Ronda: Mais de 20 mil pessoas estão vacinadas através do #VacinaMaré

Data:

Por Edu Carvalho, em 30/07/2021 às 18h15

É histórico: até o momento, a mobilização #VacinaMaré já conseguiu imunizar mais de 20 mil moradores no conjunto de favelas da Maré. A ação acontece o dia 1º de agosto, nas unidades de saúde da Maré, e pretende atingir 31 mil moradores acima de 18 anos. Nós do Maré de Notícia acreditamos que a meta será ultrapassada.

A iniciativa faz parte de um estudo da Fundação Oswaldo Cruz, Redes da Maré, Secretaria Municipal de Saúde e também conta com o apoio do Ministério da Saúde, SAS Brasil, Conexão Saúde e PUC-Rio.

Para mais informações, acesse: https://www.vacinamare.org.br/

Rio projeta flexibilizar medidas restritivas em setembro 

A Prefeitura do Rio divulgou uma notícia que animou parte dos cariocas. De acordo com o momento atual da pandemia na cidade, um plano de reabertura mais flexível pode ser efetivado a partir do mês de setembro. Com “Rio de novo”, uma série de eventos está programada para 2 de setembro. 

Mas até lá, temos muito chão para caminhar. O governo municipal espera que até a data, 77% da população já tenha recebido a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e que 45% já estejam vacinados com a segunda dose ou dose única.

Eventos em ambientes abertos, como a permissão de público com esquema vacinal completo nos estádios (com 50% da capacidade) e liberação de público em boates, casas de show e festas em locais fechados com esquema vacinal completo e com 50% da capacidade estão desenhados. O uso de máscaras continuará sendo obrigatório.

Precisa combinar com o vírus

A situação é confortável, mas inspira os maiores cuidados no Brasil e na capital fluminense em relação à propagação das variantes do novo coronavírus. Na divulgação da 30ª edição do Boletim Epidemiológico da Covid-19, publicada nesta sexta-feira, 74 novos casos de diferentes variantes do vírus foram registradas, todos moradores locais. O município contabiliza 982 casos, sendo 819 residentes. Ao todo,  774 casos da Gamma (P.1), 33 da Delta (B.1 617.2) e 12 da Alfa (B.1.1.7). Dos moradores infectados por essas cepas, 50 faleceram, 21 permanecem internados e 748 já são considerados curados.

É a Delta que chama mais atenção. Ontem, quinta-feira (29), documentos confidenciais sobre a variante acabaram vazando. De todas, ela é a mais transmissível. Quem explica melhor no Twitter é a epidemiologista e vice-presidente do Instituto Sabin, Denise Garett.

Ainda sobre o Rio

O Boletim indica a melhora do mapa de risco da cidade para Covid-19. Entre as 33 regiões administrativas (RAs) do município, 12 apresentam risco moderado (classificação amarela) para transmissão do coronavírus: Portuária, São Cristóvão, Penha, Irajá, Jacarepaguá, Bangu, Santa Cruz, Ilha do Governador, Santa Teresa, Barra da Tijuca, Vigário Geral e Cidade de Deus. Na semana anterior, eram nove nesta faixa de risco. As demais RAs seguem na classificação laranja (risco alto).

Covid-19 na Maré

De acordo com o Painel Unificador COVID-19 Nas Favelas, o Conjunto de Favelas da Maré é o 1º lugar nos registros de óbitos e casos dentre as comunidades cariocas. Ao todo, são 6421 casos e 295 mortes no território. Na lista, ainda permanecem em ordem como principais pontos de infecção e óbitos: Rocinha (3.406 casos/129 mortes), Fazenda Coqueiro (2.646 casos/216 mortes), Alemão (2.599/147 mortes), e Complexo da Penha (1.967 casos/103 mortes). 

Máscaras que salvam

Nós não deixaremos de falar: vacina boa é vacina no braço.

E lembre sempre: #UsaMáscaraMorador

Até o fechamento desta edição da Ronda, o país contabilizava 554.626 óbitos e 19.838.909 casos, segundo o consórcio de veículos de imprensa (Globo, Jornal O Globo, Extra, Folha, Estado de São Paulo, G1 e UOL). Aos familiares, parentes e amigos das vítimas, nosso abraço. 

