Ronda: Pico de casos de covid-19 no Rio preocupa; prefeito propõe reforço na vacinação de idosos

Data:

Por Tamyres Matos em 20/08/2021 às 17h28

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, alertou nesta sexta-feira (20) que a cidade passa por um pico da covid-19, com o maior número de casos desde o início do ano. O anúncio foi feito durante a apresentação do 33° Boletim Epidemiológico da Covid-19, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Apesar da cidade ter superado a marca de 70% da população vacinada pelo menos com a primeira dose do imunizante, o momento é de estado de alerta.

Segundo Paes, nunca houve tantos casos de covid registrados na capital fluminense como neste momento. Gráficos apresentados dão conta de que há 6 semanas ocorre um aumento contínuo na quantidade de contaminações. Já a curva que representa a mortalidade causada pela doença apresenta-se estabilizada neste mesmo período. Todos os dados apontam para o avanço da variante Delta, o que preocupa pela rapidez com que ela se espalha entre a população.

“Eu, pessoalmente, nunca vi tanta gente com covid no meu entorno como estou vendo nesse momento. Esse dado é muito preocupante. Os óbitos estão caindo, mas a doença tem um ciclo. Para tomar decisões, não é para o dado dos óbitos que estamos olhando, pois ele é consequência de um processo de transmissão que aconteceu anteriormente”, explicou o prefeito durante a tradicional live que anuncia os dados do boletim.

Paes afirmou que o secretário de Saúde, Daniel Soranz, vai levar para a reunião do Comitê Científico do município a proposta para reforço na vacinação de idosos. “Aproveito a oportunidade para deixar a posição da prefeitura de que nós entendemos que com esses números de casos, a gente deve priorizar a terceira dose, a dose de reforço para as pessoas mais velhas, que já foram imunizadas há mais tempo. A gente já viu experiências em vários países que começaram com a variante Delta e priorizaram a terceira dose”, disse.

Nova distribuição de imunizantes

A Secretaria de Saúde começou a fazer nesta quinta-feira (19) a entrega de mais uma remessa dos imunizantes contra covid-19 aos 92 municípios do estado. Ao todo, foram distribuídas 516.090 doses, sendo 218.790 da Pfizer para primeira dose e 297.300 da Coronavac para primeira e segunda aplicações. 

Importância dos dados para políticas públicas

A mobilização Conexão Saúde vem desempenhando papel essencial para a garantia dos direitos na Maré. Pensando em otimizar e formar políticas públicas no momento pós-pandemia, a ação #VacinaMaré, campanha de vacinação em massa ocorrida entre julho e agosto deste ano, pode aferir a partir da realização de cadastros junto à Secretaria Municipal de Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), qual é o grau de participação dos residentes locais em relação às unidades básicas de saúde, que atua nos cuidados mais necessários ao bem-estar. 

Em todo o conjunto de 16 favelas, sete unidades de Atenção Básica à Saúde estão à disposição, sendo quatro clínicas da família e três centros municipais de saúde, que no total atendem cerca de 140 mil habitantes. Através de um levantamento feito por mobilizadores, foi possível identificar o perfil dos moradores que são cadastrados nas unidades de saúde, assim como mostrar, em números, aqueles que não tinham acesso ou não frequentavam o ambiente.

Saúde mental na Maré

Buscando medir os impactos da violência no cotidiano de moradores no conjunto de favelas da Maré, um estudo pioneiro mostra que essas pessoas estão em maior vulnerabilidade em relação ao sofrimento mental. A iniciativa ”Construindo Pontes” é liderada pela organização britânica People’s Palace Projects e pela Redes da Maré, e foi realizada entre 2018 e 2020 com 1.411 moradores acima de 18 anos. O resultado tem como desdobramento a primeira Semana de Saúde Mental da Maré, a Rema Maré, que acontece de 23 a 28 de agosto.

Maré de cultura

Ainda sobre ações da Prefeitura, foi anunciado na última terça-feira (17) o Plano de Retomada do Audiovisual Carioca, um pacote de investimentos com uma série de medidas para recuperar e fortalecer o setor na cidade por meio da RioFilme, empresa que integra a Secretaria de Governo e Integridade Pública (SEGOVI). As ações preveem investir ainda neste ano de 2021, por meio de editais, R$ 20 milhões nas áreas de produção, finalização e desenvolvimento de projetos para o cinema, TV, ações locais e games. Neste orçamento, estão garantidos também recursos para a realização de eventos, mostras e festivais de cinema.

Oficinas gratuitas Projeto Favela Mundo tem 300 vagas para oficinas de artes destinadas aos moradores da comunidade do Caju. As aulas serão presenciais e as inscrições poderão ser feitas para turmas de Teatro, Hip Hop, Violão, Jazz, Danças Brasileiras e Violão. O projeto social Favela Mundo é patrocinado pelo ICTSIRIO e pelas concessionárias Lamsa e MetrôRio, com o apoio do Instituto Invepar. As 400 vagas abertas para as comunidades da Cidade de Deus e do Jacarezinho já foram preenchidas. O foco são crianças e adolescentes de 2 a 18 anos, e o único pré-requisito é todos estarem estudando.

Podcast – A parceria entre o Museu de Arte do Rio (MAR) e o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) na concepção da exposição “Imagens que não se conformam”, em cartaz até outubro deste ano, continua rendendo frutos. A dupla vai lançar na próxima quarta-feira (18), às 18h, no site do MAR e no Spotify, o podcast “Para pensar o Brasil: histórias que não se conformam”. Formada por dez episódios, a série conta com a participação de intelectuais e pensadores confrades do IHGB. 

Fique por dentro: confira destaques da semana no Maré de Notícias!

Sábado, 14/8
A anima e o animus.  Coluna de Marcello Escorel

Domingo, 15/08
‘A mobilização do território só foi possível graças ao trabalho que fazemos há 20 anos na Maré’. Por Luciana Bento

Segunda, 16/08
‘Fui vacinado e agora?’: epidemiologista tira dúvidas e desmente boatos. Por Amanda Pinheiro

Terça, 17/08
Maré na luta contra insegurança alimentar. Por Edu Carvalho

Quarta, 18/08

Com cadastro através do #VacinaMaré, perfil de mareenses com acesso à saúde é realizado. Por Edu Carvalho

Confira o Guia de Saúde Mental da Maré. Por Redação

Cinco policiais envolvidos na Chacina da Nova Brasília são absolvidos em Júri Popular. Por Ariel Freiras, em Voz das Comunidades

Prefeitura do Rio anuncia R$ 20 milhões em fomento para a retomada do audiovisual carioca. Por Redação

Quinta, 19/08

Trabalhador sim, mas em situação de rua. Por Amanda Pinheiro e Edu Carvalho

O ‘progresso’ e o direito à moradia: um Rio de remoções. Por Tamyres Matos

Painel dos Invisíveis. Por Daniele Moura 

Sexta, 20/08
Construindo pontes: pesquisa inédita aponta impacto da violência na vida de moradores da Maré. Por Edu Carvalho

Covid-19: Estado do Rio ultrapassa marca de 70% da população vacinada. Por Redação

Clique e confira nosso último minipodcast publicado

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Janeiro Branco: saúde mental como resolução de Ano Novo

Há dois anos, através da Lei nº 14.556 de 25/04/2023, o Janeiro Branco foi oficializado como uma data importante no calendário nacional da saúde. O tema da campanha de 2025 é: O que fazer pela saúde mental agora e sempre?