Ronda Maré de Notícias: Municípios do Grande Rio apresentam risco muito alto para covid-19

Ronda Maré de Notícias: Municípios do Grande Rio apresentam risco muito alto para covid-19

Rede pública e privada de saúde estão próximas à lotação máxima dos leitos de UTI

Por Andressa Cabral Botelho, em 19/03/2021 às 20h

Os municípios de Itaguaí, Mesquita, Nilópolis, Queimados e Seropédica entraram em bandeira roxa, que significa risco muito alto para a covid-19, de acordo com o Painel de Indicadores covid-19 do Estado do Rio de Janeiro. Ao mesmo tempo, 13 das 92 cidades do estado estão em estado crítico para lotação de UTIs na rede pública de saúde, chegando ao seu número máximo. A rede particular também está com cerca de 80% de ocupação.

Além das 13 cidades, outras seis estavam com a lotação quase máxima no dia 17 de março, a partir de 90% da ocupação, incluindo a capital, cuja capacidade está em 95% de ocupação. De segunda (15) para terça-feira (16), houve um aumento de 35% na fila de espera por um leito intensivo no estado, saindo de 171 para 231 pessoas aguardando.  

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio (SES) informou que registrou, até quinta-feira (18) – última atualização do painel até o fechamento deste texto -, 615.930 casos confirmados e 34.695 óbitos por coronavírus no estado. Nas últimas 24 horas, foram contabilizados 2.950 novos casos e 109 mortes. Já a cidade do Rio tem um total de 217.222 casos confirmados e 19.660 mortes, sendo 314 casos e 77 mortes nas últimas 24h, de acordo com o painel da Prefeitura. A Maré acumula 1.693 casos confirmados e 173 mortes. Já de acordo com o Painel Unificador, que registra os casos confirmados e suspeitos, a Maré tem 3.155 casos de covid-19 no território.

Medidas de restrição na cidade do Rio

Diante o aumento dos casos, a Prefeitura do Rio de Janeiro publicou no Diário Oficial desta sexta-feira (19) um decreto determinando o fechamento das praias neste fim de semana para conter o avanço da covid-19 na cidade. O Prefeito Eduardo Paes prometeu anunciar medidas mais duras de restrição na próxima segunda-feira. Além disso, o decreto da última semana continua valendo para este fim de semana:

– Entre 23h e 5h, será proibido permanecer em ruas, espaços públicos, praias e praças; a multa por descumprimento é de R$ 562,42 – a circulação será permitida;
– Eventos, festas, rodas de samba, boates, casas de espetáculo, feiras especiais, feiras de ambulantes e feirartes (artesanato) também estão proibidos. Feiras livres estão liberadas;
– Bares e restaurantes funcionando até às 21h, com delivery liberado após esse horário
– A lotação máxima de 40% em todos os lugares.

Continua em vigor o escalonamento das atividades econômicas:
Serviços: das 8h às 17h;
Repartições públicas: das 9h às 19h;
Comércio (incluindo shoppings): das 10h30 às 21h.

Maré em tempos de coronavírus

Em sua edição mais recente, o podcast Maré em tempos de coronavírus aborda a atual situação do país, com a possibilidade do lockdown e as novas variantes da doença. O episódio já está disponível, assim como é possível também ouvir os outros episódios no perfil da Redes da Maré no Spotify.

Bolsa de estudos de música para moradores da Maré

O programa de extensão Música & Negócio está oferecendo duas bolsas integrais para moradores da Maré para a 19ª edição do curso de extensão, que vai acontecer entre abril e maio. O objetivo do projeto é profissionalizar esses moradores no mercado da música. O formulário recebe inscrições até o dia 23 de março.  Para mais informações, veja o instagram do curso. 

Projeto Mulheres Trans de Negócio

O projeto Mulheres Trans de Negócio, da Secretaria de Políticas e Promoção da Mulher da Prefeitura do Rio de Janeiro, está selecionando mulheres trans e travestis empreendedoras ou estão começando seu empreendimento para participar de oficinas que fortaleçam o seu negócio, como educação financeira, identidade visual, uso das redes sociais, entre outros. Serão selecionadas 30 mulheres trans empreendedoras, além de 10 pessoas trans e travestis líderes e/ou representantes de organizações da sociedade civil LGBTQIA+.