Maré de cultura

Não há como não lamentar. No fim da tarde de ontem (29), um incêndio atingiu o galpão da Cinemateca Brasileira, na Vila Leopoldina, Zona Oeste de São Paulo. Rolos de filmes foram encontrados pelos bombeiros. Parte da História do país se vai. 

Estreia hoje, no site do Teatro Unimed, o primeiro filme-concerto de Criolo. Com direção de Monique Gardenberg, Criolo Samba em 3 Tempos atravessa diferentes temas abordados pelo samba em clássicos de Noel Rosa e Cartola, entre outros. #DicaDoMeio 

O Duo Àvuá, formado pela cantora e compositora Bruna Black e pelo cantautor Jota.pê, se apresenta na noite de hoje (30) no Palco virtual do Itaú Cultural (IC), com 12 canções. Reserve seu ingresso neste link.

A Prefeitura do Rio retomou o edital de fomento à cultura carioca. O FOCA – Fomento à Cultura Carioca –  vai disponibilizar aproximadamente R$ 20 milhões a mais de 300 projetos culturais de toda a cidade. A partir da data de publicação do edital, serão 45 dias para a inscrição. Nas duas primeiras semanas, a Secretaria Municipal de Cultura fará uma campanha de mobilização inédita para alcançar um maior número de inscritos no edital. Serão realizados encontros e lives para estimular as inscrições de artistas, produtores e agentes culturais.

Veja o que foi destaque nesta semana no Maré de Notícias! 

Segunda-feira (26/7)

Após suspensão, aplicação de primeira dose de vacinas será retomada no Rio, por Edu Carvalho

Doses para imunização em massa #VacinaMaré estão garantidas, por Edu Carvalho

Terça-feira (27/7)

Artigo: Era Uma Vez, por Marcelo Escorel

Secretaria de Trabalho e Renda divulga 427 oportunidades de emprego, por Redação

‘Vai fazer frio!’: temperatura no Rio cai e termômetros podem chegar a 11 graus nos próximos dias, por Amanda Pinheiro

Quarta (28/7)

Fórum Grita Baixada lança boletim sobre racismo e violência na Baixada Fluminense, por Redação

Ministério da Saúde decide incluir adolescentes de 12 a 17 anos no plano de vacinação contra a covid-19, por Edu Carvalho

Quinta-feira (29/7)

Chegou o dia: começa hoje o #VacinaMaré, campanha de vacinação em massa em todo território mareense, por Redação

Observatório de Favelas lança curso de comunicação crítica para meninas negras, moradoras de favelas e periferias, por Redação

Podcast Ronda Maré de Notícias #10 -17 a 25/07/2021

Construção coletiva, #VacinaMaré representa esperança e garantia de direitos aos mareenses, por Amanda Pinheiro

Sexta-feira (30/7)

Em primeiro dia de #VacinaMaré, mais de 10 mil moradores foram vacinados; confira datas, por Redação

Concurso literário incentiva reconhecimento da história de mulheres, por Redação

Maré completa um ano de testagem, com projeto que amplia vacinação no território, por Redação 

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Por um Natal solidário na Maré

Instituições realizam as tradicionais campanhas de Natal. Uma das mais conhecidas no território é a da Associação Especiais da Maré, organização que atende 500 famílias cadastradas, contendo pessoas com deficiência (PcD)

A comunicação comunitária como ferramenta de desenvolvimento e mobilização

Das impressões de mimeógrafo aos grupos de WhatsApp a comunicação comunitária funciona como um importante registro das memórias coletivas das favelas

Baía de Guanabara sobrevive pela defesa de ativistas e ambientalistas

Quarenta anos após sua fundação, o Movimento Baía Viva ainda luta contra a privatização da água, na promoção da educação ambiental, no apoio às populações tradicionais, como pescadores e quilombolas.

Idosos procuram se exercitar em busca de saúde e qualidade de vida

A cidade do Rio de Janeiro tem à disposição alguns projetos com intuito de promover exercícios, como o Vida Ativa, Rio Em Forma, Esporte ao Ar Livre, Academia da Terceira Idade (ATI) e Programa Academia Carioca