Ronda Maré de Notícias: Aumento de casos de covid-19 forçam hospitais a suspenderem cirurgias

Data:

Cirurgias para pacientes diagnosticados com câncer e doenças do coração seguem mantidas

Por Edu Carvalho, em 18/12/2020, às 19h20
Editado por Andressa Cabral Botelho

Nesta sexta-feira, 18, a Prefeitura do Rio suspendeu, mais uma vez, as cirurgias eletivas na rede pública municipal. A medida leva em consideração o aumento de casos e da demanda de leitos por pacientes com covid-19. Ao todo, são 3.493 novos casos da covid-19, chegando perto de bater a marca de 400 mil infectados. Nas favelas do Rio, segundo o Painel Unificador COVID-19 Nas Favelas, são 26.230 casos e 2.917 mortes, entre confirmadas e autodeclarados. Na Maré, entre os dias 08 e 14 de dezembro, foram registrados 127 novos casos, de acordo com o boletim De Olho no Corona!. Ainda de acordo com o levantamento, a Maré possui 1.205 casos e 137 mortes pelo novo coronavírus.

Segundo a resolução da Secretaria Municipal de Saúde, “a situação demanda o emprego urgente de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública”. As exceções ficam por conta de cirurgias oncológicas e cardiovasculares. Para as demais situações, a SMS recomenda que só sejam realizados procedimentos cirúrgicos em casos de urgência e emergência.

A suspensão das cirurgias eletivas é por tempo indeterminado. Profissionais e recursos materiais serão direcionados para o enfrentamento da pandemia. O clima é de apreensão frente às festas de Natal e Ano Novo, quando famílias vão se encontrar após um longo período, o que pode significar um repique da pandemia. O país registra até o momento 7.162.978 casos e 185.850 mortes, de acordo com o Ministério da Saúde. Nas últimas 24h, 52.544 pessoas testaram positivo para covid-19.

Vacinação contra covid-19

O governo federal apresentou no início da semana o Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a covid-19. Ainda sem data de início, ele prevê iniciar a vacinação por quatro grupos prioritários, somando 50 milhões de pessoas. A prioridade será para trabalhadores da saúde, idosos, pessoas com doenças crônicas (hipertensão de difícil controle, diabetes mellitus, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, entre outras), professores, forças de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional. Estes grupos receberão duas doses em um intervalo de 14 dias entre a primeira e a segunda injeção.

Fazendo o Bem Maré faz arrecadação de alimentos

O grupo “Fazendo o Bem Maré” está planejando uma ação de fim de ano para os moradores do território no dia 29/12, terça-feira. Para a preparação da ceia, estão arrecadando os seguintes alimentos: 40kg peito de frango, 10kg de arroz, 5kg de feijão, 5kg de macarrão parafuso, 4kg de farinha, 4kg de cebola, 1kg de tomate, 1kg de alho, 3kg de maionese, 2 latas de óleo, 5 latas de milho, orégano, pimenta, água, guaravita e descartáveis. O grupo aceita doações até o dia 23/12 na Rua Projetada D, n°174, na favela Salsa e Merengue, Maré. Também arrecadam fundos para outras ações de voluntariado. Para doar clique aqui.

Inscrições abertas para Oficina Mulheres Ceramistas da Maré

O projeto Mulheres Ceramistas da Maré está com inscrições abertas para uma oficina gratuita e on-line de cerâmica negra. Serão disponibilizadas cinco aulas com a história do projeto, história da arte ancestral da cerâmica negra e também suas técnicas. A iniciativa é realizada pela Maré de Artes e Esportes, com a curadoria de Flávio Rocha. Para fazer a inscrição, clique aqui.

Coletivos da Maré recebem homenagem

A Campanha Maré diz NÃO ao Coronavírus da Redes da Maré e o grupo Frente de Mobilização da Maré, composto por moradores voluntários, receberam a homenagem Carolina Maria de Jesus da Comissão de Direitos Humanos da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro), pelas mãos da deputada Renata Souza, cria da Maré e presidente da Comissão. A homenagem é uma forma de reconhecer a atuação territorial no combate à pandemia de covid-19 nas 16 favelas da Maré e suas consequências sociais vividas pelos moradores do território. 

