Ronda Maré de Notícias: Em uma semana morreram 88 pessoas da Maré

Ronda Maré de Notícias: Em uma semana morreram 88 pessoas da Maré

De acordo com painel da Prefeitura, conjunto de favelas teve crescimento de casos e mortes significativo em sete dias

Por Andressa Cabral Botelho, em 30/04/2021 às 20h40

Em sete dias, o painel da Prefeitura do Rio apontou que a Maré passou de 178 mortes, como indicado na última Ronda, para 266 pessoas que faleceram, 88 na última semana. São também 3.924 casos confirmados, ultrapassando o número de bairros vizinhos, como Bonsucesso e Ramos, que desde o início da pandemia tiveram mais casos que a Maré. Os números mostram que o momento é de total alerta para os moradores e que ainda é necessário se prevenir.

Desta forma, é preciso ficar atento sempre que sair de casa e seguir mantendo as normas de higiene e uso de máscara de forma correta, cobrindo nariz e boca. E aqueles que puderem, podem se encaminhar às unidades de saúde do bairro para tomar a vacina contra a covid-19. Até o dia 27 de abril, 13.471 pessoas tomaram a primeira dose e 3.842 tomaram as duas doses, o que equivale a 2,7% de total a população da Maré.

Brasil chega aos 400 mil mortos

Após 36 dias do país bater a marca de 300 mil pessoas que morreram em decorrência do novo coronavírus, na quinta-feira, 29 de abril, mais 100 mil pessoas faleceram pela doença. Levando em consideração que o país levou cerca de cinco meses até completar 100 mil mortes e mais cinco para chegar em 200 mil, o espaçamento entre cada cem mil pessoas diminuiu significativamente desde então, como mostra a ilustração abaixo:

Em 11 de março de 2021, um ano após a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarar que o novo coronavírus era uma pandemia, o país se aproximava das 300 mil mortes. No período, o Maré de Notícias produziu um especial de notícias sobre esse um ano de pandemia e o seu impacto em diversas áreas.

O Brasil é hoje o segundo em número de mortes e o terceiro em número de casos, com 14.590.678 casos confirmados desde 26 de fevereiro de 2020, sendo 69.389 casos confirmados nas últimas 24h, de acordo com o Ministério da Saúde. Acima do Brasil estão Estados Unidos, com 32.316.340 casos, e Índia, com 18.376.524 casos confirmados. O mundo superou os 150 milhões de casos confirmados.

Prefeitura mantém medidas restritivas

Por mais uma semana, a prefeitura do Rio prorroga as medidas restritivas, que irão do dia 04 até 10 de maio. Não houve mudanças significativas em relação ao decreto da semana anterior diante a situação da cidade, que segue em risco muito alto de contágio. “Estamos longe de estar em uma situação confortável, por isso a manutenção das medidas restritivas”, disse o prefeito Eduardo Paes na manhã desta sexta-feira (30) durante coletiva de divulgação do 17º Boletim Epidemiológico da Covid-19. As medidas de restrição são:

  • Bares, restaurantes e quiosques da orla podem funcionar apenas com clientes sentados nas mesas e devem fechar até as 22h, com tolerância de uma hora. Após esse horário, será permitido delivery, take Away e drive thru;
  • Shoppings, centros comerciais, cinemas e teatros devem funcionar com capacidade máxima de 40% em locais fechados e 60% em locais abertos, além de respeitar o distanciamento mínimo de 1,5 metros;
  • Segue suspensa a permanência nas areias das praias, em parques e cachoeiras, nos sábados, domingos e feriados, assim como a realização de eventos;
  • Atividades física individuais ou em grupos pequenos estão permitidas ao ar livre ou em academias.

Maré em tempos de coronavírus

Em tempos de desinformação, a informação de fontes seguras ainda é uma forma de se prevenir do impacto das fake news, que faz com que pessoas deixem de se vacinar ou se mediquem contra o coronavírus de forma equivocada. E é justamente sobre isso que se trata a edição mais recente do podcast Maré em tempos de coronavírus: tratamento precoce, como ele não tem comprovação e os graves efeitos colaterais que esse tratamento pode causar, principalmente pelo fato da doença não ter um medicamento específico para o seu tratamento. Vale a pena conferir! O episódio já está disponível no Spotify.

Perdeu alguma matéria? O Maré de Notícias acha para você!

Sábado (24)
Marchemos, por Marcello Escorel. Leia mais.
Das palafitas ao asfalto, Seu Joaquim morre aos 90 anos, por Felipe Rebouças em 05/5/2018, atualizado em 24/4/2021. Leia mais.

Domingo (25)
Para escritora Nélida Piñon, livros sustentam civilização e são ‘carta de alforria’, por Hélio Euclides. Leia mais.

Segunda-feira (26)
O impacto da qualidade do ar e as mudanças climáticas na Maré, por Laerte Breno – Campanha Climão. Leia mais.
Prefeitura lança novo calendário de vacinação; confira datas para grupos prioritários, por Edu Carvalho. Leia mais.
De olho no Transporte: sumiço de ônibus no Rio vive um dos seus piores momentos na pandemia, por Luize Sampaio – Casa Fluminense. Leia mais.
Liminar do TRT-RJ suspende leilão de privatização da Cedae, por Redação. Leia mais.

Terça-feira (27)
CPI da Covid é instalada nesta terça-feira, por Edu Carvalho. Leia mais.
Anvisa rejeita importação e uso da Sputnik V, por Pedro Rafael Vilela – Repórter da Agência Brasil. Leia mais.
Síndrome respiratória associada à Covid-19 pode causar mortes em crianças, por Kelly San. Leia mais.

Quarta-feira (28)
Duas pessoas morrem e mais de dez ficam feridas em ações policiais no Rio, por O Dia. Leia mais.
Municípios do Rio freiam vacinação por não garantia de doses da vacina contra covid-19, por Edu Carvalho. Leia mais.
Secretaria de Trabalho e Renda divulga 413 oportunidades de emprego no Rio, por Redação. Leia mais.
Com pandemia, serviço de delivery reinventa e traz esperança para o comércio da Maré, por Dinho Costa. Leia mais.

Quinta-feira (29)
Boletim aponta que pandemia permanece em patamares críticos, por Regina Castro (CCS/Fiocruz). Leia mais.
Fome em Tempos de Covid-19: Ajude Favelas do Rio Doando para Campanhas Comunitárias, por RioOnWatch. Leia mais.

Sexta-feira (30)
RJ confirma leilão da Cedae para sexta apesar de votação de Alerj pela suspensão, por G1. Leia mais.
Viação Acari fecha as portas; empresa operava linhas nas zonas Norte, Sul e Centro do Rio, por Diego Haidar. Leia mais.
Em manifestação silenciosa, ONG Rio de Paz homenageia as mais de 400 mil vítimas de covid-19 do país, por Andressa Cabral Botelho. Leia mais.
“D” de doação: abrigo de cães organiza arrecadação neste domingo, por Hélio Euclides. Leia mais.

Andressa Cabral Botelho

Artigos relacionados

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *