Ronda Maré de Notícias: Prefeitura anuncia pontos de vacinação drive-thru na cidade

Data:

Bangu, Engenho de Dentro, Maracanã, Santa Cruz e Urca são alguns dos locais que receberão os pontos de vacinação

Por Andressa Cabral Botelho, em 05/02/2021 às 19h35

Começou nesta segunda-feira (01) a vacinação contra a covid-19 para pessoas acima de 95 anos e ao longo de fevereiro pessoas com mais de 75 anos receberão a primeira dose do imunizante. Para agilizar o processo e evitar aglomerações nas unidades de saúde nos finais de semana, a prefeitura do Rio anunciou 10 pontos de vacinação drive-thru espalhados pela cidade. Até o momento, 170.431 pessoas já foram vacinadas, o que equivale a 2,53% da população da cidade. 

As unidades funcionarão aos sábados de 8h a 12h e irão atender os idosos que se vacinariam especificamente naquela semana, mas não puderam ir no dia determinado para as suas faixas etárias. A única exceção é o ponto de vacinação da UERJ (Maracanã), que funciona de segunda a sexta-feira, de 9h às 15h.

Confira a lista dos 10 pontos de vacinação no Rio divididos por região:

Zona Norte
Engenho de Dentro: Estádio Nilton Santos (Engenhão) – Rua José dos Reis, 425;
Ilha do Fundão: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) [Local exato a definir];
Madureira: Parque Madureira – Rua Soares Caldeira, 115;
Maracanã: Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) – Portão 4, na Rua Radialista Waldir Amaral.

Zona Oeste
Bangu: Centro Municipal de Saúde Guilherme da Silveira Filho – Avenida Ribeiro Dantas, 571;
Barra da Tijuca: Parque Olímpico do Rio de Janeiro – Avenida Embaixador Abelardo Bueno, 3.401;
Campo Grande: Centro Municipal de Saúde Belizário Penna – Rua Franklin, 29;
Santa Cruz: Policlínica Lincoln de Freitas Filho – Rua Álvaro Alberto, 601.

Zona Sul
Urca: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) [Campus Praia Vermelha] – Avenida Pasteur, 250 (portão a definir).

Centro
Sambódromo – Avenida Marquês de Sapucaí (setor a definir).

Nesta semana, o prefeito Eduardo Paes comunicou via redes sociais que houve uma antecipação na meta de imunização. Se antes, a proposta era vacinar até o final de fevereiro idosos com mais de 80 anos, com a chegada de novas doses e do componente que possibilita a produção de vacinas no país, pessoas a partir de 75 anos também receberão a primeira dose da vacina até o final desse mês. Com isso, o calendário de vacinação foi alterado, conforme publicação feita pela Secretaria Municipal de Saúde.

Enfrentamento da covid-19 nas favelas

Coletivos de favelas e instituições com foco no enfrentamento da pandemia nas favelas estão se organizando para o Dia Estadual de Mobilização para Enfrentamento da COVID-19 nas Favelas do Rio de Janeiro, que vai acontecer ao longo do dia 10 de fevereiro. A ação é uma mobilização coletiva para chamar a atenção para a saúde e as desigualdades nas favelas do estado do Rio de Janeiro e consequentemente auxiliar na mitigação dos efeitos da pandemia. 

A proposta é chamar atenção para a letalidade da doença nas favelas e justifica a importância de se pensar em medidas para a garantia do direito à vida nas favelas. Assim, as organizações vão fazer ações presenciais e emitirão alertas sobre a covid-19 nesses territórios pelas redes sociais utilizando as hashtags #favelacontrapandemia #mobilizafavela #favelaresiste. 

Segundo o Painel Unificador Covid-19 nas Favelas do Rio, até o dia 05 de fevereiro foram 29.306 casos e 3.196 mortes em decorrência do novo coronavírus. A Maré continua com alto risco de contágio para a doença e tem hoje (05) 1.447 casos confirmados e 157 mortes, de acordo com o painel da prefeitura do Rio. 

Covid-19 no Rio

A cidade do Rio é a capital mais letal do país, ultrapassando, inclusive, a cidade de São Paulo, que tem o dobro de habitantes que a cidade do Rio e um número aproximado de mortes pela covid-19. Até o momento, a cidade contabiliza 17.627 mortes pela doença, além de 191.524 casos confirmados, de acordo com o painel da prefeitura. Nas últimas 24h, 92 pessoas morreram em decorrência do novo coronavírus. Todas as zonas administrativas da cidade encontram-se em alto risco para a covid-19. 

Atendimento psicológico gratuito

O Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) da graduação em Psicologia da Unisuam está com inscrições abertas para novos atendimentos em 2021. O serviço pode variar entre presencial e virtual e é realizado pelos estagiários sob supervisão dos professores. Caso a pessoa opte pelo atendimento presencial, ele será realizado nas unidades de Bonsucesso ou de Campo Grande. Inscreva-se aqui

Cursos gratuitos para moradores de favelas e periferias

O Laboratório de Transformação Cultural, realizado pela ANF Produções, está oferecendo cursos online gratuito para jovens de 16 a 28 anos moradores de favelas e periferias do Rio de Janeiro. Formação livre em Criação, Gestão e Produção Cultural com foco na metodologia do “Saber Fazer para Transformar”. As inscrições acontecem via formulário e acontecem até 09/02. Em caso de dúvida, o edital já está disponível nas redes, ou entre em contato pelo e-mail [email protected]

Inscrições abertas na Luta Pela Paz

A ONG Luta pela Paz está com inscrições abertas para turmas de boxe e artes marciais, com o público focado em crianças e adolescentes com deficiência. As inscrições vão até o dia 15 de fevereiro na sede da organização, na Rua Teixeira Ribeiro, 900 – Nova Holanda, Maré. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (21) 99608-3872.