Ação de vacinação contra a gripe neste final de semana

Neste fim de semana, dias 19 e 20 de dezembro, terá uma ação de vacinação de tetravalente na Maré, que combate o vírus da gripe e outros. No sábado (19), a campanha será das 9h às 16h na Nova Holanda (Rua Teixeira Ribeiro, 521 no Galpão Ritma). Já no dia domingo (20) a vacinação será na Vila dos Pinheiros, especificamente no CIEP Gustavo Capanema (Via a1 s/n), também das 9h às 16h na. A ação é uma parceria da Redes da Maré com a Drogarias Pacheco. 

Fique atento às contra-indicações:?

  • Gestantes, crianças menores de 6 meses de idade, crianças que tenham alergia à neomicina ou outro componente da sua fórmula, que receberam transfusão sanguínea nos últimos 3 meses ou que tem alguma doença que prejudique a imunidade, como HIV ou câncer;
  • Pessoas com febre ou sintomas de gripe no momento da vacinação;
  • Alérgicos a ovos de galinha;
  • Crianças que apresentem alguma infecção aguda como febre alta, entretanto, não deve deixar de ser feita em casos de infecções leves, como resfriados;
  • Pessoas que estejam passando por algum tratamento que diminua o funcionamento do sistema imunológico.

Banco de Leite Humano busca doadoras

Já pensou em ser uma doadora de leite materno e ajudar a salvar a vida de um bebê recém-nascido? Fazer parte do Banco de Leite Humano é muito mais fácil do que as pessoas imaginam. Os pré-requisitos são poucos: a mulher precisa ter um bebê que está amamentando e este bebê tem que estar evoluindo bem de peso e crescimento. Para as mamães que querem doar, há a possibilidade dos profissionais irem até a residência buscar o leite. O hospital Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias, tem um carro que a equipe consegue fazer a coleta do material sempre que uma mãe entra em contato. Em caso de dúvida sobre a doação de leite materno, é só entrar em contato pelo disque amamentação: (21) 3675-0910. O atendimento é 24h.

Hospital Federal de Bonsucesso tem classe hospitalar

A Secretaria Municipal de Educação renovou o convênio com a classe hospitalar do Hospital Federal de Bonsucesso. As classes hospitalares funcionam como uma escola da Rede Municipal de Ensino: de segunda a sexta-feira, em horários de aula definidos, as crianças internadas nas unidades hospitalares podem frequentar as aulas, mesmo que não estudem em uma escola da Prefeitura. O único pré-requisito é que o aluno seja liberado pela equipe médica para frequentar a sala de aula – em alguns casos, as lições são ensinadas no leito do hospital.

Durante a pandemia, os alunos não pararam de receber atendimento. Mesmo com a suspensão das aulas em toda a Rede Municipal de Ensino, as classes hospitalares receberam aulas remotas por meio dos aplicativos Escola.Rio e SME Carioca 2020.

Mudanças na rotina de coleta no Natal e no Ano Novo

A Comlurb informa que as coletas de lixo domiciliar serão alteradas, excepcionalmente, no Natal e no Ano Novo para possibilitar que os garis tenham a oportunidade de comemorar junto com as suas famílias. Atenção às mudanças!

No Centro da cidade e Zona Portuária, a coleta domiciliar dos dias 24/12, 25/12, 26/12, 31/12, 01/01 e 02/01, será realizada a partir das 15h.  

Em Copacabana, a coleta domiciliar noturna dos dias 24/12, 25/12, 31/12 e 01/01, será alterada para às 21h dos dias 25/12, 26/12, 01/01 e 02/01, respectivamente. A coleta dos dias 26/12 e 02/01, será alterada, respectivamente, para os dias 27/12 e 03/01, a partir das 17h.

Nas demais ruas da Zona Sul (excluindo Copacabana), na Zona Norte e na Zona Oeste, a coleta domiciliar noturna será antecipada para às 15h nos dias 24/12 e 31/12.

