Ronda: Com aumento de casos de gripe no Rio, Prefeitura convoca população para vacinação

Data:

Por Edu Carvalho, em 26/11/2021 às 17h

Observando o exponencial aumento do número de casos de influenza A na capital do Rio de Janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) acendeu o alerta para o aumento da procura de atendimento nas unidades de saúde. A pasta iniciou uma investigação epidemiológica, através da Superintendência de Vigilância em Saúde, que na última semana constatou um aumento de resultados positivos para a gripe. Apenas cerca de 3% dos casos testados apresentaram positividade para Covid-19.

Para controle do cenário, a Prefeitura recomendou medidas de proteção iguais às de proteção para a covid-19, dentre elas: manter o distanciamento social; uso de máscaras e higiene das mãos com álcool 70% ou; quando possível, água e sabão.

Além disso, há uma convocação urgente para que o carioca que ainda não tomou a vacina contra a gripe procure a unidade mais próxima de sua casa (Clínicas da Família ou Centros Municipais de Saúde), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Ontem, quinta-feira (25/11), a capital registrou recorde de 67.627 doses em um único dia. Não há necessidade de intervalo entre as doses da Covid-19 e da gripe. A aplicação da vacina é destinada a pessoas a partir de seis meses de idade, especialmente os grupos prioritários: idosos, crianças, trabalhadores da Saúde, gestantes e puérperas.

É pra ficar ligado

Vale ressaltar que a pessoa que estiver com sintomas de gripe ou covid-19 não deve tomar a vacina. Caso não saiba o local mais perto, basta consultar no site: prefeitura.rio/ondeseratendido.

A Rocinha é tida como um dos epicentros de disseminação, como aponta o jornal Fala Roça. De acordo com apuração feita pelo site no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SINPI), somente 19.515 doses da vacina contra a Influenza foram aplicadas nos moradores da Rocinha em 2021.

A luta continua

O Supremo Tribunal Federal (STF) adiou mais uma vez a votação do julgamento da Ação Pública 635, conhecida como “ADPF das Favelas”, para o dia 2 de dezembro. A votação estava marcada para esta quinta-feira (25), poucos dias depois de um policial e nove homens serem mortos em uma ação no Conjunto do Salgueiro, em São Gonçalo. 

A ADPF trata-se de uma mobilização liderada pelos movimentos de favelas, de familiares de vítimas de violência de Estado, o partido PSB e demais organizações de direitos humanos. O Maré de Notícias continuará de olho na decisão. 

Máscaras que salvam
Nós não deixaremos de falar: vacina boa é vacina no braço.
E lembre sempre: #UsaMáscaraMorador

Até o fechamento desta edição da Ronda, o país contabilizava mais de 613.697 óbitos e 22.055.608 casos, segundo o consórcio de veículos de imprensa (Globo, Jornal O Globo, Extra, Folha, Estado de São Paulo, G1 e UOL). Aos familiares, parentes e amigos das vítimas, nosso abraço.

Maré de Cultura

Direto do Centro de Convenções Salvador, o festival Afropunk Bahia transmite nesse sábado os encontros musicais da cantora Luedji Luna com o duo Yoún, de Mano Brown com a revelação do R&B Duquesa e do bloco Ilê Aiyê com a MC Tássia Reis, entre outros. Confira a programação. #DicaDoMeioEDaBravo

Começa amanhã a 19ª Festa Literária Internacional de Paraty, a Flip, que transmite de forma gratuita conversas diárias com a presença (virtual) de autores internacionais, como a canadense Margaret Atwood, a norte-americana Alice Walker e a sul-coreana Han Kang. #DicaDoMeioEDaBravo

Perdeu as matérias da semana? Se liga nos destaques!

Segunda-feira (22/11)

Chacina do Salgueiro: essa é a política de segurança oficial de Cláudio Castro, por Rede de Observatórios da Segurança 

Dia Nacional do Doador de Sangue terá ação de moradores da Maré nesta quinta para a realização de coleta em Bonsucesso, por Hélio Euclides 

Uma coisa puxa outra e outra…, por Alexandre dos Santos

Quarta-feira (24/11)

Espaço do Leitor: “Tijolinho”, por Romário Euzébio

Coletânea de relatos sobre isolamento é finalista do maior prêmio da literatura nacional, por Tamyres Matos 

Quinta-feira (25/11)

STF julga nesta quinta ADPF das Favelas, por Edu Carvalho

Sexta-feira (26/11) 

Instituto Vida Real cria local de plantio de hortaliças com apoio de alunos, por Hélio Euclides

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Dezembro Vermelho: HIV não tem rosto

Um dia, Vitor Ramos, influenciador digital estava entre as milhares de pessoas que viviam com HIV, mas ainda não sabia disso. Por conta do diagnóstico tardio, ele sofreu sequelas, no entanto, com tratamento adequada tornou-se indetectável

A favela é um espaço de potência negra

As favelas do Rio de Janeiro - hoje espaços de resistência -, historicamente se formaram como reflexo de um processo de exclusão social e racial, que remonta ao período pós-abolição da escravidão no Brasil.

Álvaro, morador da Maré, é o carioca mais jovem a receber a medalha Pedro Ernesto na Câmara

Alvinho recebe maior condecoração municipal pela luta para estudar e pelo desejo de colocar suas altas habilidades para ajudar outras crianças.