Ronda: Com aumento de casos de gripe no Rio, Prefeitura convoca população para vacinação

Ronda: Com aumento de casos de gripe no Rio, Prefeitura convoca população para vacinação

Por Edu Carvalho, em 26/11/2021 às 17h

Observando o exponencial aumento do número de casos de influenza A na capital do Rio de Janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) acendeu o alerta para o aumento da procura de atendimento nas unidades de saúde. A pasta iniciou uma investigação epidemiológica, através da Superintendência de Vigilância em Saúde, que na última semana constatou um aumento de resultados positivos para a gripe. Apenas cerca de 3% dos casos testados apresentaram positividade para Covid-19.

Para controle do cenário, a Prefeitura recomendou medidas de proteção iguais às de proteção para a covid-19, dentre elas: manter o distanciamento social; uso de máscaras e higiene das mãos com álcool 70% ou; quando possível, água e sabão.

Além disso, há uma convocação urgente para que o carioca que ainda não tomou a vacina contra a gripe procure a unidade mais próxima de sua casa (Clínicas da Família ou Centros Municipais de Saúde), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Ontem, quinta-feira (25/11), a capital registrou recorde de 67.627 doses em um único dia. Não há necessidade de intervalo entre as doses da Covid-19 e da gripe. A aplicação da vacina é destinada a pessoas a partir de seis meses de idade, especialmente os grupos prioritários: idosos, crianças, trabalhadores da Saúde, gestantes e puérperas.

É pra ficar ligado

Vale ressaltar que a pessoa que estiver com sintomas de gripe ou covid-19 não deve tomar a vacina. Caso não saiba o local mais perto, basta consultar no site: prefeitura.rio/ondeseratendido.

A Rocinha é tida como um dos epicentros de disseminação, como aponta o jornal Fala Roça. De acordo com apuração feita pelo site no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SINPI), somente 19.515 doses da vacina contra a Influenza foram aplicadas nos moradores da Rocinha em 2021.

A luta continua

O Supremo Tribunal Federal (STF) adiou mais uma vez a votação do julgamento da Ação Pública 635, conhecida como “ADPF das Favelas”, para o dia 2 de dezembro. A votação estava marcada para esta quinta-feira (25), poucos dias depois de um policial e nove homens serem mortos em uma ação no Conjunto do Salgueiro, em São Gonçalo. 

A ADPF trata-se de uma mobilização liderada pelos movimentos de favelas, de familiares de vítimas de violência de Estado, o partido PSB e demais organizações de direitos humanos. O Maré de Notícias continuará de olho na decisão. 

Máscaras que salvam
Nós não deixaremos de falar: vacina boa é vacina no braço.
E lembre sempre: #UsaMáscaraMorador

Até o fechamento desta edição da Ronda, o país contabilizava mais de 613.697 óbitos e 22.055.608 casos, segundo o consórcio de veículos de imprensa (Globo, Jornal O Globo, Extra, Folha, Estado de São Paulo, G1 e UOL). Aos familiares, parentes e amigos das vítimas, nosso abraço.

Maré de Cultura

Direto do Centro de Convenções Salvador, o festival Afropunk Bahia transmite nesse sábado os encontros musicais da cantora Luedji Luna com o duo Yoún, de Mano Brown com a revelação do R&B Duquesa e do bloco Ilê Aiyê com a MC Tássia Reis, entre outros. Confira a programação. #DicaDoMeioEDaBravo

Começa amanhã a 19ª Festa Literária Internacional de Paraty, a Flip, que transmite de forma gratuita conversas diárias com a presença (virtual) de autores internacionais, como a canadense Margaret Atwood, a norte-americana Alice Walker e a sul-coreana Han Kang. #DicaDoMeioEDaBravo

Perdeu as matérias da semana? Se liga nos destaques!

Segunda-feira (22/11)

Chacina do Salgueiro: essa é a política de segurança oficial de Cláudio Castro, por Rede de Observatórios da Segurança 

Dia Nacional do Doador de Sangue terá ação de moradores da Maré nesta quinta para a realização de coleta em Bonsucesso, por Hélio Euclides 

Uma coisa puxa outra e outra…, por Alexandre dos Santos

Quarta-feira (24/11)

Espaço do Leitor: “Tijolinho”, por Romário Euzébio

Coletânea de relatos sobre isolamento é finalista do maior prêmio da literatura nacional, por Tamyres Matos 

Quinta-feira (25/11)

STF julga nesta quinta ADPF das Favelas, por Edu Carvalho

Sexta-feira (26/11) 

Instituto Vida Real cria local de plantio de hortaliças com apoio de alunos, por Hélio Euclides

Se você encontrou um erro de ortografia, notifique-nos por favor, selecionando o texto e pressionar Ctrl + Enter.

Edu Carvalho

Artigos relacionados

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Obrigado!

Nossos editores são notificados.