Produção de documentário sobre o Complexo do Alemão

O Instituto Raízes em Movimento irá fazer um documentário e está convocando jovens a partir de 15 anos para participar da produção, que faz parte do projeto Faveladoc 3.0. Para os interessados, a organização disponibilizou um edital com informações, mas também é possível tirar dúvidas pelo e-mail para: [email protected] ou pelo telefone (21) 2260-3998. Inscreva-se aqui

Doc Maré: oficina de documentário

Estão abertas as inscrições para participar da oficina de documentários de Alice de Andrade, que irá abordar a linguagem documental por meio de análise de filmes e de exercícios práticos. Serão nove encontros – sete virtuais e duas presenciais – às terças e quintas-feiras, das 14h às 16h, nos dias 11, 18, 23, 25 de fevereiro e 2, 4, 16 e 18 de março.

Serão apenas 20 vagas, com 10 bolsas de R$200 e certificado de participação para quem tiver mais de 75% de frequência. As inscrições vão até o dia 09 de fevereiro e podem ser feitas através do formulário de inscrição.

Perdeu alguma matéria? O Maré de Notícias acha para você!

Domingo (31/01)

Hanseníase: temos a cura, por Letícia Lima, Paula Aarestrup e Ximena Illarramendi. Leia mais.

Segunda-feira (01/02)

Maré de Notícias #121. Leia mais.
Professores da rede municipal fazem greve contra retorno das aulas presenciais, por Edu Carvalho. Leia mais.
1º de fevereiro é marcado por greve dos BRT’s, por Edu Carvalho. Leia mais.
Moradora da Maré de 103 anos é a primeira idosa vacinada contra a covid-19 do território, por Thaís Cavalcante. Leia mais.

Terça-feira (02/02)

Prefeitura antecipa em uma semana calendário de vacinação, por Edu Carvalho. Leia mais.
OAB-Rio cobra celeridade na investigação das mortes de Emily e Rebecca, por Edu Carvalho. Leia mais
Condenado pela morte de Amarildo, Major Edson é reconduzido à Polícia, por Edu Carvalho. Leia mais.
Moradores da Maré vão participar da liberação de Wolbitos, os mosquitos que combatem a dengue, por Guilherme Costa (World Mosquito Program e Fiocruz). Leia mais.

Quarta-feira (03/02)

Operação em Quintino termina com nove mortes, por Edu Carvalho. Leia mais.
Licitação sobre estação de barcas na Ilha do Fundão será analisada pelo TCE-RJ, por Edu Carvalho. Leia mais.
Corpo de menina Ana Clara, morta na porta de casa, é enterrado sob pedidos de paz e justiça, por Edu Carvalho. Leia mais.

Quinta-feira (04/02)

Paixão sobre rodas: Motoclube da Maré une motociclistas, rock e solidariedade, por Thaís Cavalcante. Leia mais.
Na favela, eles preferem o rock‘n’rol, por Thaís Cavalcante. Leia mais.
Dez grandes favelas brasileiras lançarão o “Banco do G10”, por France Press. Leia mais.
Prefeitura do Rio anuncia edital de fomento para o carnaval carioca, via Prefeitura do Rio. Leia mais.

Sexta-feira (05/02)

Maré 40° graus, por Laerte Breno e Maré Verde. Leia mais.
Rio de Janeiro lidera ranking como capital com maior número de mortes por covid-19, por Edu Carvalho. Leia mais.
Em decreto, prefeitura proíbe desfile de blocos e escolas de samba, por Andressa Cabral Botelho. Leia mais.
Secretaria de Saúde lança portal com informações sobre vacinação contra Covid-19, por Edu Carvalho. Leia mais.
Com cheiro ruim e cor de barro, cariocas precisam comprar água, por Thaís Cavalcante. Leia mais

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Por um Natal solidário na Maré

Instituições realizam as tradicionais campanhas de Natal. Uma das mais conhecidas no território é a da Associação Especiais da Maré, organização que atende 500 famílias cadastradas, contendo pessoas com deficiência (PcD)

A comunicação comunitária como ferramenta de desenvolvimento e mobilização

Das impressões de mimeógrafo aos grupos de WhatsApp a comunicação comunitária funciona como um importante registro das memórias coletivas das favelas

Baía de Guanabara sobrevive pela defesa de ativistas e ambientalistas

Quarenta anos após sua fundação, o Movimento Baía Viva ainda luta contra a privatização da água, na promoção da educação ambiental, no apoio às populações tradicionais, como pescadores e quilombolas.

Idosos procuram se exercitar em busca de saúde e qualidade de vida

A cidade do Rio de Janeiro tem à disposição alguns projetos com intuito de promover exercícios, como o Vida Ativa, Rio Em Forma, Esporte ao Ar Livre, Academia da Terceira Idade (ATI) e Programa Academia Carioca