Abertura de matrícula para novos alunos  

A Secretaria Municipal de Educação informa que o período de matrícula para o ano letivo de 2021 para as unidades escolares da Rede Municipal de Ensino começou hoje (18/12). A inscrição será realizada somente pela internet, no endereço eletrônico www.matricula.rio.

Calendário de matrícula para o ano letivo de 2021:

18 a 21/12/2020 – Educação Especial – alunos a partir de 4 anos com deficiência
05 a 10/01/2021 – Creche – crianças de 6 meses a 3 anos e 11 meses;
08 a 13/01/2021 – Pré-escola/Ensino Fundamental e EJA (transferência interna) – alunos de 4 anos em diante;
19 a 24/01/2021 – Pré-escola/Ensino Fundamental e EJA (alunos novos) – alunos de 4 anos em diante.

Agenda cultural

Neste sábado, dia 19 de dezembro, às 17h, o LH2 – Leopoldina Hip Hop, celebra seus 3 anos com a sua 10ª edição, sendo a primeira em formato online, mesclando o conceito de evento com programa de estúdio. A estreia acontece pelo Youtube. Afrodite BXD, DJ Elayne Sacramento, Jump MC, DJ Pirigo e Santuspe integram o line up desta edição. Nyl MC, que também é um dos idealizadores e coordenadores do projeto, é o apresentador

Nesse sábado, dia 19, o ator Ícaro Silva se apresenta com a peça ‘’Ícaro and Black Stars’’ no Festa Internacional de Teatro de Angra dos Reis, que acontece às 21h no YouTube do festival. 

O cantor Caetano Veloso faz sua live de Natal em seu canal do Youtube. A transmissão também poderá ser vista nos canais 530 e 500 da Claro TV.

Perdeu as notícias da semana? O Maré de Notícias acha para você!

Segunda-feira (14/12)
Para onde vai nosso lixo? Por Thais Cavalcante. Leia aqui
Em segunda edição, Escuta Festival movimenta artistas periféricos para debates sobre cultura no Instituto Moreira Salles, por Edu Carvalho. Leia aqui.
Prefeitura e Estado abrem período de inscrições para escolas; veja calendário, por Edu Carvalho. Leia mais 
Guia identifica 26 museus de favelas e projetos de memória, uma parceria entre Digital Brazil Project, do Centro Behner Stiefel de Estudos Brasileiros da Universidade Estadual de San Diego na Califórnia, e a Comcat. Leia mais.

Terça-feira (15/12)
Fim de ano em família deve ser com distanciamento, uso de máscaras e álcool em gel. Por Hélio Euclides. Leia mais.
Um mundo que não vê pessoas com deficiência, escrito por Hélio Euclides. Leia mais. 
Governo do Rio lança plano de prevenção para chuvas durante o verão, por Edu Carvalho. Leia mais.
Réveillon Rio-2021 é cancelado em função da pandemia da covid-19, por Edu Carvalho. Leia mais

Quarta-feira (16/12)
Talco, por Carlos André. Leia mais.
Artistas da Maré criam podcast de ficção durante pandemia, por Thaís Cavalcante. Leia aqui.
Governo Federal e Ministério da Saúde lançam plano de operação para vacina contra covid-19, por Edu Carvalho. Leia mais

Quinta-feira (17/12)
O samba e a cultura popular, por Andressa Cabral e Hélio Euclides. Leia aqui.
Moradores criam árvores gigantes para manter o espírito natalino vivo na Maré, por Hélio Euclides. Leia mais

Sexta-feira (18/12)
Projeto Maré de Sabores fará ceias de Natal por encomenda, por Hélio Euclides. Leia aqui

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Entenda o Projeto de Lei que equipara aborto em casos de estupro a homicídio 

O Projeto de Lei 1904/2024, chamado de “PL da Gravidez Infantil” ou “PL do Aborto”, equipara o aborto após a 22ª semana de gestação ao crime de homicídio, criminalizando mulheres e profissionais de saúde envolvidos no procedimento.

Operação da Polícia Civil é marcada por intenso tiroteio e correria em três favelas da Maré

O Maré de Notícias recebeu vídeos que mostram mães correndo e procurando se proteger dos disparos abraçadas a seus filhos por causa do horário de saída do período matutino