Ronda Maré de Notícias: Prefeitura determina horários das atividades econômicas

Data:

Medidas entram em vigor a partir de meia noite desta sexta-feira e vale até o dia 19 de abril

Por Andressa Cabral Botelho, em 09/04/2021 às 20h35

Nesta sexta-feira (09) o prefeito Eduardo Paes anunciou a manutenção das medidas de restrição do novo coronavírus. Entretanto, as medidas restritivas serão mantidas para alguns setores e haverá escala nos horários de funcionamento das atividades econômicas. Diante os números de internação e óbitos ainda serem expressivos, e o município ainda apresentar risco muito alto de contágio, as medidas serão mantidas desde a meia noite do dia 09 até o dia 19 de abril.

Os números ainda são preocupantes, mas segundo o 14º Boletim Epidemiológico, houve uma queda no número de atendimentos de casos suspeitos da doença em unidades de urgência. A cidade do Rio registrou até o momento, 236.339 casos e 21.613 mortes pela covid-19. Destes, 1;334 casos e 177 mortes aconteceram nas últimas 24h. 

Para manter as medidas, é importante saber o que está com o funcionamento suspenso e quais os horários de outras atividades. É proibida a permanência em praias, parques e cachoeiras, comércio ambulante e fixo  nessas localidades, assim como a realização de atividades e esportes coletivos, seja em área aberta ou fechada, como academias. Atividades físicas individuais estão liberadas. Não é permitido o estacionamento na orla, exceto para moradores, prioridades (idosos, pessoas com deficiência, autistas) e hóspedes.

Setores de serviços e equipamentos culturais, como museus, cinemas, teatros, parque de diversões, centros de exposições estarão abertos das 12h às 21h. E demais atividades comerciais, shoppings e centros comerciais estarão abertas das 10h às 18h, respeitando as regras de restrição abaixo:

  • Limitar a capacidade em 50% da capacidade interna do estabelecimento;
  • Priorizar o serviço de entrega em domicílio ou retirada na loja;
  • Proibir o consumo de alimentos e bebidas no local.

Vacinação na cidade

O prefeito comemorou os números de vacinação na cidade, que nesta semana ultrapassou a marca de um milhão de pessoas que já receberam, ao menos, a primeira dose, totalizando em 14,9% da população. Considerando a segunda dose, são 1,3 milhões de vacinas aplicadas. Entretanto, até o dia 06 de abril apenas 6% dos mareenses recebeu a primeira dose da vacina, o que equivale a 8.418 pessoas de uma população de cerca de 140 mil. Contando com a segunda dose, que apenas 1.662 pessoas já receberam, o número de mareenses vacinados sobe para 10.080. 

Até  o momento, a campanha de vacinação segue sem atrasos, acompanhando o calendário anunciado no final de março. Foram abertos nesta semana dois novos pontos de vacinação: no Imperator (Méier) e no Cacique de Ramos (Olaria), que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Covid-19 na Maré e Manguinhos

Nos últimos 15 dias, a Maré registrou 250 novos casos de covid-19, um crescimento de 89% em relação ao período entre 09 e 22 de março, onde foram registrados 123 casos. Desde o dia 16 de março que a Maré não registra nenhuma morte no território, conforme mostra a edição mais recente do boletim Conexão Saúde – De Olho no Corona. São até agora, 2.114 pessoas que testaram positivo na Maré e 173 mortes. Entre 23/3 e 05/4, Manguinhos teve 55 novos casos e 4 novas mortes no território, totalizando agora em 352 casos e 70 mortos.

Festival Roque Pense

O Festival Roque Pense!, que acontecia de maneira itinerante em diferentes municípios da Baixada, precisou adaptar-se à realidade pandêmica e em 2021 e terá sua primeira edição totalmente online. Ao longo dos dias 09, 10 e 11 de abril, o festival vai trazer diversas atrações femininas que irão homenagear três lideranças femininas da cultura e dos direitos humanos: Mãe Beata de Yemonjá, Mãe Meninazinha de Oxum e a poetisa Lírian Tabosa. 

