19, é dia de Grammy Latino e dessa vez, a edição será transmitida pelo Facebook. O evento contará com apresentação de cantores brasileiros, como Emicida e Marcos Valle, que também irão anunciar as categorias em português.

Neste ano, em razão da pandemia do novo coronavírus, o Festival Mulheres do Mundo – WOW acontecerá totalmente on-line. As mais de 30 convidadas estarão juntas em uma programação de 12 horas para trocarem experiências e refletirem sobre os desafios contemporâneos por meio de diálogos, oficinas e intervenções artísticas. A abertura do encontro é dia 21 de novembro, com uma conversa entre Eliana Sousa (Redes da Maré) e a atriz Tais Araújo, falando sobre os desafios em tempos de pandemia, desigualdade social no Brasil, educação, cultura e a importância das redes de apoio. A programação completa já está no site e será transmitido pelo Youtube do Festival! 

Perdeu as publicações da semana do Maré de Notícias?

Segunda-feira (09/11)

  • Eleições 2020: O que os prefeitáveis do Rio propõem para as favelas?, por Tatiana Lima (publicado originalmente no RioOnWatch). Leia mais

Terça-feira (10/11)

  • “Eles vieram para matar”, por Daniele Moura. Leia mais.
  • Um Vaticano na Maré: missas são cantadas em latim, por Thaís Cavalcante. Leia mais.
  • Anvisa interrompe estudos da vacina Coronavac, por Edu Carvalho. Leia mais.

Quarta-feira (11/11)

  • O legado de Maria da Penha Leite, por Geraldo Marins e Sara Alvez. Leia mais.
  • Cadu Barcellos deixa legado para o cinema e as favelas, por Thaís Cavalcante. Leia Mais.
  • Seções eleitorais do Ciep Hélio Smidt serão transferidas para outras escolas da Maré, por Hélio Euclides. Leia mais.

Quinta-feira (12/11)

  • O uso da voz para mobilização, por Hélio Euclides. Leia mais.
  • Maré, uma onda gigante de força política, por Thaís Cavalcante. Leia mais.

Sexta-feira (13/11)

  • Por mais eleições enegrecidas, por Thais Custodio. Leia mais.

#Caiu na rede

Checagem 1: É verdadeira mensagem sobre bolsas de inglês, mas inscrições estão encerradas.Checagem 2: Agência de comunicação já preencheu vaga para assessor de imprensa.
Checagem 3: É falso que Polícia Militar do Rio de Janeiro tem novo ‘caveirão’.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui