Ronda Maré de Notícias: Começa a vigorar hoje (12) as medidas restritivas durante o carnaval

Ronda Maré de Notícias: Começa a vigorar hoje (12) as medidas restritivas durante o carnaval

Boletim epidemiológico mostra que cidade continua com alto risco de contágio para a covid-19

Por Andressa Cabral Botelho, em 12/02/2021 às 19h20

Começa nesta sexta-feira (12), se estendendo até o dia 22 de fevereiro, as medidas restritivas durante o feriado do carnaval do Rio. Publicado no Diário Oficial do dia 05 de fevereiro, as medidas vão desde retenção de instrumentos e isopor de camelôs a bloqueios nas entradas da cidade de transportes fretados com visitantes. Aqueles que descumprirem as medidas, que visam evitar aglomerações e eventos durante o carnaval, serão punidos com um ano de prisão e multa.

As providências tomadas pela prefeitura têm como objetivo frear os números da covid-19 e evitar que a ocupação dos leitos reservados para a doença cheguem ao limite, como aconteceu duas semanas após as festas de final de ano. Dessa forma, a cidade será monitorada por 24h da 0h de hoje (12) às 6h do dia 22 de fevereiro e conta também com 1.000 agentes da Secretaria de Ordem Pública (SEOP) e da Vigilância Sanitária na rua para evitar e coibir irregularidades. 

Além da fiscalização dos eventos de rua, a Prefeitura também irá fiscalizar eventos privados, cuja venda acontece através de sites específicos. Foram identificados eventos com camarotes no valor de até 10 mil reais. “Nós estamos notificando plataformas de venda de ingressos no sentido de que, a venda de ingressos para evento ou qualquer tipo de atividade relacionada ao carnaval que estejam em desacordo, elas são irregulares. Essas empresas estão sendo mapeadas e notificadas”, destacou o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevalle, durante coletiva de imprensa no Centro de Operações Rio nesta quinta-feira (11).

Dados da covid-19

Pela quarta semana consecutiva, toda a cidade do Rio apresenta alto risco de contágio para a covid-19. A cidade se aproxima dos 200 mil casos confirmados, tendo nesta sexta-feira (12) mais de 195,2 mil casos e 17,9 mil mortes pela doença. Nas últimas 24h, 744 pessoas testaram positivo e 59 pessoas morreram em decorrência da doença. A Maré tem, até hoje, 1.476 casos confirmados e 158 mortes, de acordo com o Painel Rio COVID-19. 

Até o momento, 240.336 pessoas foram vacinadas na cidade, o que equivale a 3,56% da população. Na área programática 3.1, que a Maré se encontra, 29.567 pessoas já foram imunizadas. 

Inscrições abertas na Luta Pela Paz

Até o dia 15 de fevereiro a ONG Luta pela Paz está com inscrições abertas para turmas de boxe e artes marciais, com o público focado em crianças e adolescentes com deficiência. As inscrições acontecem na sede da organização, na Rua Teixeira Ribeiro, 900 – Nova Holanda, Maré. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (21) 99608-3872.

Curso de tradição oral

Estão abertas as inscrições para o curso “Tradição oral e literatura”, abordando saberes ancestrais, relacionando memórias afetivas e aos textos literários que as pessoas tiveram contato durante a formação escolar. O curso tem como público: mediadoras/es de leitura, educadoras/es populares, bibliotecárias/os, contadoras/es de histórias, professoras/es e demais interessados e abrirá apenas 20 vagas. As inscrições vão até o dia 19 de fevereiro, com o início das aulas no dia 23/2. As aulas serão online às terças e quintas-feiras, de 18h a 20h. Para mais informações, acesse o site do Pluriverso, plataforma onde as aulas irão acontecer.

Vagas abertas para curso de espanhol

A Rede da Maré está com inscrições abertas para o curso Espanhol para Tod@s. As aulas serão online e começam a partir do dia 24 de fevereiro. O curso tem três níveis: básico, intermediário e avançado e os interessados podem se inscrever para participar do curso através do formulário.

Vagas abertas para preparatório na Maré

Até o dia 17 de fevereiro a Redes da Maré está com inscrições para curso preparatório para o Ensino Médio. As inscrições podem ser feitas pelo através do formulário, mas também é possível dirigir-se a uma das duas sedes da Redes em que deseja estudar para se inscrever. Na Nova Holanda o funcionamento vai de segunda à quinta-feira, de 12h a 17h. Já na Vila dos Pinheiros, o funcionamento é de segunda a quinta-feira, de 13h a 17h. Para mais informações, acesse o edital com informações sobre as vagas. 

Perdeu as notícias da semana? O Maré de Notícias acha para você:

Segunda-feira (08/02)
Rede municipal retoma aulas hoje; conteúdo inicial será disponibilizado pela TV, por Edu Carvalho. Leia mais.
Cedae pede para cariocas economizarem água, por Edu Carvalho. Leia mais.

Terça-feira (09/02)
A pessoa por trás da fachada, por Hélio Euclides. Leia mais.
Um campus educacional chamado Maré, por Edu Carvalho, Hélio Euclides e Andréia Martins. Leia mais.
Moradores esperam por melhoria de saneamento da Maré, por Hélio Euclides. Leia mais.

Quarta-feira (10/02)
Campanha ‘Vacina Pra Favela, Já!’ Será Lançada no Dia de Mobilização para Enfrentamento da covid-19 nas Favelas, Via Painel Unificador das Favelas. Leia mais.
Moradores da Maré sofrem com UPA Manguinhos fechada, por Hélio Euclides. Leia mais.
Último dia de inscrição para o Festival Entre Lugares Virtuais, por Thaís Cavalcante. Leia mais.
Acusados de matar Marielle vão à júri popular, por Edu Carvalho. Leia mais.

Quinta-feira (11/02)
Rio terá plano para conter blocos e festas privadas durante o período do Carnaval, por Edu Carvalho. Leia mais.
Confira o que abre e fecha durante o Carnaval, por Edu Carvalho. Leia mais.
STJ decide que Witzel é réu por corrupção e lavagem de dinheiro e continuará afastado por mais 1 ano, por Edu Carvalho. Leia mais.
Prefeitura do Rio e Secretaria Municipal de Cultura abrem inscrições para indicações a Ordem do Mérito Cultural Carioca, por Edu Carvalho. Leia mais.

Sexta-feira (12/02)
Boletim epidemiológico aponta Rio ainda em alto risco para covid-19, por Edu Carvalho. Leia mais.
Governo estuda Auxílio Emergencial dividido em quatro parcelas de 250R$, por Edu Carvalho. Leia mais.

Se você encontrou um erro de ortografia, notifique-nos por favor, selecionando o texto e pressionar Ctrl + Enter.

Andressa Cabral Botelho

Artigos relacionados

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Obrigado!

Nossos editores são notificados.