As aprovadas no processo seletivo irão se envolver em várias atividades, como um encontro presencial para exposição/venda e circulação dos produtos e serviços produzidos pelas próprias participantes e nove oficinas virtuais sobre temas relevantes do empreendedorismo. As inscrições vão até o dia 19 de março através do formulário.

Santos Film Festival

No mês em que se comemora o dia internacional da mulher, o Santos Film Festival exibe até o dia 23 de março 75 obras audiovisuais, entre curtas, longas, nacionais e estrangeiros, dirigidos por mulheres. Este ano, a homenageada será Adélia Sampaio, a primeira cineasta negra do Brasil. Além dos filmes, o festival conta também com workshops e debates online. Confira a programação completa no site do festival. 

Mostra Histórias do Brasil Profundo

Entre os dias 22 e 30 de março acontece a 1ª Mostra Histórias do Brasil Profundo, festival com 28 filmes brasileiros que falam sobre as regiões Norte e Centro-Oeste. A mostra busca ir contra os estereótipos reproduzidos nas produções sobre esses territórios e representar esses locais e pessoas de forma mais complexa. A programação já está disponível no site e os filmes ficam disponíveis para serem assistidos por 48h. 

Perdeu alguma matéria? O Maré de Notícias acha para você:

Domingo (14)
Exclusivo: ‘’Estamos tentando evitar o fechamento completo’’, diz Daniel Soranz, secretário municipal de saúde do Rio, por Edu Carvalho. Leia mais. 
Marielle e a nossa democracia, por Edson Diniz. Leia mais. 

Segunda-feira (15)
Artigo: o coronavírus é só mais um ‘rodo cotidiano’, por Wesley Brasil, do Site da Baixada. Leia mais. 

Terça-feira (16)
Marcelo Queiroga é o novo ministro da saúde, por Edu Carvalho. Leia mais. 
Organizações lançam campanha ‘Tem gente com fome’. Leia mais. 
Segunda fase de retorno das aulas presenciais no município é adiada, por Edu Carvalho. Leia mais. 
Cartão da merenda esbarra em sistema fora do ar, por Edu Carvalho e Hélio Euclides. Leia mais. 
Tarde de chuva e alagamento na Maré. Leia mais. 

Quarta-feira (17)
Estado do Rio tem nove municípios com UTIS saturadas, por Edu Carvalho. Leia mais. 
Segundo DataFolha, 54% reprovam desempenho de Bolsonaro durante pandemia, por Edu Carvalho. Leia mais. 
Fiocruz lança mais um boletim extraordinário sobre o país: ‘’maior colapso sanitário e hospitalar da história’’, por Edu Carvalho. Leia mais.  
Prefeitura do Rio divulga novo calendário de imunização, por Edu Carvalho. Leia mais. 

Quinta-feira (18)
Rio prorroga medidas contra covid-19 até próxima semana, por Edu Carvalho. Leia mais. 
Moradores da Maré mobilizam campanhas para levar chocolates para crianças, por Hélio Euclides. Leia mais. 
Paes anuncia encontro com comitê científico na próxima semana para definir novas medidas contra covid-19, por Edu Carvalho. Leia mais. 

Sexta-feira (19)
Captação de água do Guandu é interrompida, por Dani Moura. Leia mais. 
Sem ciclovias, ciclistas procuram outros locais para andar de bike na Maré, por Dani Moura e Hélio Euclides. Leia mais. 
Prefeitura anuncia bloqueio de praias em divulgação de novo boletim epidemiológico, por Edu Carvalho. Leia mais. 
Novo calendário de vacinação começa a valer a partir de segunda-feira; pessoas com mais de 70 anos poderão ser imunizadas, por Edu Carvalho. Leia mais. 
Colapso à vista, por Hélio Euclides. Leia mais.

Se você encontrou um erro de ortografia, notifique-nos por favor, selecionando o texto e pressionar Ctrl + Enter.

Andressa Cabral Botelho

Artigos relacionados

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Obrigado!

Nossos editores são notificados.