Ronda Maré de Notícias: Brasil entra em colapso e bate novo recorde de mortes por dia

Data:

Número de casos de Covid nas favelas da Maré aumentam em 144%, segundo Boletim Conexão Saúde: De olho na Maré

Por Daniele Moura dia 26/03/2021 ás19h50

O Brasil bateu nesta sexta-feira (26) um novo recorde de mortes diárias por covid. Em apenas 24 horas, foram registrados oficialmente 3.650 mortes, segundo dados do Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass). E o Ceará, por problemas técnicos, não está nesta contabilidade. Com o novo balanço, o total de vítimas da doença é de 307.112 no Brasil. Em relação aos infectados, o país registrou 84.245 novos casos do novo coronavírus em apenas um dia, somando agora 12.404.414 infecções desde o início da epidemia.  

Na cidade do Rio são, até hoje, 222.256 casos de covid e 20.034 mortes, segundo o Painel Rio Covid. Na Maré, ainda  pelo . Painel da Prefeitura, são 1.780 casos confirmados e 171 óbitos. Hoje também saiu o Boletim Conexão Saúde de Olho no Corona com dados da doença  em Maré e Manguinhos. Entre 23/02 e 08/03 foram notificados 54  novos casos no na Maré,  nas duas semanas seguintes- até 22/3, o registro foi 132 novos casos – um aumento de 144% quando comparado os dois períodos. Em Manguinhos, favela vizinha a Maré a diferença chegou a 450%. Leia o boletim na íntegra aqui.

Covid nas Favelas

Nas 277 favelas cariocas, pelo Painel Unificador Covid nas Favelas registra até hoje 34.173 casos e 3.606 mortes, sendo que na Maré são 3.287 casos e 171 mortes. Com altas crescentes das taxas de ocupação de leitos de UTI no estado do Rio de Janeiro, o município já começa a apresentar um agravamento do sistema público de saúde. Só ontem, 25, quinta-feira, 663 pessoas estavam internadas em leitos de UTI para covid, um recorde de ocupação desde o início da pandemia. Veja mais na matéria de Edu Carvalho.

USA MÁSCARA MORADOR

Este feriadão é diferente, ele acontece para gente poder ajudar no combate a pandemia. Se todo mundo fizer a sua parte, isso tudo pode passar mais rápido! Mas por enquanto, fique em casa, e se tiver que sair, USE MÁSCARA, e mantenha o máximo de distância que puder das pessoas. Faça parte de nossa campanha. #USAMASCARAMORADOR

A vacinação na Maré

O Maré de Notícias percorreu todas as unidades de saúde da Maré e constatou que a vacinação segue sem aglomeração e de forma tranquila, mas apesar desta tranquilidade, a imunização na na Maré acontece de maneira mais lenta do que no resto da cidade. Enquanto na Maré 12% da população está imunizada, na zona sul da cidade esse percentual é de 16%.  Confira na reportagem de Kelly San.

https://www.youtube.com/watch?v=wUt7mTcnSZk


Chamada Pública 

Com o objetivo de auxiliar na resposta para o enfrentamento da pandemia da COVID19 e seus efeitos nas favelas, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) lançou uma Chamada Pública para Apoio a Ações Emergenciais de Enfrentamento à COVID19 nas Favelas do Rio de Janeiro. As inscrições podem ser feitas aqui.- 

Inscrições Prorrogadas


As oficinas da Mostra Cultural Corpos (In)visíveis: entre a dor e a potência, que acontece de forma online, têm como objetivo despertar o autocuidado das mulheres, zelar pelo corpo e mente. A Oficina de número 2  Vivência de Autocuidado Feminino, acontece  dia 31/3 de 14h às 17h,e as  inscrições foram prorrogadas até dia 29/3!  Link da inscrição:  encurtador.com.br/iqUW6

Visões Periféricas

A 14ª edição do Festival “Visões Periféricas” acontece até o dia 31 de março de 2021, com a exibição gratuita de 50 filmes produzidos nas periferias de São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro e outras cidades brasileiras. Pela primeira vez de forma online, a programação conta com longas, médias e curtas-metragens. Realizadores independentes e coletivos de audiovisual ganham destaque. Veja a programação completa aqui.

Enóis abre inscrições para “Jornalismo e Território” 

 Jornalistas moradores das regiões Sul e Sudeste –  exceto São Paulo e Rio – podem participar da formação que é voltada para a temática da infância.  As inscrições podem ser feitas por este link: bit.ly/jtsudestesul , até dia 07/04. Os participantes que cumprirem 80% da carga horária da formação, irão receber uma ajuda de custo de R$250,00 reais. Ao fim do curso, 6 (seis) pautas receberão a remuneração de R$ 1 mil (um mil reais) para a produção e finalização da reportagem. Serão 8 (oito) encontros ao longo de três semanas. Cada encontro tem uma carga horária de 3 (três) horas, das 16h às 19h, às  terças e quartas, nos dias 13/04, 14/04, 20/04, 21/04, 27/04, 28/04, 04/05 e 05/05. De graça.

Curso gratuito sobre Política para jovens de favela

O Instituto Pensamentos e Ações para Defesa da Democracia (IPAD) está com inscrições abertas até o dia 28 de março para o curso de formação política. O curso tem como objetivo a formação de pessoas, principalmente jovens negros, que vivem nas periferias. A ideia é mobilizar novas pessoas, novos grupos, e incentivar a sociedade brasileira a conhecer mais sobre a democracia para proteger a sustentabilidade da vida humana e ambiental, garantindo a liberdade e a igualdade para todas e todos. Entre os temas abordados no curso estão patrimonialismo, racismo estrutural e machismo. O curso é gratuito, será ministrado em plataformas online, terá duração máxima de 5 meses e oferecerá certificado aos participantes ao final do curso.  As inscrições podem ser feitas pelo link https://forms.gle/QxSLnXpcsyECh4st6.

Perdeu as matérias da semana que a gente acha para você!

Dia 22/3, segunda-feira

Dia 23/03, terça-feira

Dia 24/3, quarta-feira

Dia 25/3, quinta-feira

Dia 26/3, sexta-feira

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Uma bicicleta que leva livros e promove inclusão social

A bicicleta faria parte do espaço de leitura da escola, mas quando os alunos demonstraram interesse em usar o equipamento, os educadores viram uma oportunidade de incluir também nas aulas de educação física

Além do autismo: a vida vibrante de Daniel

Daniel que é camelô e percorre o território vendendo vários itens é a prova viva de que o autismo vai muito além do diagnóstico.

Núcleo Piratininga de Comunicação forma há 20 anos comunicadores com o olhar para a favela

O NPC tem como defesa os direitos humanos e a busca por uma sociedade mais justa. O seu desafio é a produção e a disseminação de conteúdo que desafia as narrativas convencionais.