A proposta do festival é possibilitar que mulheres que atuam com cultura possam ocupar cargos que normalmente são destinados a homens, tendo o seu trabalho valorizado e reconhecido, além de ter novas experiências profissionais. As apresentações acontecem sempre às 20h e podem ser assistidas pelo canal do YouTube do festival.

Projeto Janelas para o Amanhã

Muitas crianças e jovens de favelas e periferias ainda não têm acesso a tecnologias e vivem numa situação de exclusão digital. Pensando nessa questão, o programa de inclusão digital da Petrobras Janelas para o Amanhã vai beneficiar 50 mil estudantes de 230 escolas públicas com a doação de 9 mil computadores e formação digital de 2 mil professores e 2.500 alunos. As inscrições estão abertas para escolas públicas de municípios do Rio de Janeiro e se estendem até o dia 23 de abril. Saiba mais no site do programa.

Perdeu alguma matéria? O Maré de Notícias acha para você:

Segunda-feira (05)
Justiça do Rio suspende retorno de aulas presenciais, por Redação. Leia mais.
Covid sem recreio, por Edilana Damasceno / data_labe. Leia mais.
Organizações comunitárias promovem ações junto à Enel em prol da Eficiência Energética, por RioOnWatch. Leia mais.

Terça-feira (06)
CEDAE interrompe Sistema Guandu; reabastecimento pode levar até 48 horas para ser normalizado, por Edu Carvalho. Leia mais.
Olhem para a fome: pesquisa revela que 19 milhões de brasileiros enfrentam a insegurança alimentar no dia a dia, por Redação. Leia mais.

Quarta-feira (07)
O retorno (ou não) das aulas e a vida dos responsáveis, estudantes e professores, por Kelly San. Leia mais.
Com mais de 4 mil mortes pela Covid-19 em 24h, Bolsonaro brinca: “Agora eu sou genocida”, por Edu Carvalho. Leia mais.
Para Fiocruz, pandemia pode permanecer em níveis críticos em abril no Brasil, por Agência Fiocruz. Leia mais.
Dia do jornalista: o informar e o formar por meio das notícias, por Andressa Cabral Botelho. Leia mais.

Quinta-feira (08)
Estudo revela que infecção por covid-19 pode apresentar sintomas mais fortes, por Andressa Cabral Botelho. Leia mais.
Suspeita de Ação da CEDAE para eliminar efeitos da geosmina acabou lançando metal pesado na água, por Babi Wentz, via Diário do Rio. Leia mais.
Por falta de insumos, Instituto Butantan suspende produção de CoronaVac, por Andressa Cabral Botelho. Leia mais.
Pedágio da Linha Amarela volta a ser cobrado nesta sexta-feira, por Andressa Cabral Botelho. Leia mais.

Sexta-feira (09)
STF decide contra a liberação de missas e cultos presenciais durante a pandemia, por Andressa Cabral Botelho. Leia mais.
Rap: um estilo de vida para jovens de Marcílio Dias, por Hélio Euclides. Leia mais.
Campanha “Se liga no Corona!” completa um ano com ações em favelas e mídias sociais, por Luiza Gomes (Cooperação Social da Fiocruz). Leia mais.
Enem 2021: o impacto da crise da saúde na educação, por Kelly San. Leia mais.

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Casos de Tuberculose aumentaram em todo o Brasil e populações vulneráveis são as mais afetadas

No Brasil, a tuberculose esteve sob controle até 2017, mas nos últimos anos, os índices voltaram a aumentar. Segundo o Ministério da Saúde, o número de mortes de infectados passou de 2.720 mil em 2022 para 80 mil em 2023.

Migrantes africanos preservam a origem e criam novas expressões culturais na Maré

Dentro do bairro Maré, existe um outro bairro: o Bairro dos Angolanos. O local abriga a comunidade migrante no território que, de acordo com o Censo Maré (2019), conta com 278 moradores estrangeiros.

Por que a ADPF DAS favelas não pode acabar

A ADPF 635, em julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF), é um importante instrumento jurídico para garantir os direitos previstos na Constituição e tem como principal objetivo a redução da letalidade policial.